A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli"— Transcrição da apresentação:

1 Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
Usabilidade enquanto fator para a consolidação da Interatividade da Televisão Digital Brasileira Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli

2 Cenário A história da televisão no Brasil é marcada por principalmente três pontos: a primeira transmissão de TV no Brasil; a transmissão de TV a cores; e, o lançamento da televisão digital.

3 Facilidade no uso. Preços acessíveis. (Exemplo TV a 10xR$29,90). Costume Implantada para ser um instrumento de coesão nacional.

4 Formato otimizado para a visão humana, predominantemente, dimensões: 16:9
Compactação H.264 (SBTVD) Qualidade de Imagem. Transmissão de dados extra imagem/som. Convergência de multi-meios. Implantada para fazer a democratização da informação

5 Dados +90% da População possui televisores.
54% Nunca usou computadores. 67% Nunca navegou na internet e a maioria não utilizam todas as funções de um celular 72% da população não têm nenhum acesso a redes interativas de informação e comunicação

6 A interatividade Por um lado, ela é tratada como um prolongamento das pesquisas da ciência da computação no segmento web. A televisão digital deve ser tratada como uma derivação do campo de estudo da interação humano-computador (IHC)? As pessoas que usam ou assistem à televisão devem ser tratadas: como usuários, como telespectadores, ou como interagentes? A televisão digital interativa configura-se como um novo processo sem antecedentes?

7 Uso da Interatividade “O próprio conceito de interatividade provoca dificuldade para a operação de aplicativos de forma adequada.” “Se algo for difícil de usar, eu não o uso tanto.”

8 Usabilidade É a propriedade de habilitar o usuário a realizar a tarefa para a qual está preparado a realizar, sem a tecnologia atrapalhando-o. A usabilidade visa à minimização do gap entre a máquina e a percepção do usuário

9 Promoção do Uso O sucesso da TV analógica. Está intimamente ligado aos atributos de facilidade de uso. Diante dessa simplicidade, a televisão digital interativa tem dificuldade em romper com o costume de 50 anos.

10 Promoção do Uso Esse mercado interativo impulsiona e é impulsionado pela usabilidade da mídia interativa, condição primordial para seu uso e materialidade. Faz-se necessário recriar de forma simples as relações entre o interagente, a interface e a emissora.

11 Agentes da TVD O telespectador deve ser abordado conforme seu perfil digital. A Interface tem a função de convidar os telespectadores passivos e ativos para atuar junto ao aplicativo de forma personalizada. A emissora e produtora, precisa preparar o suporte necessário para disponibilizar o acesso pleno as funções da interatividade.

12 Entenda que o conteúdo é o fundamental.
Faça os usuários chegar ao conteúdo o mais rápido e fácil possível. Não interrompa enquanto os usuários estejam assistindo TV. Invés disso faça com que a experiência de assistir seja boa. Respeite o contexto da sala de estar. Pense sobre o que os usuários vão e não vão querer fazer enquanto estão vendo TV com seus amigos e família. Lembre-se que a TV é social. Considere quantos grupos podem usar suas aplicações. Textos devem ser lidos à distância. Som agora é um elemento de interface viável Ofereça escolhas simples e faça as ações serem obvias e fácil de selecionar. Proporcione uma navegação que possa ser fácil para um controle remoto. Torne tudo fácil.

13 Maicon Ferreira de Souza
Mestrando da FAAC/Bauru - SP. Televisão Digital. José Luis Bizelli Docente do Programa de Mestrado em TV Digital da UNESP.


Carregar ppt "Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google