A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BARROCO EM PORTUGAL DAYNE ALEXANDRA DENISE JERSON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BARROCO EM PORTUGAL DAYNE ALEXANDRA DENISE JERSON."— Transcrição da apresentação:

1 BARROCO EM PORTUGAL DAYNE ALEXANDRA DENISE JERSON

2 O Barroco em Portugal O Barroco em Portugal teve início em 1580, ano da morte de Luís de Camões, um dos maiores escritores clássicos de língua portuguesa. Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo. O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista. Lembre-se que o Barroco (ou Seiscentismo) é uma escola literária anterior ao Classicismo e posterior ao Arcadismo (setecentismo). O estilo barroco floresceu nas artes (arquitetura, pintura, literatura e a música) européias a partir do século XVII. Em Portugal, além da literatura, pintura e escultura, a arquitetura teve grande destaque, sobretudo a arquitetura jesuítica, conhecida como arquitetura chã (estilo chão). De influência clássica, o 'estilo chão' buscou demonstrar a simplicidade, a funcionalidade e a proporcionalidade das formas.

3 Contexto Histórico O Barroco em Portugal inicia-se durante o período de colonização do Brasil e de diversos conflitos com os holandeses que tentavam conquistar parte do território além-mar. Além disso, o surgimento da União Ibérica, diversas contendas com a Espanha e a Guerra de Restauração, enfraqueciam ainda mais o país, despontando uma grande crise econômica, política e social. Assim, Portugal estava sob domínio espanhol e lutava pela independência, que somente conquista em 1640. No geral, a Europa enfrentava momentos de crise entre o humanismo renascentista e o medievalismo religioso. Podemos dizer que o barroco foi um momento de transição, donde diversas descobertas científicas incitaram muitas dúvidas, sobretudo no campo religioso. Com a contrarreforma de Martinho Lutero, a Igreja Católica começa a se enfraquecer e perder muitos fiéis. Diante disso, surge um período de perseguição religiosa, ao mesmo tempo que o humanismo renascentista vem trazer a luz e inaugurar uma nova era: a idade Moderna. Vale destacar que o Renascimento, que teve início na Itália, influenciou e abrangeu aspectos importantes da cultura e das artes.

4 Arquitetura Barroca A arquitetura Barroca em Portugal tem uma situação muito particular e uma periodização diferente do resto da Europa. É condicionada por diversos fatores políticos, artísticos e econômicos que originam várias fases e diferentes tipos de influências exteriores, resultando numa mistura original, frequentemente mal compreendida por quem procura ver arte italiana, mas com formas e caráter próprios. Inicia-se numa conjuntura complicada, com o esforço financeiro do reino canalizado para a guerra de independência, após 60 anos de reis espanhóis (D. Filipe I, II e III). Outro fator fundamental é a existência da arquitetura Jesuítica, também a chamada Arquitetura Chã. São edifícios basílicas de nave única, capela-mor profunda, naves laterais transformadas em capelas interligadas (pequenas portas de comunicação), interior sem decoração e exterior com portal janelas e muito simples. É um tipo de edifício muito prático, permitindo ser construído por todo o império com pequenas adaptações, e pronto a receber decoração quando se pensar será da época e o fausto a que o reino chegou. A talha dourada assume características nacionais e posteriormente "joaninas" devido à importância e riqueza dos programas decorativos. A pintura, escultura, artes decorativas e azulejo também atravessam uma época de grande desenvolvimento. O barroco na verdade não sente grande falta de edifícios porque permite transformar através da talha dourada, (pintura, azulejo, etc.) espaços áridos em aparatosos cenários decorativos. O mesmo se poderia aplicar aos exteriores. Permitem posteriormente aplicar decoração ou simplesmente construir o mesmo tipo de edifício adaptando a decoração ao gosto da época e do local. Prático e econômico.

5 Principais Obras da Arquitetura Barroca
Palácio de Mateus presumivelmente desenhado pelo arquiteto Nicolau Nasoni no século XVIII, Vila Real.

6 Principais Obras da Arquitetura Barroca
Talha dourada no interior da Sé de Braga

7 Principais Obras da Arquitetura Barroca
A fachada principal e a envolvente do Convento de Mafra, hoje chamado Palácio Nacional de Mafra

8 Principais Obras da Arquitetura Barroca
Torre dos Clérigos, Porto.

9 Características do Barroco
As principais características do barroco português são: Exagero e minúcia nos detalhes Temática religiosa e profana Dualidade e complexidade Uso de figuras de linguagem Contrastes e conflitos Teocentrismo versus antropocentrismo Cultismo e conceptismo

10 Cultismo e Conceptismo
Dois conceitos muito importantes na escola literária do barroco são o cultismo (ou Gongorismo), determinado pelo jogo de palavras, e o conceptismo (ou Quevedismo), o jogo de ideias e conceitos. Sendo assim, o primeiro, influenciado pelo poeta espanhol Gôngora, é marcado pela linguagem rebuscada, ornamental e culta, valorizando a forma textual. Enquanto o segundo, baseado na poesia do espanhol Quevedo, caracteriza o racionalismo e o pensamento lógico que tem como principal objetivo convencer o leitor. Saiba mais sobre o Cultismo e Conceptismo.

11 Os principais autores do barroco português
Os principais autores do barroco português foram: Padre Antônio Vieira ( ): Sermão de Santo António aos Peixes (1654), Sermão da Sexagésima (1655), Sermão do Bom Ladrão (1655). Padre Manuel Bernardes ( ): Pão Partido em Pequeninos (1694), Luz e Calor (1696), Nova Floresta (1706). Francisco Manuel de Melo ( ): Carta de Guia de Casados (1651), Obras Métricas (1665), Apólogos Dialogais (1721). Francisco Rodrigues Lobo ( ): O Pastor Peregrino (1608), Condestabre (1609), A Corte na Aldeia (1619). Soror Mariana Alcoforado ( ): Cartas Portuguesas (1669) Antônio José da Silva ( ): Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança (1733), Labirinto de Creta (1736), Guerras do Alecrim e da Manjerona (1737)


Carregar ppt "BARROCO EM PORTUGAL DAYNE ALEXANDRA DENISE JERSON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google