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Sistema Integrado de Guias de Recolhimento

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Apresentação em tema: "Sistema Integrado de Guias de Recolhimento"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Integrado de Guias de Recolhimento
TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO AMAZONAS Manaus – AM Setembro/2014

2 Apresentação Virtus Sistemas
A Virtus Sistemas é uma empresa de TI, composta por profissionais de nível superior, pós-graduados. Empresa detentora de certificação de qualidade MPS.Br. Atua no seguimento de Serventias Extrajudiciais há mais de duas décadas, com seriedade, concordância com as normas jurídicas e conhecimento técnico em computação. Nesse tempo tem garantido tranquilidade aos clientes e conquistado o respeito dos tabeliães e do Poder Judiciário através de seus magistrados.

3 Visão Geral Conceituação Informações Por Natureza do Ato
Situação Planejada Plataforma Tecnologia WEB Modelos de Relatórios SIGRE – Paraíba Perguntas

4 Conceituação Informação Quantitativa
Quantificar: identificar, estabelecer ou definir quantidades de objetos, seres vivos ou inanimados, atos ou quaisquer outros elementos possíveis de quantificação. Informação Quantitativa apenas possibilita análises estatísticas independente do contexto, generalista, sem maiores controles.

5 Conceituação Informação Qualitativa
Qualificar: definir características individuais de objetos, seres vivos ou inanimados, atos ou quaisquer outros elementos possíveis de qualificação, tornando-se possível a identificação individual do qualificado. Informação Qualitativa permite a execução de efetivo controle e fiscalização sobre o elemento qualificado de maneira individual e até coletiva. Está relacionada a um contexto e oferece elementos de controle e fiscalização mais específicos.

6 Conceituação Quantificar x Qualificar – busca do equilíbrio
Sistemas de controle e fiscalização devem buscar o equilíbrio na coleta de informações, evitando que a qualificação generalista, inclusive de elementos considerados pouco significantes, principalmente do ponto de vista financeiro, possa levar a dificuldades na execução das atividades fins. A quantificação das informações, em casos específicos, é mais indicada, por evitar a imposição, com a qualificação desnecessária, de maiores delongas aos processos, cujo relação benefício-custo seria pouco significativa, caso fosse mantida uma qualificação individualizada injustificável de cada elemento ou ato das atividades fins. Elementos de ambas as abordagens podem e devem ser usados conjuntamente em estudos mistos, para fornecer mais informações do que poderia se obter utilizando um dos métodos isoladamente. (ETHOS,2011). Quantificar  SISTEMA  Qualificar

7 Informações por Natureza do Ato
Registro Civil de Pessoas Naturais Casamento Civil Data : Data da realização do ato No. Livro : Livro em que foi lavrado o ato No. Folha: Número da folha em que foi lavrado o ato Posição ..: F-Frente e V-Verso Casamento Religioso com Efeito Civil Certidões (2ª. Via) Período : Mês anterior Qte : Quantidade de atos praticados

8 Informações por Natureza do Ato
Tabelionato de Notas Procuração Data : Data da realização do ato No. Livro : Livro em que foi lavrado o ato No. Folha: Número da folha em que foi lavrado o ato Posição ..: F-Frente e V-Verso Tipo : 1-INSS 2-Poderes Diversos 3-Valor Declarado Reconhecimento de Firma Período ..: Mês anterior Qte : Quantidade de atos praticados Autenticação de Documentos Autenticação Digital de Documentos

9 Informações por Natureza do Ato
Tabelionato de Notas (continuação) Escritura Tipo : Com Valor Declarado / Sem Valor Declarado Sub-Tipo.: Imobiliária / Testamento / Divórcio etc Partes ... : Outorgantes e Outorgados Imóvel....: Descrição do Imóvel (se existir) Valor : Valor da Transação (se houver) Emol : Valor dos Emolumentos + Taxas Data : Data da Lavratura

10 Informações por Natureza do Ato
Registro de Imóveis Registro e Averbação Tipo : Com Valor Declarado / Sem Valor Declarado Sub-Tipo.: Imobiliária / Não Imobiliária Partes ... : Outorgantes e Outorgados Imóvel....: Descrição do Imóvel (se existir) Valor : Valor da Transação (se houver) Emol : Valor dos Emolumentos + Taxas Data : Data do Registro Certidão de Registro, Inteiro Teor, Onus ou Vintenária Período ..: Mês anterior Qte : Quantidade de atos praticados

11 Informações por Natureza do Ato
Protesto de Títulos Apontamento de Títulos Data : Data da realização do ato No.do Protocolo: No.do Protocolo de cada título apontado Valor do Título .: Valor do título apontado Cancelamento de Títulos Protestados Período : Mês anterior Qte : Quantidade de atos praticados Certidões Negativa, Positiva e Cancelamento Qte : Quantidade de atos praticados

12 Informações por Natureza do Ato
Registro de Títulos e Documentos Registro de Documentos Diversos Data : Data da realização do ato No. Livro : No.do livro em que foi lavrado o ato (RTD) No. Folha: No.da folha em que foi lavrado o ato (RTD) Natureza : Informar natureza do documento Valor......: Valor do documento (quando necessário) Qte.Pág .: Qte. de páginas do documento Certidões de Registro Período ..: Mês anterior Qte : Quantidade de atos praticados

