A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes"— Transcrição da apresentação:

1 Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
TERRITÓRIO ESCOLA Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes

2 Território Escola Propõe percursos educativos para assegurar a educação integral de crianças e adolescentes envolvendo escolas e outros espaços de aprendizagem

3 Propostas I – Reflexões sobre as práticas pedagógicas existentes,buscando estreitar vínculos entre as práticas culturais vivenciadas pelos alunos e o conhecimento sistematizado. II - Diálogo entre escolas e outras instituições públicas governamentais e não governamentais, para articular uma rede de proteção social e promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, na perspectiva da educação integral.

4 Escola Território Estratégias de ação
Apoio às escolas no desenvolvimento da sua proposta curricular, na perspectiva da qualidade social da educação pública: - formação de professores das diferentes áreas do conhecimento e de gestores e agentes locais; comunicação e publicações, de autoria dos educadores, no âmbito do programa; articulação das instituições (Ogs e OSCs) do território para ações em rede. integral Outros espaços de aprendizagem educação Escola Território

5 Território escola: contextos e possibilidades
Práticas de gestão em percursos cooperativos Gestão pedagógica: interações na escola e entre escola e comunidade para o desenvolvimento do projeto político pedagógico e o acompanhamento da aprendizagem de todos os alunos Ações em Rede: Parceria para a integração de ações educativas, governamentais e não governamentais que visam à educação integral de crianças e adolescentes em um micro-território do município.

6 Território escola: contextos e possibilidades
Práticas de gestão em percursos cooperativos Gestão pedagógica Ações em Rede Educação Integral

7 Práticas docentes em contexto de letramento
Território escola: contextos e possibilidades Práticas docentes em contexto de letramento Estudar pra Valer! leitura e produção de textos orais e escritos nas séries iniciais Ensino da Matemática no contexto das práticas sociais. Ler e Escrever :desafio de todos: leitura e produção de textos verbais e não verbais como compromisso das diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental – 5a a 8a série Entre na Roda: formação de professores e agentes comunitários para valorização da leitura nas atividades escolares e no lazer Brincar: o brinquedo e a brincadeira na rotina da educação infantil.

8 Princípios norteadores
A compreensão pelos educadores de que crianças e adolescentes devem ser o centro das preocupações pedagógicas e administrativas da escola. A construção conjunta e afinada de arranjos curriculares com conteúdos que tenham sintonia com a cultura das crianças e adolescentes, legitimados pela relevância social e científica e permeados por valores de cidadania, ética e estética. A mobilização de diferentes sujeitos, grupos sociais e instituições envolvidos com a educação de crianças e adolescentes no território, para articular uma rede que promova ações voltadas para a educação integral. A implementação de processos participativos de acompanhamento pelos sujeitos sociais envolvidos no Programa. O fortalecimento da identidade do profissional da educação, por meio de formação continuada para uma atuação autônoma e cidadã.

9 Municípios envolvidos
Taubaté, São Carlos, Resende, São José dos Pinhais, São Paulo, São Bernardo do Campo, Vinhedo municípios que sediam unidades de produção da Volkswagen; Cajamar, Bebedouro, Limeira municípios que aderiram ao programa.

10 Educação integral Compreendida como o desenvolvimento das dimensões humanas no plano individual, social e cível.

11 Escola A escola é um espaço a ser apropriado como um território por aqueles que dela participam, cotidianamente, e que deve estabelecer nexos entre a cultura escolar e a riqueza da vida social, gerando aprendizagens significativas.

12 Currículo e escola CURRÍCULO
Refere-se a um conjunto de conhecimentos e valores, constituindo um percurso educativo intencionalmente expresso ou não; Constitui chave de leitura do mundo e possibilidade de transformação; Busca o desenvolvimento e emancipação de crianças e adolescentes.

13 Função social da escola
A escola tem como função social possibilitar o acesso ao conhecimento historicamente sistematizado e sua apropriação crítica para: a leitura e a produção de textos nas múltiplas linguagens; a ampliação da compreensão de mundo; a promoção do diálogo entre a identidade pessoal, a diversidade cultural e a identidade nacional; a fruição dos bens culturais disponíveis; a participação cidadã.

14 Letramento e escola A leitura e a produção de texto (oral e escrito)
são ferramentas culturais básicas para entrar no mundo da cultura, ampliando as possibilidades de participação têm se constituído na face mais visível do fracasso escolar

15 O Projeto se desenvolve em 4 anos Ano I - 2005
A âncora do Projeto é a própria prática docente e curricular Contribuições do Projeto Refletir sobre formas de aproximação do universo cultural dos alunos (conhecimentos prévios, crenças, valores e hipóteses do mundo dos alunos). Discutir concepções e práticas curriculares, ampliando o olhar dos educadores sobre o aluno, a área de conhecimento, a escola e o território. Valorizar práticas docentes inclusivas. Oferecer subsídios de fundamentação.

16 Hipóteses para o trabalho com as áreas do conhecimento
Cada área do conhecimento tem contribuições para a construção de uma visão orgânica e crítica do mundo, a partir das práticas culturais do território, possibilitando práticas cidadãs, por meio de seu conteúdo, objeto e método

17 Parceria e compromisso na implementação
Gestão compartilhada na consecução da proposta político-pedagógica do Programa. Indicação de interlocutores: coordenação da ação em seus diferentes níveis. Valorização da formação- organização dos participantes, alocação de recursos necessários ao desenvolvimento das ações locais e de infra-estrutura. Compromisso político e social para socializar as experiências e os resultados para outros contextos Compromisso com a aprendizagem dos alunos e com o calendário escolar (200 dias letivos)

18 Produtos Desenvolvimento de programa de formação de educadores envolvendo projetos destinados às escolas e à comunidade do entorno. Produção de materiais de formação para gestores, professores e alunos. Comunicação e disseminação de conhecimento: seminários, boletins, fóruns e chats. Acompanhamento e avaliação.


Carregar ppt "Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google