A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
Professora: Enfermeira Ana Maciel Pós-graduanda em Saúde da Mulher

2 INTRODUÇÃO Procedimentos de Enfermagem compreende um conjunto próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por práticas sociais, éticas e políticas. E isso acontece através do ensino, da pesquisa e principalmente assistência prestada.

3 CATEGORIAS DE ENFERMAGEM
ENFERMEIRO TÉCNICO DE ENFERMAGEM AUXILIAR DE ENFERMAGEM PARTEIRAS * Cada um apto e habilitado de acordo com sua categoria. ENFERMEIRO TÉCNICO DE ENFERMAGEM AUXILIAR DE ENFERMAGEM PARTEIRAS aaa

4 LEGISLAÇÃO LEI Nº 5.905/73, 12 DE JULHO DE (Criação dos Conselhos) LEI Nº 7.498/86, 25 DE JUNHO DE (Regulamentação do Exercício da Enfermagem) DECRETO / (Regulamenta a LEI Nº 7.498) RESOLUÇÃO COFEN – 311/ (Código de ética) RELAÇÕES PROFISSIONAIS SIGILO PROFISSIONAL ENSINO, PESQUISA E DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTIFICA PUBLICIDADE INFRAÇÕES E PENALIDADES APLICAÇÃO DAS PENALIDADES

5 *Este exerce todas as atividades de Enfermagem
ENFERMEIRO COMPETE: *Este exerce todas as atividades de Enfermagem Direção do órgão de enfermagem Planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de Enfermagem. Consultar, auditar e emitir parecer sobre matérias de Enfermagem. Consulta de Enfermagem. Prescrição da assistência em Enfermagem. Cuidados diretos a paciente em estado grave. DENTRE OUTROS...

6 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Exercer atividades de nível médio.
Orientar, acompanhar e participar da supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar. Participar no planejamento e da programação da assistência em enfermagem. Executar ações assistenciais em Enfermagem. *Exceto as privativas do Enfermeiro. Participar da equipe de saúde.

7 AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas. Executar ações de tratamento simples. Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente. Participar da equipe de saúde. Exercer atividades de natureza repetitivas.

8 * A PARTEIRA* NA LEI 7.498/86 Art. 9º São Parteiras : A titular de certificado previsto no Art. 1º do decreto-lei nº8.778, de 22 de janeiro de1946, observado o disposto na LEI nº 3.640, de 10 de outubro de 1959;

9 OBJETIVO Garantir qualidade assistencial do serviço prestado, buscando sempre melhorar o ensino, a pesquisa e o assistencial, visando à segurança do cliente, o controle de infecções, e das complicações.

10 PRINCÍPIOS BÁSICOS É necessário seguir um roteiro, que conduzirá os profissionais de forma segura, evitando riscos, falhas, esquecimentos prevenindo assim danos aos clientes e/ou a si mesmo. POP’s Procedimento Operacional Padrão. Cada instituição deverá ter o seu.

11 Sempre executar os serviços prestados com planejamento, organização e técnicas evitando assim movimentos desnecessários, utilizando materiais e quantidades adequados, mantendo sempre os ambientes abastecidos e organizados com materiais em locais corretos.

12 PLANEJAMENTO PARA PRESTAÇÃO DO CUIDADO
TER POSTURA ÉTICA DURANTE TODA A ASSISTÊNCIA. PREPARAR O AMBIENTE, COM ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO ADEQUADA. SEGUIR AS PRECAUÇÕES PADRÃO, CONFORME RECOMENDAÇÃO DA CCIH. COMUNICAR AO ENFERMEIRO RESPONSÁVEL QUALQUER INTERCORRENCIA SEMPRE QUE NECESSÁRIO, PEDIR AUXÍLIO PARA OUTRO PROFISSIONAL ENFERMAGEM EVITE SOBRECARGAS. O ACOMPANHANTE TAMBÉM DEVERÁ SER ORIENTADO E NECESSITA DE INFORMAÇÃO.

13 MANTER O CLIENTE CONFORTÁVEL.
MANTER A PRIVACIDADE DO CLIENTE. FAZER A LEITURA DA PRESCRIÇÃO MÉDICA E DE ENFERMAGEM. LAVAR AS MÃOS ANTES E APÓS OS PROCEDIMENTOS. REALIZAR O PROCEDIMENTO COM ATENÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES. EXECUTAR A TÉCNICA CORRETAMENTE AGIR CORRETAMENTE COM RAPIDEZ E SEGURANÇA, OBSERVAR, INTERAGIR E VERIFICAR AS POSSIVEIS COMPLICAÇÕES. SEMPRE COMUNICANDO AO CLIENTE TODO O PROCEDIMENTO.

14 QUANTO A SEGURANÇA Evitar a contaminação, seguir as recomendações da CCIH. Armazenar o material contaminado em local próprio e seguro. Evitar correntes de ar, exposições desnecessárias do cliente . Manter o cliente aquecido . Estar atento quanto a necessidade de contenção do cliente ao leito ou a elevação de grades, principalmente para pessoas acima de 60 anos, crianças e clientes com distúrbios neurológicos, e/ou psiquiátrico. Orientar o cliente sobre a rotina da instituição e o procedimento a ser realizado.

15 QUANTO AO CONFORTO Ser atencioso, educado e prestativo.
Falar em tom de voz moderado. Evitar os ruídos desnecessários. Manter o ambiente tranqüilo e agradável. Considerar as solicitações dos clientes. Orientar sempre que necessário.

16 QUANTO Á ECONOMIA DE TEMPO, ESFORÇO E MATERIAL
Evitar o desperdício de movimento, utilizando mecânica corporal. Planejar o trabalho, de modo a evitar idas e vindas desnecessárias. Conservar o setor e os materiais limpos e organizados. Planejar as atividades, logo no inicio do plantão. Manter o setor organizado. Planejar o tempo. Prever os materiais necessários para o cuidado de enfermagem. Utilizar os materiais em quantidade suficiente.

17 OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Estes estão inseridos no estudo da semiologia e semiotécnica da Enfermagem. SEMIOLOGIA: é a investigação e estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. SEMIOTÉCNICA: é um campo de estudos onde estão inseridas as mais diversas técnicas realizadas pelo Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem.


Carregar ppt "PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google