A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E composição dos Alimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E composição dos Alimentos"— Transcrição da apresentação:

1 E composição dos Alimentos
A Pirâmide alimentar E composição dos Alimentos

2 A Pirâmide Alimentar

3 A Composição dos Alimentos
Os Lipídios As Proteínas As Vitaminas Os Carboidratos Os Sais Minerais

4 Os elementos químicos na alimentação

5 O que são os Carboidratos
Os carboidratos são as biomoléculas mais predominantes no planeta e exercem as mais variadas funções. Dentre elas, destacam-se seu papel energético, sua atuação na composição dos ácidos nucleicos, das paredes celulares e da carapaça dos insetos e a participação em processos de interação célula-célula.

6 O que são os Carboidratos
Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a seguinte fórmula geral: (CH2O)n.

7 O que são os Carboidratos
Vale destacar que alguns carboidratos fogem da fórmula geral e apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

8 O que são os Carboidratos
Monossacarídeos: Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Oligossacarídeos: Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Polissacarídeos: O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos.

9 O que são os Sais Minerais
Sais minerais são elementos que tem sua origem no solo e não podem ser produzidos por organismos vivos.

10 Cálcio Ossos e dentes Coagulação do sangue
Nervos e músculos (cardíaco) Fontes: Leite, queijo, iogurte, legumes verdes, cereais integrais, grãos, nozes, milho, soja, tofu, repolho chinês, couve, brócolis Carência: deformação óssea; enfraquecimento dos dentes. Excesso: pedras nos Rins e Insuficiência renal. Sinais de deficiência: cãibras, palpitações e unhas quebradiças

11 Potássio Transmissão de impulsos nervosos (Na e K).
Regula as batidas dos coração e o sistema muscular Fontes: frutas, leite, carnes, cereais, vegetais e legumes. Carência: Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração; e hipocalemia.

12 Fósforo Fósforo + Cálcio – Ossos e dentes Produção de energia
Fontes: Leite, iogurte, sorvete, queijo, ervilhas, carne, ovos, alguns cereais e pães. Carência: fraturas, músculos atrofiados, alterações nervosas. Excesso: absorção de cálcio, porosidade de esqueleto. Nota: Atletas com despesa de energia alta freqüentemente consomem quantias de alimentos maior que o Limite Recomendado sem efeito aparente.

13 Sódio Regula os líquidos no organismo, a pressão sanguínea, influi nas contrações musculares e nos impulsos nervosos. Fontes: Sal de cozinha, peixes e carnes defumadas, embutidos, vegetais (salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), ovos, queijo, nozes, aveia. Carência: cãibras e retardamento na cicatrização das feridas. Excesso: pressão alta, com risco de ataque cardíaco.

14 Magnésio Regulas as células nervosas. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes. Fontes: verduras com folhas verdes escura (agrião, espinafre), grãos ásperos, nozes, carne, leite, frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, cebola, tomate, mel. Carência: provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor;

15 Ferro Hemoglobina Transporte de oxigênio
Fontes: fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, vegetais, azeitonas, carne bovina. Carência: Causa Anemia.

16 Cobre Hemoglobina, Mielina, Colágeno, Contra infecções.
Fontes: fígado, rim, coração (bovino), ostra, vegetais verdes, soja, frutas secas, pêra, caranguejo, lagosta, frutos do mar, nozes, sementes, cereais de trigo, produtos de grão integrais, produtos de cacau. Carência: dificulta a absorção de ferro pelo organismo.

17 Zinco Atua no controle cerebral dos músculos, ajuda na respiração dos tecidos e na cicatrização de feridas, estimula as defesas imunitárias. Fontes: Carnes vermelhas, fígado, peixe, ostra, sardinha, ovo, leguminosas, nozes, aveia. Carência: Diminui a produção de hormônios masculinos, favorece o diabete e provoca alteração no paladar.

18 Selênio Auxilia na luta contra os radicais livres
Protege o coração e regula ação do hormônio da tiroide. Fontes: Miúdos bovinos (fígado, rim, etc), frutos do mar, cereais integrais, germe de trigo. Excesso: Causa ao cabelo e a unha, fragilidade e perda.

19 Flúor Ajuda a formar e proteger os dentes, prevenindo as cáries dentárias, e o desgaste dos ossos, prevenindo a osteoporose. Fontes: Água com Flúor, chás, peixe marinho, produtos dentais com Flúor, agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral. Carência: Ajuda a desenvolver cáries dentárias.

20 Iodo É indispensável ao bom funcionamento da tiróide.
Fontes: sal de cozinha (no Brasil). Sal iodado, produtos marinhos, alguns vegetais. Carência: Causa o Bócio, doença relacionada a problemas na tiróide.

