A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas Educativas,

2 Comentário 1 “A dificuldade na apropriação da materialidade dos novos objetos tecnológicos não será alheia à dificuldade de apropriação dessa nova concepção sobre o que é ensinar e aprender. Adotam-se os novos objetos porque são símbolos da inovação proclamada, mas o seu uso é frequentemente assimilado pelos antigos processos.” ( p.9) Novos termos e expressões se incorporam às atividades de planejamento e criação de disciplinas em EAD: Conteudistas – desenvolvedores de conteúdo Fábrica de conteúdos - serviço que consiste em disponibilizar uma equipe dedicada exclusivamente para desenvolver conteúdos e-learning para empresas Ameaça de massificação - Inegavelmente essas tecnologias geram escala, do ponto de vista da estrutura, mas se o conteúdo não for local não haverá o comprometimento com a educação para a geração de conhecimento e inovação.

3 Comentário 2 “Como assinala Morgado (2010), a propósito da formação docente, há que se romper com a “liturgia formativa tradicional”, os desafios atuais exigem professores com capacidades de iniciativa e de decisão, quer ao nível da gestão curricular, quer no domínio da concepção e da realização de projetos, bem como no recurso a metodologias inovadoras que permitam adaptar os processos de ensino-aprendizagem às características dos alunos e às necessidades do mundo contemporâneo.”(p. 11) A formação continuada do docente de ensino superior não pode reproduzir a estrutura de eventos científicos ( palestras, mesas redondas e comunicações) em que há passividade dos participantes. O docente de ensino superior em formação continuada precisa vivenciar os princípios e as condições das metodologias ativas ( isomorfismo pedagógico ).


Carregar ppt "Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google