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Instituições Sociais – Família e Educação

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Apresentação em tema: "Instituições Sociais – Família e Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Instituições Sociais – Família e Educação

2 FAMÍLIA Família Nuclear
(composta de um homem e uma mulher que coabitam e mantêm um relacionamento sexual socialmente aprovado, tendo pelo menos um filho) Família Nuclear Tradicional (esposa trabalha em casa sem ser remunerada, enquanto o marido trabalha fora de casa por um salário)

3 DECLÍNIO * Fonte: IBGE, Censos de 1970, 2000

4 Família nuclear tradicional
Novas alternativas União legal Solteiros, união consensual Com filhos Voluntariamente sem filhos Pai e mãe Pai ou mãe solteiros (nunca casados ou separados) Permanente Divórcio, novo casamento (incluindo família binuclear que envolve custódia dividida, família adotiva) Homem como provedor primário e autoridade última Casamento igualitário (incluindo carreira de ambos os cônjuges e casais que residem em lugares diferentes) Exclusividade sexual Relações extramaritais (incluindo casamentos sexualmente abertos, prática de troca de casais e amizades íntimas) Heterossexualidade Relações íntimas entre pessoas do mesmo sexo Domicílio com dois adultos Domicílios com mais de dois adultos (incluindo múltiplos cônjuges, habitação comunal extensas, famílias multigeracionais, famílias conviventes) Fonte: adaptado de Macklin (1980: 906)

5 Divergências Sociólogos Funcionalistas
Mãe que trabalha fora = desastre total; Aumento da criminalidade, uso de drogas ilegais e da pobreza porque não moram em lares biparentais. Defendem a família nuclear tradicional. Sociólogos influenciados pelas teorias de conflito e pelas teorias feministas. Discordam dos funcionalistas; O termo família não pode ser considerado no singular pois se estruturam de várias maneiras; Diversidade em constante crescimento de acordo com acomodação às demandas de novas pressões sociais; Prevalência decrescente da família nuclear tradicional e o crescimento de novos arranjos familiares distintos gera um benefício.

6 Teoria Funcionalista Poligamia Casamento Regulação sexual
Cooperação econômica Reprodução Socialização Apoio emocional

7 Novas Famílias *Fonte: IBGE

8 Novas Famílias *Fonte: IBGE

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10 Teorias de conflito e Teorias Feministas
Esposas obtinham menos satisfação no casamento que os maridos; Durante a Segunda Guerra Mundial operavam guindastes, lubrificavam locomotivas, colocavam rebites em cascos de navios, plantavam e colhiam, operavam grandes máquinas; Mesmo sendo elogiadas por sua dedicação e esforço foram demitidas e sendo submetidas ao que era considerado ‘empregos de mulheres’;

11 Satisfação Conjugal Forças econômicas Leis acerca do divórcio
O ciclo da vida familiar Trabalho doméstico e cuidado com as crianças Sexo

12 Baixo grau de satisfação conjugal
DIVÓRCIO Efeitos Econômicos Efeitos Emocionais *Um alto nível de conflito parental *Um declínio no padrão de vida *Ausência do pai ou da mãe

13 Escolha reprodutiva Mulheres tem mais voz ativa em relação a maternidade. Podem escolher quando engravidar ou se isso atrapalhará sua vida profissional

14 Tecnologias reprodutivas
Inseminação artificial Fertilização In Vitro Injeção intracitoplasmática de espermatozoide Seleção ou triagem

15 Violência doméstica contra mulher e igualdade
Variáveis formas interpessoais Abuso e Violência contra esposas e companheiras

16 Diversidade Familiar Orientação Sexual Projetos de leis
Diferenças entre famílias heterossexuais e homossexuais

17 Raça e adaptações à pobreza
Famílias chefiadas por mulheres Famílias monoparentais

18 Políticas familiares

19 Funções Manifestas (Intencionais)
Teorias da Educação Funções Manifestas (Intencionais) Seleção Treinamento Socialização Transmissão de cultura

20 Funções latentes (não intencionais)
Teorias da Educação Funções latentes (não intencionais) Cultura Jovem Mercado matrimonial Escolas do dissenso

21 Reproduzindo Desigualdades
A partir da perspectiva do conflito seus teóricos argumentam que: - As escolas distribuem os benefícios de forma desigual. Como?

22 Resultados obtidos pelos estudantes do 4º ano do ensino fundamental na prova de leitura aplicada pelo Sistema Nacional de avaliação da Educação Básica (Saeb) em A escala de desempenho varia de 0 a 375 pontos. Estadual Municipal Privada Brasil 169,9 160,7 214,7 Norte 158,0 154,8 200,6 Nordeste 155,0 143,8 202,7 Sudeste 175,7 223,3 Sul 183,3 170,9 219,1 Centro-Oeste 171,1 163,2 212,5 * Fonte: Inep. Saeb, 2003

23 Outros fatores (CAPITAL GLOBAL)
Capital cultural (comportamentos, preferências, objetivos, conhecimentos); Capital econômico (bens, dinheiro, renda)

24 Sistema Educacional Brasileiro
Democratização do ensino no decorrer do século XX; Movimento Escola Nova

25 Níveis educacionais no Brasil
Educação básica Educação infantil (3anos) Ensino fundamental (8anos) Ensino médio (3anos) Educação superior

26 Taxa de eficiência do ensino fundamental no Brasil (1980-2003)
49,42 45,96 34,17 22,03 * Fonte: Atlas Racial Brasileiro, 2004

27 Taxa de eficiência do ensino médio no Brasil (1980-2003)
35,49 34,58 28,45 20,85 * Fonte: Atlas Racial Brasileiro, 2004

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29 • Quais os principais desafios encontrados pelo sistema de educação brasileiro?


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