A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICAS EDUCACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Política e Planejamento da Educação

2 Política= arte de governar e conquistar consenso.
Políticas públicas educacionais = consensos obtidos na área educacional

3 Pensar em política pública é pensar em planejamento.
Pensar em planejamento é pensar em objetivos, metas e ações prioritárias. Pensar em ações é pensar dividir tarefas, atribuir responsabilidades, prever recursos e organizar cronograma

4 CICLO DE POLÍTICA EDUCACIONAL
I fase - Organização da agenda política: nesta fase, o diagnóstico dos problemas educacionais pode contribuir para orientar as escolhas políticas, no estabelecimento de metas e na tomada de decisões estratégias com mais segurança

5 Fase II -Formulação de objetivos, diretrizes e metas: na elaboração do plano, as metas, prioridades e efeitos esperados da política devem se adequar aos problemas detectados ainda antes de sua implementação.

6 Fase III -Implementação: nesta fase, é fundamental realizar o acompanhamento das ações previstas, de maneira a aperfeiçoar gradualmente a implementação, mediante ciclos curtos, constantes e sucessivos de retroalimentação

7 Fase IV -– Avaliação dos resultados e impactos: uma vez implementada a política, seus resultados e impactos devem ser avaliados no sentido de se obter instrumentos para a tomada de novas decisões e/ou de prestar contas das ações desenvolvidas

8 Princípios Norteadores da Educação
CF/88; LDB, 9394/96 ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa é a gestão democrática, universalização de acesso e permanência e qualidade social na educação.

9 Articulação entre documentos orientadores
PNE- PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. É amplo e unitário, e deve contribuir para a reconstrução da educação nacional. Foi construído historicamente, ao longo de varias décadas. Primeiro plano a ser aprovado foi 09/01/2001, válido por uma década .

10 Seis características do PNE
1ª-Foi o primeiro plano submetido à aprovação pelo Congresso Nacional; 2ª-Cumpre um mandato constitucional e uma determinação da LDB; 3ª-Fixa diretrizes, objetivos e metas para um período de dez anos, o que garante a continuidade da política educacional .

11 4ª-Contempla todos os níveis e modalidades de educação, inclusive nos âmbitos da gestão, do financiamento e da avaliação; 5ªEnvolve o Poder Legislativo no seu acompanhamento; 6ª-Chama a sociedade para acompanhar e controlar a sua execução.

12 Estados e Municípios devem também elaborar seus planos decenais, tendo como base o PNE , respeitando suas peculiaridades.

13 PDE- PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO .
Coloca à disposição de estados, município e DF instrumentos eficazes de avaliação e implementação de melhoria na qualidade da educação.

14 PLANO DE METAS – programa do PDE.
Possui 28 diretrizes que envolvem competência técnica, política e financeira na execução do programa de manutenção e desenvolvimento da educação básica. Fixou 6,0 IDEB para 2022

15 PAR – Plano de Ações Articuladas.
Elaborado pelos municípios quando da adesão ao Plano de Metas, envolveu inicialmente, a realização de um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, foi proposto um conjunto de ações.

16 Dimensões do PAR Gestão Educacional;
Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infra-estrutura Física e Recurso Pedagógicos.

17 PNE,PME, PDE, Plano de Metas e PAR – devem ser tomados como base para realização das mudanças almejadas para a educação municipal. O PAR deve ser monitorado constantemente.

18 Avaliação na Educação Escolar
O interesse pela avaliação de políticas educacionais no Brasil, entre aqueles envolvidos com a educação, tem sido crescente . A avaliação envolve características de cada município, recurso, política .

19 A avaliação de política educacional focaliza:
os propósitos anunciados nos planos; as estratégias destinadas a aperfeiçoar um sistema de ensino; os resultados e impactos obtidos

20 Avaliação de Sistemas X Avaliação Institucional
Avaliação de sistemas educacionais focaliza sistemas de ensino. Avaliação institucional visa a análise da instituição educativa e da efetividade da escola quanto ao cumprimento de sua função social.

21 A utilização de indicadores é elemento centras nas avaliações.
Variação de indicadores é indicativo de mudanças. No Censo Escolar os municípios apontam: Taxa de repetência e evasão, nº de estados municípios e unidades escolares;

22 Censo Escolar Taxa de repetência e evasão;
Número de estados municípios e unidades escolares; Número médio de alunos por turma; Proporção de alunos em escolas municipais, estaduais e particulares; Taxa de distorção idade-série.

23 Avaliação da Educação Brasileira
IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira. O IDEB – resulta da combinação dos seguintes indicadores: a) pontuação média dos estudantes em exames padronizados ao final de determinada etapa do ensino fundamental ; b) taxa média de aprovação dos estudantes da correspondente etapa de ensino. Ele reúne, num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprendizagem e fluxo, expressando os resultados em valores.

24 Para os resultados da aprendizagem, as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (IDEBs ) e SAEB . O SAEB e a Prova Brasil são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB


Carregar ppt "POLÍTICAS EDUCACIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google