21 O que são as Vitaminas Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o corpo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na dieta, levam ao aparecimento de manifestações de carência no organismo. As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade:  - Lipossolúveis: A, D, E, K - Hidrossolúveis: vitamina C e do Complexo B

22 Atua sobre a pele, retina e mucosas.
Vitamina A Atua sobre a pele, retina e mucosas. Aumenta ainda a resistência a agentes infecciosos. Fontes de Alimentos: Manteiga Leite Iogurte Gema de ovo Fígado Espinafre Tomate Mamão batata, Cará, Abóbora Cenoura Sardinha Demais vegetais de coloração alaranjada.

23 Vitamina D Promove a absorção do cálcio, sendo essencial para a saúde de ossos e dentes.  Fontes de Alimentos: Óleo de fígado de peixes Leite Manteiga Gema de ovo Salmão Sardinha Atum. 

24 Vitamina E Antioxidante, favorece o bom funcionamento do tecido muscular e auxilia na fertilidade. Fontes de Alimentos: Gérmen de trigo Nozes Carnes Amendoim Óleo Gema de ovo  Avelãs Castanhas Folhas verdes Batata-doce Leite Cereais integrais Aveia Abacate.

25 Indispensável para a coagulação sanguínea.
Vitamina K Indispensável para a coagulação sanguínea.  Fontes de Alimentos: Fígado Ovo Vegetais de folhas verdes Couve-flor Tomate Arroz integral Óleos vegetais Chá-verde Aveia

26 Atua na formação de glóbulos vermelhos.
Ácido Fólico Atua na formação de glóbulos vermelhos. Fontes de Alimentos: Carnes Fígado Leguminosas Vegetais de folhas escuras Melão Banana

27 Vitamina C Conserva vasos sanguíneos e tecidos, aumenta a absorção do ferro, melhora as defesas imunológicas, favorece cicatrização e crescimento de ossos.    Fontes de Alimentos: Acerola Mamão Laranja Limão Melão Brócolis Ervilha Abacaxi Morangos Manga Kiwi Pimentão Couve Caju Goiaba Agrião

28 Atua sobre a pele, retina e mucosas.
Vitamina A Atua sobre a pele, retina e mucosas. Aumenta ainda a resistência a agentes infecciosos. Fontes de Alimentos: Manteiga Leite Iogurte Gema de ovo Fígado Espinafre Tomate Mamão batata, Cará, Abóbora Cenoura Sardinha Demais vegetais de coloração alaranjada.

29 Vitaminas do Complexo B
Vitamina B1 ou Tiamina Vitamina B2 Ou Riboflavina Vitamina B3 ou Niacina Vitamina B6 ou Piridoxina Vitamina B12 ou Cianocobalamina Vitamina B5 Ou Ácido Pantotênico Vitamina B7 ou Biotina

30 O que são as Proteínas As proteínas, compostos orgânicos bastante abundantes, são constituídas por aminoácidos que formam cadeias entre si por intermédio de ligações peptídicas. As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo e são encontradas em todas as estruturas da célula, substâncias intersticiais, anticorpos, entre outros.

31 O que são as Proteínas As funções das proteínas são:
No transporte de oxigênio (hemoglobina) Na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos) Como catalizadora de reações químicas (enzimas) Receptora de membrana Atuação na contração muscular Além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios.

32 O que são as Proteínas Entre os alimentos que se destacam pela grande quantidade desse nutriente, podemos citar as carnes, leite, ovos, cereais integrais, feijão, legumes e vegetais folhosos.

33 O que são os Lipídios Um dos papéis dos lipídios é o de funcionar como eficiente reserva energética. Os lipídios desempenham importantes funções no organismo dos seres vivos, sendo os principais depósitos de energia. Na indústria alimentícia, fornecem aroma, sabor e palatabilidade aos alimentos.

34 O que são os Lipídios Outro papel dos lipídios é o de atuar como eficiente isolante térmico, notadamente nos animais que vivem em regiões frias. As principais fontes de lipídios nos alimentos se encontram em margarinas, milho, aveia, soja, gergelim, cevada, trigo integral, centeio, óleo de canola, óleo de soja e óleo de peixes.

35 Por que o arroz e o feijão são uma importante combinação?
O arroz, constitui uma relevante fonte de energia (carboidrato) e ainda possui fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2. O feijão, tais como o ferro, fósforo, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Ele ainda é rico em fibras e tem função antioxidante. Vale destacar também que o feijão apresenta pouco teor de sódio e gordura.

36 Trabalho de Campo no Supermercado
Hora de Praticar! Trabalho de Campo no Supermercado


Carregar ppt "E composição dos Alimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google