A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Michael Keeble Buckland

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Michael Keeble Buckland"— Transcrição da apresentação:

1 Michael Keeble Buckland

2 Nasceu em 1941 na Inglaterra.
Iniciou seu trabalho na área da informação, quando estagiou na Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford na Inglaterra. Se formou em Biblioteconomia na Universidade de Sheffield. Após sua formação, de 1967 a 1972 foi responsável pela rotina da Unidade de Pesquisa da Biblioteca da Universidade de Lancaster, onde realizou uma série de estudos sobre o uso e a disponibilidade de livros, jogos e gerenciamento de bibliotecas. Em 1972 mudou para os Estados Unidos para trabalhar nas bibliotecas da Purdue University, onde foi Assistente de Direção de Bibliotecas de Serviços Técnicos, antes de se tornar reitor da Faculdade de Biblioteconomia e Informação, em Berkeley, de

3 Foi presidente da Sociedade Americana de Ciência da Informação e Tecnologia em 1998, tendo prestado grandes contribuições à Ciência da Informação, em duas oportunidades, ao escrever em 1991, Information-as-thing, texto muito lido no Brasil e após, em 1997, o não menos famoso texto, O que é um documento?, no qual o professor Buckland discute a documentação européia em autores como Paul Otlet e Suzanne Briet, discussão importante que marca época na historiografia da Ciência da Informação e da Documentação, na medida em que dá vida nova a esses dois documentalistas europeus.

4 Informação. Há vários sentidos, conceitos e definições do termo informação. Mas os principais usos do termo podem ser identificados, classificados e caracterizados como: Informação como processo. Informação como conhecimento. Informação como coisa.

5 Informação como coisa. Em 1991 Buckland escreveu o texto Information-as-thing, um de seus mais famosos trabalhos, inclusive muito citado por autores como referencia de conceito de informação. Esse conceito define a informação registrada como algo tangível e físico. Alguns autores contestam essa abordagem, porem Buckland diz que “ a linguagem possui suas limitações e que nos não podemos dispensar o termo até que seja usualmente compreendido como o significado de “informação”.

6 A analise de Buckland leva a três resultados:
O mesmo reintroduz o conceito de documento (Informação como coisa), ele defende a natureza subjetiva da informação (qualquer coisa pode ser informação) e que a Informação como coisa é a única forma de informação que é diretamente tratada pelos sistemas de informação.

7 Referencias buckland =&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiz5ZKyv_jVAhVqsFQKHcFEBowQjRw IBw&url=http%3A%2F%2Fpeople.ischool.berkeley.edu%2F~buckland%2F& psig=AFQjCNH6f9zyijKxa0TaLUBZxGqM1UxoRQ&ust=


Carregar ppt "Michael Keeble Buckland"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google