A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA"— Transcrição da apresentação:

1 PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
TIPOS DE SUJEITO PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA

2 TIPOS DE SUJEITO: sujeito simples e sujeito composto
Dependendo do núcleo, o sujeito pode ser simples ou composto. É simples quando possui um só núcleo. Como em: “Uma vaca vivia pastando à vista de todos”. Pode ser composto, quando possui mais de um núcleo. Como em: “Bois, vacas e cabritos andavam misturados.” É possível perceber que no sujeito simples “vaca” é o núcleo, já no sujeito composto, os núcleos são: bois, vacas e cabritos.

3 TIPOS DE SUJEITO TIPOS DE SUJEITO: sujeito desinencial ou oculto Às vezes, por questões estilísticas ou até mesmo por questão de precisão o sujeito simples não aparece expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência verbal. Como no exemplo: (Eu) estive com você ontem pela manhã. Ou então em: (Nós) comemos muito. Esse tipo de sujeito também é conhecido como oculto, desinencial ou implícito na desinência verbal.

4 TIPOS DE SUJEITO TIPOS DE SUJEITO: sujeito determinado x sujeito indeterminado Em relação à possibilidade de ser identificado ou não, o sujeito pode ser determinado ou indeterminado. Assim, o sujeito é determinado quando é possível reconhecer gramaticalmente o sujeito da oração; é o que ocorre com o sujeito simples e o sujeito composto vistos anteriormente. Mesmo o sujeito implícito na desinência verbal é um sujeito determinado.

5 TIPOS DE SUJEITO: sujeito determinado x sujeito indeterminado
O sujeito é indeterminado quando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não se quer) identificar. Como por exemplo: (?) Falaram muito bem de você na reunião de ontem. (?) Acredita-se na existência de vida fora do planeta de Terra.

6 TIPOS DE SUJEITO TIPOS DE SUJEITO: sujeito determinado x sujeito indeterminado É importante destacar que, quando o sujeito é representado por um pronome substantivo indefinido (algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada, ninguém, outrem, quem, tudo), não devemos classificá-lo como indeterminado, mas como sujeito simples (portanto, determinado): Alguém pegou meu caderno. Algo acontece no bairro.

7 TIPOS DE SUJEITO: ORAÇÃO SEM SUJEITO
Temos a oração sem sujeito quando a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum. Ocorre com os verbos impessoais, a saber: Verbos que exprimem fenômenos naturais (chover, anoitecer, relampejar, nevar, trovejar, amanhecer e etc.). Choveu muito no Rio de Janeiro. Anoitece mais tarde hoje.

8 TIPOS DE SUJEITO: ORAÇÃO SEM SUJEITO
É importante lembrar que, se o verbo exprimir fenômeno natural em sentido figurado, haverá sujeito. Como no exemplo: Choveram reclamações contra aquela marca. (Reclamações é o sujeito). Os verbos fazer, ser, estar na indicação de tempo cronológico ou clima. Faz dois anos que ele saiu. É uma hora.

9 TIPOS DE SUJEITO: ORAÇÃO SEM SUJEITO
O verbo haver no sentido de existir ou indicando tempo transcorrido. Havia cinco alunos naquela sala. Há dois meses não converso com meus colegas. O verbo existir não é impessoal. Logo, ele possuirá sujeito expresso na oração, concordando normalmente com ele. Existiam quatro pessoas interessadas na vaga → “quatro pessoas interessadas na vaga”, é portanto, o sujeito da oração.

10 OS VERBOS IMPESSOAIS E A QUESTÃO DA CONCORDÂNCIA
TIPOS DE SUJEITO OS VERBOS IMPESSOAIS E A QUESTÃO DA CONCORDÂNCIA Os verbos impessoais (com exceção do verbo ser) devem ficar sempre na terceira pessoa do singular. Logo, na linguagem culta e na norma padrão, devemos sempre dizer: Havia muitos carros na rua. Faz cincos anos. Inclusive, é válido destacar que, quando um verbo auxiliar se junta com um verbo impessoal, esse também deve ficar no modo singular: Pode haver muitos carros na rua Vai fazer cinco anos.

11 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
Os livros escolares devem ser tratados com carinho. Nesta oração o tipo de sujeito é: a) composto b) indeterminado c) simples d) oração sem sujeito

12 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
2. Meu amigo José estuda à noite. Nesta oração o tipo de sujeito é: a) indeterminado b) composto c) simples d) nenhuma das anteriores

13 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
3. Entusiasmo e disciplina caracterizaram o desfile. Nesta oração o tipo de sujeito é: a) indeterminado b) composto c) oração sem sujeito d) simples

14 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
4. A oração sem sujeito caracteriza-se por: a) O sujeito está indeterminado. b) Não se atribui o fato a nenhum ser. c) O sujeito está simplesmente oculto. d) O fato é atribuído a um ser determinado.

15 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
5. Defina o tipo de sujeito desta oração: Faz dez anos que cheguei aqui. a) Sujeito oculto. b) Sujeito simples. c) Sujeito indeterminado. d) Oração sem sujeito.

16 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
6. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração? a) Nunca ninguém / composto. b) Ninguém / simples. c) Ninguém /indeterminado. d) Nunca / simples.

17 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
7. Amanhecia silenciosamente. Nesta oração temos: a) Sujeito simples b) Oração sem sujeito. c) Sujeito indeterminado. d) Sujeito oculto.

18 Congresso Internacional do Medo
TIPOS DE SUJEITO EXERCÍCIOS!! Leia o poema de Drummond (1973): Congresso Internacional do Medo Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo da igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas. ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, p. 105.

19 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
8. O poeta utiliza diversas vezes o verbo cantaremos. Qual é o sujeito? Como esse sujeito é classificado? R: O sujeito é nós e ele é classificado como sujeito desinencial.

20 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
9. Em: “existe apenas o medo...” (verso 5), qual é o sujeito? R: O sujeito nesse verso é o medo

21 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
10. Qual é o sujeito de “depois morreremos de medo” (verso 5)? Classifique. R: O sujeito é nós e este é classificado como sujeito desinencial.

22 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
11. Coloque a oração abaixo em ordem direta; em seguida, indique o sujeito e destaque seu núcleo. “sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas” (verso 11) R: “Flores amarelas e medrosas nascerão sobre os nossos túmulos”. O sujeito desse verso é flores amarelas e medrosas, e o núcleo desse sujeito é flores.

23 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
12. Identifique o sujeito e o predicado de cada frase; em seguida, destaque seus núcleos. Os dinossauros também viveram nos polos. R: S: os dinossauros/p: também viveram nos polos/n: dinossauros. Têm aumentado ultimamente as denúncias contra cientistas. R: S: as denúncias contra cientistas/p: tem aumentado ultimamente/n: denúncias Existem mais de cem espécies de frutas venenosas. R: S: mais de cem espécies de frutas venenosas/p: existem/n: frutas

24 EXERCÍCIOS!! TIPOS DE SUJEITO
Nos galhos da pitangueira, brincavam livremente os pássaros. R: S: os pássaros/p: brincavam livremente nos galhos da pitangueira/n: pássaros. Nos últimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos. R: S: muitos/p: abandonaram seus sonhos nos últimos dez anos/n: muitos. Nestes livros, muitos autores contam suas experiências pessoais. R: S: muitos autores/p: contam suas experiências pessoas nestes livros/n: autores. Naquele momento, foram saindo disfarçadamente os culpados. R: S: os culpados/ p: foram saindo disfarçadamente naquele momento/n: culpados.

25 OBRIGADA


Carregar ppt "PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google