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Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior

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Apresentação em tema: "Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
X SEMINÁRIO PIBID UFBA Título da pesquisa A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID-GEOGRAFIA/UFBA NO COLÉGIO ESTADUAL GOV. LOMANTO JÚNIOR Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior Nome:  Orientador: Projeto: Plano: Área: Autores: Gustavo Pereira de Souza João Manoel N. dos Santos João Octávio Factum de Souza Vitor Carlos Coroa Xavier Francisca Edilma Ferreira Nunes Noeli Pertile

2 INTRODUÇÃO O Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior localiza-se no bairro de Itapuã em Salvador (BA), e conta com 950 alunos, sendo destes um total de 400 atendidos pelo Programa de Iniciação a Docência (PIBID). X Seminário PIBID UFBA

3 INTRODUÇÃO Paralelo ao relevante contingente de estudantes atendidos, a considerável renovação do quadro de bolsistas do programa, requer um processo de inserção destes ao cotidiano escolar; e assim como afirmado por Tardif (2002), definir alguns dos conhecimentos e habilidades fundamentais para aqueles que irão atuar no magistério, construção que se dará através da prática cotidiana na escola. X Seminário PIBID UFBA

4 OBJETIVOS Compreender sistematicamente as etapas realizadas pelos bolsistas para integração, em sala de aula e no colégio; Utilizar o diagnóstico escolar como ferramenta de interação dos bolsistas com a realidade escolar; Reconhecer a importância da inserção do bolsista no desenvolvimento dos projetos na escola, e seu reflexo mais amplo na formação docente como um todo. X Seminário PIBID UFBA

5 METODOLOGIA Apresentação do bolsista a supervisora e ao colégio em que as atividades foram realizadas; Contato inicial com a sala de aula e as turmas envolvidas no PIBID ao longo do semestre; Acompanhamento das aulas e, através de processo gradativo, realização de intervenções sobre o conteúdo abordado em sala pelo supervisor; Aulas e atividades que passaram a ser executadas pelos bolsistas como mediadores principais do processo de ensino-aprendizagem, ainda que supervisionados. X Seminário PIBID UFBA

6 RESULTADOS O processo gradativo de acompanhamento de aulas preparou os bolsistas para ministrarem aulas sozinhos; Os dados obtidos através do “diagnóstico escolar” possibilitaram a aproximação do novo bolsista ao planejamento de aulas mais condizente com a realidade escolar.   X Seminário PIBID UFBA

7 CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Experiências adquiridas no cotidiano escolar são essenciais, e a própria construção profissional em sala de aula, permitiu aperfeiçoar a prática que será utilizada após a conclusão do curso de licenciatura; Aprendizagem a partir das observações realizadas pela supervisora, frente ao posicionamento dos bolsistas como profissional docente. X Seminário PIBID UFBA 

8 REFERÊNCIAS FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4 ed. Porto Alegre: Artmed,1992. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 23. ed. e atual. – São Paulo: Cortez, TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: vozes, 2002.

9 APOIO E FINANCIAMENTO


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