A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consumo energético e gasto calórico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consumo energético e gasto calórico"— Transcrição da apresentação:

1 Consumo energético e gasto calórico
Neste capítulo, descobriremos que esses dois fatores também estão ligados com o consumo de energia por meio dos alimentos e com o gasto calórico. A essa relação damos o nome de balanço energético.

2 Consumo energético e gasto calórico
O balanço energético é determinado pela ingestão alimentar e pelo total de calorias gasto para realizar as atividades do dia a dia. Manter o equilíbrio entre o consumo de energia através dos alimentos, sendo eles sólidos ou líquidos, e o que gastamos de calorias é o que determina a manutenção do peso corporal.

3 Como dito anteriormente, adquirimos energia por meio dos alimentos, mas o gasto energético acontece a partir de três elementos básicos. Taxa metabólico basal: corresponde ao gasto de energia para realizar as funções orgânicas básicas. Representa de 60 a 75% do gasto energético. Pode variar de um indivíduo para outro de acordo com a composição corporal, idade, sexo, aptidão física, clima, estado hormonal e temperatura corporal. Efeito térmico do alimento: gasto enérgico dedicado para metabolizar e estocar os nutrientes provenientes da alimentação. Representa, em geral, 10% do consumo diário de energia. Efeito da atividade física: trata da energia gasta para realizar qualquer atividade física (tomar banho, deslocar-se, fazer exercícios etc.). É o fator com a maior possibilidade de variação de gasto energético. Corresponde em média de 15 a 30% do gasto calórico diário.

4 O desequilíbrio no balanço energético pode ser definido como positivo ou negativo.
Positivo quando a ingestão de calorias for maior que o consumo total diário de energia. Nesse caso, o excesso energético será armazenado em forma de gordura no tecido adiposo, ocasionando aumento do peso corporal. Negativo quando ocorre o contrário. O gasto calórico é maior que o consumo energético, sendo esta a forma mais eficaz e saudável de perder peso corporal.

5 Aeróbio é um termo que trata da presença de oxigênio
Aeróbio é um termo que trata da presença de oxigênio. Ou seja, esse tipo de exercício usa o gás oxigênio para produzir a energia dos músculos Os exercícios anaeróbios são caracterizados pela alta intensidade e curta duração. A fonte de energia utilizada nesses exercícios independe do consumo de gás oxigênio pelos músculos, daí o termo “anaeróbio”, que faz referencia à atividade na qual as células dos músculos realizam predominantemente fermentação em vez de respiração aeróbia.

6 A FC máxima trata-se do número mais alto de batimentos por minuto que um indivíduo pode alcançar. A fórmula mais utilizada para calcular a frequência cardíaca máxima é a de Karvonem (1957): Frequência cardíaca máxima = 220 – idade

7 Existe, também, outra forma de avaliar algumas condições do organismo humano, denominada Índice de Massa Corporal, IMC, indicado pela para Organização Mundial da Saúde (OMS) para relacionar o peso corporal com a altura, dentro de uma classificação que vai de abaixo do peso à obesidade. Mesmo que alguns estudos mostrem a relação do IMC com o excesso de gordura, esse índice tem algumas deficiências por se tratar apenas da mensuração de peso e altura. Outras avaliações, como a de porcentagem de gordura, associa- da ao IMC, podem determinar melhor a composição corporal de cada pessoa. O cálculo é simples, dividindo-se o peso pela altura ao quadrado:

8 Determinado o valor, faz-se a classificação utilizando a tabela a seguir.

9


Carregar ppt "Consumo energético e gasto calórico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google