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TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.

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1 TIPOS DE CONHECIMENTOS

2 OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3. Enquadrar os diferentes conhecimentos numa tipologia de conhecimento.

3 EXISTEM QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTOS  CONHECIMENTO POPULAR, VULGAR, EMPÍRICO OU SENSO COMUM;  CONHECIMENTO RELIGIOSO;  CONHECIMENTO FILOSÓFICO;  CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

4 CONHECIMENTO POPULAR, VULGAR, EMPÍRICO OU SENSO COMUM É o conhecimento do dia a dia e se obtém pela experiência cotidiana. Esse tipo de conhecimento não busca as causas dos fenômenos e não se constitui como produto de uma reflexão, justamente por nascer da tentativa dos indivíduos em resolver problemas da vida diária. Por exemplo: o homem do campo sabe plantar e colher de acordo com os ensinamentos e os costumes locais ou trazidos por gerações, que se transformam lentamente de acordo com os acontecimentos casuais com os quais ele se depara.

5 Suas características são:  superficial por conformar‐se com a aparência;  sensitivo e valorativo por ser referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária;  subjetivo, pois é o próprio sujeito quem organiza suas experiências e conhecimentos;  acrítico, pois a pretensão de que esses conhecimentos o seja não se manifesta sempre de uma forma crítica;  assistemático por basear‐se na ʺ organização ʺ particular das experiências próprias do sujeito cognoscente e não em uma sistematização das ideias;  verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia a dia;  e, finalmente, falível e inexato, pois se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto. Em outras palavras, não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.

6 CONHECIMENTO RELIGIOSO  Este tipo de conhecimento apoia‐se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas);  É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino;  Suas evidências não são verificáveis: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado;  Assim, o conhecimento religioso parte do princípio de que as ʺ verdades ʺ tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em ʺ revelações ʺ da divindade.

7 CONHECIMENTO FILOSÓFICO O conhecimento filosófico distingue os valores que norteiam as ações humanas.  Ele é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação, ʺ as hipóteses filosóficas baseiam‐se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação ʺ ; por este motivo,  o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados, ao contrário do que ocorre no campo da ciência;  É racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logica‐ mente correlacionados;  É sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a representação coe‐ rente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê‐la em sua totalidade;  É infalível e exato, já que seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos ao decisivo teste da observação (experimentação).

8 CONHECIMENTO CIENTÍFICO  O conhecimento científico é crítico, rigoroso, objetivo, nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas.  É real (factual) porque lida com ocorrência ou fatos;  É contingente e objetivo, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência;  É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente;  É racional, por consistir em um conjunto de enunciados logicamente correlacionados;  É verificável, visto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbitoda ciência;  É falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo,  É aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

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10 TAREFA: Depois de assistir o vídeo diga de que tipo de conhecimento se trata e porque.

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