13 Informações por Natureza do Ato
Registro de Pessoa Jurídica Data : Data da realização do ato No. Livro : No.do livro em que foi lavrado o ato (RPJ) No. Folha: No.da folha em que foi lavrado o ato (RPJ) Natureza : Informar natureza do documento Registro Integral da Pessoa Jurídica Matrícula de Jornais e Periódicos Inscrição de Pessoas Jurídicas Sem Fins Lucrativos Inscrição de Sociedade Simples Averbação com valor declarado Averbação sem valor declarado

14 Situação Planejada Pagamento e Recolhimento

15 Situação Planejada Pagamento e Recolhimento
Cartório gera documento compensável Cliente paga o documento em qualquer banco, correspondentes bancários, Internet e Correios Recolhimento ao Tribunal ocorre automaticamente após compensação

16 Situação Planejada Pagamento e Recolhimento
Cartório gera documento compensável Cliente paga o documento em qualquer banco, correspondentes bancários, Internet e Correios Recolhimento ao Tribunal ocorre automaticamente após compensação

17 Situação Planejada Pagamento e Recolhimento
Cartório gera documento compensável Cliente paga o documento em qualquer banco, correspondentes bancários, Internet e Correios Recolhimento ao Tribunal (taxas) e emolumentos dos Cartórios ocorrem automaticamente após compensação (rateio)

18 Situação Planejada Regulamentação
Leis e Provimentos próprios da atividade extrajudicial Provimento voltado à nova realidade normatizando e associando a geração das guias aos atos praticados

19 Situação Planejada Fiscalização e Auditoria
Tribunal de Justiça emite relatórios de auditoria Representante do Poder Judiciário desloca-se ao tabelionato já munido dos relatórios previamente gerados Verificação amostral por correspondência exata das informações referentes aos atos praticados

20 Situação Planejada Principais Benefícios
Disponibilização de toda rede bancária, Internet e Correios para pagamento dos emolumentos Existência de ferramentas de auditoria e controle mais práticas e precisas Facilidade de padronização, em todo o estado, do mecanismo de liquidação de títulos

21 Situação Planejada Gestão e Implantação Administração e Fiscalização
Tribunal de Justiça Viabilização Bradesco Maior banco privado do Brasil Maior capilaridade (agências + Correios) 100% de presença no território nacional Virtus Sistemas Mais de 20 anos de atuação Especializada nos seguimentos judicial e extrajudicial Desenvolvedora de sistemas web de alta complexidade

22 Situação Planejada Responsabilidades Cartórios
Cadastrar informações dos atos praticados Emitir guias de pagamento (boletos) Acompanhar as liquidações das guias emitidas Referenciar o número da guia paga na anotação do ato respectivo

23 Situação Planejada Responsabilidades Tribunal de Justiça / Anoreg
Regulamentar a nova sistemática de recolhimento Cadastrar as entidades e usuários Oferecer suporte aos usuários Acompanhar a movimentação financeira Emitir relatórios gerenciais e de auditoria Estatísticas de recolhimento por Serventia Listagens detalhadas de atos praticados Relatórios específicos para auditoria e correição

24 Situação Planejada Responsabilidades Bradesco
Viabilizar tecnologicamente a implantação da nova sistemática de recolhimento Divulgar a nova sistemática junto à equipe operacional do banco Apoiar as entidades envolvidas, subsidiando-as com informações bancárias adequadas

25 Plataforma Tecnológica WEB
Características Gerais do Sistema Acesso de vários usuários simultaneamente; Encerramento automático de sessões inativas; Uso de interface web compatível com os navegadores mais populares (e.g. Internet Explorer, Firefox, Mozilla, Chrome); Funcionalidades personalizadas para cada perfil de usuário e entidade; Geração de relatórios em formato PDF; Utilização de certificação digital, garantindo a autenticidade e integridade da comunicação; Flexibilidade para inclusão e adaptação de novas funcionalidades.

26 Plataforma Tecnológica WEB
Requisitos Tecnológicos Estruturas de segurança que garantam sigilo e integridade das informações compartilhadas (camada de segurança – SSL); Provedor de hospedagem com requisitos de segurança compatíveis com o projeto (certificado digital); Armazenamento de dados em SGBD de alto desempenho e codificação (linguagem) compatível com às exigências; Software WEB com mesma tecnologia utilizada no desenvolvimento dos sites de Instituições Financeiras (Bancos);

27 Plataforma Tecnológica WEB
Segurança Certificação digital de servidor (SSL / HTTPS) Segurança no tráfego das informações Backup periódico automático Cópia de segurança remota e local a cada 30 min. Robustez IaaS (Infrastructure as a Service) Manutenção eficiente e confiável de equipamentos e conectividade com baixo custo e sustentabilidade ambiental PaaS (Platform as a Service) Sistema sempre atualizado e livre de vulnerabilidades Alta disponibilidade (até 99,9%)

28 Plataforma Tecnológica WEB
Escalabilidade e Flexibilidade Cloud Computing Permite redimensionar toda estrutura de hardware, software e conectividade de acordo com a necessidade Projeto de software arrojado com padrões modernos de desenvolvimento Menor tempo de resposta entre solicitações e disponibilização das soluções Quantidade ilimitada de entidades e de usuários

29 Modelos de Relatório

30 Modelos de Relatório

31 Modelos de Relatório

32 Modelos de Relatório

33 SIGRE - Paraíba

34 SIGRE - Paraíba

35 Perguntas


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