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De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação

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Apresentação em tema: "De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação"— Transcrição da apresentação:

1 De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada Trecho: páginas 25-40 Aluno: Rafael de Oliveira Carosia

2 1. Educação musical: tecendo a linha do tempo
Mario Quintana : “Tudo deu certo, meu velho Heráclito,/Porque eu sempre consigo/Atravessar o teu outro rio/Com o meu eu eternamente outro...” Valor da Música e valor da E. Musical se modificam ao longo da história => refazer esse percurso do pensamento : Objetivo do Capítulo! Compreender a problemática da E. Musical hoje -> soluções!! Prática musical + Ciência da música + Educação musical Valores + Visão de mundo + Concepções de ciência

3 a. Antiguidade grega e romana a.1. Grécia (pág. 26)
Referência forte! “Modo” preferido em Esparta = DÓRICO = equilíbrio+simplicidade Valor da música = extramusical = desenvolvimento ético+integração social do jovem! “Monopólio” dos cidadãos livres Desenvolver : mente <= retórica; corpo <= ginástica; alma <= ARTES! Platão : Arte => ritmo + harmonia + temperança [...]“educação harmoniosa, a perfeição da alma e o aquietamento das paixões” (Lang, 1941, p.13)

4 a.1 Grécia “a mais imediata expressão de eros, uma ponte entre ideia e fenômeno” [...] “responsável pela ética e pela estética, está implicada na construção da moral e do caráter da nação” (pág. 27) Música boa = determinada pelas normas de conduta moral Crença na correspondência : sons <=> fenômenos cósmicos Doutrina do éthos: Música -> formação do caráter Aristóteles : “música imita as paixões e os estados da alma (Lang, 1941, p.18)” (pág. 28) 2 visões = 1. música regida pela matemática (“objetividade”) - lira; 2. Doutrina do éthos (música dos sentimentos/subjetividade) - aulos

5 a.2 Roma (pág. 30) https://www.youtube.com/watch?v=zT6dOMKh3-w
Inclinada ao grandioso e ao virtuosismo Acrescentou elementos diferentes ao da nação conquistada (Grécia) Prazer pela prática! + Vida musical intensa! Estudo das relações número <-> sons Permanecia a influência de Platão : música <-> magia

6 b. Idade Média (pág. 30) Teóricos : Agostinho + Boécio + Abelardo + Tomás de Aquino Cristianismo + Paganismo (Grécia e Bizâncio) -> sincretismo Neoplatônicos e neopitagóricos Mitologia musical : números são “símbolos” (ex.: 3; 7; 10) ‘Arte’ = filosofia Agostinho (séc. IV) : ‘música = ciência’ [?] ; helenismo Boécio = tipos de música ; música = físico / razão Teóricos/ciência > Práticos/arte

7 c. Final do período gótico (pág. 34)
Organum (homofonia) -> polifonia (séculos XII e XIII) Audição -> escolhas -> “ouvinte coconstrutor da obra”! Tratados teóricos : conhecimento sobre uma prática aceita Ars Nova : Philipe de Vitry -> busca de perfeição [da Antiguidade clássica] Música : arte<=>ciência

8 d. Música e educação na época medieval (pág. 35)
Idade Média : 1.música = fator de educação e moral; 2.ciência; 3. louvor a Deus Igreja = controla e dissemina saber musical “Escolas” : Corais infantis -> canto + contraponto + improvisação “Criança = animalzinho” Aprender é obedecer aos mais velhos “Infância” ? Liturgia e canto = “emblemas da Igreja” XII : Guido D’Arezzo = educar p/ ler

9 d. Música e educação na época medieval (pág. 35)
Dos séculos IX a XV : desenvolvimento da teoria musical Música litúrgica “sobreviveu” devido às notações Sacra ou profana = através do “mestre” Pensamento : conservador + progressivo Ideais : perfeição e suavidade


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