A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protocolo de observação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protocolo de observação"— Transcrição da apresentação:

1 Protocolo de observação
Fabiano Fonseca da Silva Universidade Mackenzie

2 Definição dos objetivos da observação
Para realizar observação devem ser definidos: O que será observado; Quem será observado; Onde ocorrerá a observação; Frequência das observações; Como dados serão registrados;

3 Objetivos da observação
O objetivo do estudo deve ser claro e bem estabelecido, pode ser: a. uma pergunta b. uma afirmação (verbo no infinitivo) a. Quais as brincadeiras que ocorrem no pátio durante o recreio? b. Identificar as brincadeiras que ocorrem no pátio durante o recreio.

4 Planejamento da coleta de dados
O que será observado Fazer registro amplo das ações (comportamento motor, expressões, voz) Selecionar determinadas classes/categorias de comportamento (interações, comportamento motor, expressões faciais, agressões) Focalizar registro em determinada parte do corpo (rosto, mãos, boca)

5 Planejamento da coleta de dados
Quem será observado? Número total de sujeitos; critérios de inclusão e exclusão (sexo, idade, nível sócio- econômico, etnia, escolaridade...)

6 Planejamento da coleta de dados
Onde ocorrerá a observação? Locais e situações escolhidas (sala de aula, durante o horário livre, escolas públicas e particulares) Descrever ambiente físico, diagarama do local de observação.

7 Planejamento da coleta de dados
Frequência das observações Dia, horário e duração das observações. Quantas observações serão feitas. Observações podem ser feitas em determinados intervalos (a cada 1 minuto, a cada 30 segundos)

8 Planejamento da coleta de dados
Como serão registrados os dados Dados podem ser coletados formando categorias (depende de observação anterior), ou como descrição detalhada das ações.

9 Planejamento da coleta de dados
Como serão registrados os dados Enfoque do registro: evento (pontual, localizado) ou estado (transcurso da ação)? Planejar as sessões de amostragem: início e término da sessão Indivíduos registrados: focal (acompanhamento de um indivíduo); varredura (todos os indivíduos da ação); episódio (registro, por tempo variável de um episódio)

10 Protocolo de observação
Um protocolo de observação deve conter 3 conjuntos de informações: Identificação geral Identificação das condições em que a observação o corre Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais

11 1. Identificação geral Nome dos observadores: referência aos observadores Objetivo da observação: referencia ao objetivo para o qual a observação está sendo realizada

12 2. Identificação das condições em que a observação ocorre QUANDO (dia e horário) ONDE a observação foi realizada – implica na descrição do ambiente físico e social (relato e diagrama)

13 Relato do ambiente físico – descrição do local em que o sujeito se encontra. Inicia com a identificação do local (pátio da escola, escritório de uma firma etc.) Formato do local (dimensões, se Possível) Numero, tipo e disposição de portas, janelas, móveis e demais objetos presentes Condições de iluminação existente (luminária central acesa, 2 abajures) Condições relacionadas ao funcionamento dos objetos (televisão ligada, ruído de motor etc.) Alguma característica pouco comum à observação (parede esburacada, móvel quebrado etc.)

14 Relato do ambiente social – focalizar a situação observada Identificar as demais pessoas presentes no local (número de pessoas, funções, sexo, idade – letras maiúsculas; características comuns – grau de escolaridade, nível sócio-econômico, particularidades físicas etc. – Exemplo: jovens de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos, pertencentes ao grupo de jovens da Paróquia Tal) Descrever a atividade geral que está ocorrendo; é uma descrição estática, é uma “fotografia” do ambiente social (aula de matemática, aula de ginástica)

15 Diagrama: ambiente representado através de um desenho esquemático e de legendas informativas; é uma planta do local Representar a área observada utilizando uma escala Utilizar símbolos de fácil compreensão Reproduzir as portas, janelas e móveis na mesma escala utilizada para representar a área total Localizar corretamente na área, as portas, janelas e móveis Manter a proporção relativa das distancias existentes entre portas, janelas e móveis Apresentar a legenda dos símbolos, números e letras utilizados

16 Diagrama: ambiente representado através de um desenho esquemático e de legendas informativas; é uma planta do local As paredes são representadas por duas linhas paralelas Para delimitar uma área, dentro de um espaço amplo, são utilizadas linhas pontilhadas As janelas, portas e móveis são representados por símbolos Lados da área são identificados por letras minúsculas Objetos são identificados por números Pessoas são identificadas por letras maiúsculas (S para indicar o sujeito e as letras Obs para indicar o observador)

17 QUEM (importante discriminar sexo, idade, nível sócio-econômico, grau de escolaridade, portadora de alguma deficiência, se usa aparelhos corretivos) foi observado.

18 3. Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais Como a observação foi realizada (que técnicas e registro, bem como O QUE foi observado – registro propriamente dito)


Carregar ppt "Protocolo de observação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google