A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Turismo, da Hotelaria e da Hospitalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Turismo, da Hotelaria e da Hospitalidade."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Turismo, da Hotelaria e da Hospitalidade

2 Turismo  O que é turismo?

3 Turismo  Atividade econômica que compreende o conjunto de ações que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares diferentes de seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a 365 dias, tendo por finalidade o lazer, negócios ou outras. (OMT/2005).

4 Turismo  Turismo receptivo:  Os não-residentes que estão viajando por um determinado país;  Turismo emissivo:  Envolve os residentes que estão viajando para outro país;  Turismo doméstico:  Residentes de um determinado país que viajam dentro dos limites de seu território;  Turismo internacional:  Envolve os turismos receptivo e emissivo;  Despesas turísticas:  Despesas totais de consumo feitas por um visitante durante sua viagem e estada em um destino turístico.

5 Turismo  Fuga do cotidiano;  Conhecer novos lugares;  Conhecer diferentes povos;  Novas culturas;  Desligar-se da sua sociedade;  Trabalho;  Aprendizagem.  Curar

6 Mercado Turístico  Que tipo de empresa faz parte do mercado turístico?  Que tipo de empresa se beneficia do turismo?

7 Mercado Turístico  Definição de turismo baseada na oferta: CategoriasEnvolv.Exemplo Construção civil THotéis, resorts, etc. Atacado e varejo PVenda de veículos, de combustíveis TVenda de acessórios de viagem, souvenires Hotéis e restaurantes PFast foods, gastronomia THotéis, campings e afins Transporte, armazename nto PTransporte ferroviário, fluvial e afins TTrens turísticos, cias aéreas, cruzeiros marítimos Intermediaçã o financeira PCâmbio de moedas, seguro de vida, cartões de crédito TSeguros de viagem

8 CategoriasEnvol v. Exemplo Atividades imobiliárias e de locação PCompra, venda e aluguel de propriedades TLocação de equipamentos (esqui, bicicletas, etc.) Administração pública PAlfândega, regulamentações, R.I. TAdm. Turística, bureau de info., emissão de vistos EducaçãoPEducação de crianças e adultos, auto-escolas, de aviação, naval... TEscolas de hotelaria, de turismo, prog. de educação p/ turismo ServiçosPInstrução de mergulho, navegação, voos TBureau de turismo, clubes de viagem, sindicatos Organizações internacionais PBanco mundial, FMI TOrganizações internacionais de turismo

9 O mercado turístico  Características dos serviços:  Intangibilidade;  Perecibilidade;  Variabilidade;  Inseparabilidade;  Participação do cliente no processo.

10 O mercado turístico  A demanda turística:  Quem é o consumidor do turismo?

11 O mercado turístico  A demanda turística:  Segundo a OMT (2001) a demanda turística está intimamente relacionada ao processo de tomada de decisão realizado pelas pessoas no processo de planejamento de suas viagens e, portanto, sua escolha depende de diferentes fatores, entre eles o econômico, psicológico, sociológico, físico e o ético.

12 O mercado turístico  Demanda real:  São as pessoas que já participam da atividade turística.  Demanda reprimida:  Aqueles que por algum motivo ainda não participam da atividade turística.  Estes podem ser divididos em 2 grupos:  Demanda Potencial: Pessoas que não fazem parte da atividade turística por algum motivo, mas que poderão viajar caso esse impeditivo desapareça (baixo poder aquisitivo, pouco tempo livre, etc.)  Demanda protelada: Pessoas que tiveram sua viagem adiada não por problemas próprios, mas sim por culpa da oferta (saturação dos meios de hospedagem; problemas meteorológicos, entre outros.

13 O mercado turístico  A oferta turística:  Conjunto de recursos naturais e artificiais de uma localidade, assim como bens e serviços ligados à atividade turística.  Tudo que está presente no local e pode ser oferecido aos turistas.  O sistema turístico é um amálgama de 3 componentes:  Atrativos;  Facilidades, instalações no destino;  Acesso.

14 O mercado turístico  A oferta turística:  Hospedagem;  Alimentação;  Transporte;  Atrativos turísticos.


Carregar ppt "Fundamentos do Turismo, da Hotelaria e da Hospitalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google