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Gestão pela Excelência

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Apresentação em tema: "Gestão pela Excelência"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão pela Excelência
Workshop Gestão pela Excelência Critério 2 Estratégias e Planos

2 Modelo de Excelência FNQ
PDCA / PDCL

3 SUMÁRIO Introdução Conceitos Princípios do Planejamento
Critério 2 e a correlação com os fundamentos Critério 2 – Rumo a Excelência 2.1 – Formulação das Estratégias Implementação das Estratégias Critério 2 – Compromisso com a Excelência Conclusão

4 BIBLIOGRAFIA FNQ. Critérios Rumo à Excelência 6ªed.
____. Critérios Compromisso com a Excelência, 6ª ed. BOYETT, Joseph e Jimmie. O Guia dos Gurus. Campus, 1999, 2ª ed. COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. Saraiva, 2002. KAPLAN, Robert e NORTON, David. A Estratégia em Ação (BSC). Campus, 1997, 7ª ed. HERRERO FILHO, Emílio. BSC e a Gestão Estratégica, 2005. OLIVEIRA, Djalma. Planejamento Estratégico. Atlas, 1999. PORTER, M. Estratégia Competitiva. Campus, 1986. ______. A vantagem Competitiva das Nações. Campus, 1993. TAVARES, M. Calixta. Planejamento Estratégico. Harbras Business, 1991. WALL, Stephen e Shannon. Os Novos Estrategistas. Futura, 1996. HAVE, Steven ten, at al. Modelos de Gestão. Prentice Hall, 2003.

5 CONCEITOS Planejar (Aurélio) - Fazer planos, projetar, elaborar um roteiro, programar Planejar- Processo de estabelecimento de prioridades para consecução de um objetivo definido, sob controle (PDCA) – Processo de Tomada de decisão Plano- resultado do processo de planejamento. Conjunto de métodos e medidas..... (3Q1POC) Objetivo - Resultado a alcançar (e manter) Meta – Valor definido a ser alcançado, com prazo estabelecido Problema - diferença (gap) entre o desejado e o existente

6 ESTRATÉGIA CONJUNTO DE DECISÕES QUE ORIENTAM A DEFINIÇÃO DAS AÇÕES A SEREM EXECUTADAS PELA ORGANIZAÇÃO (FNQ) CAPACITAR A ORGANIZAÇÃO A ATINGIR OS RESULTADOS DESEJADOS, EM UM AMBIENTE IMPREVISÍVEL, SENDO OPORTUNISTA, INTENCIONALMENTE. (P. Drucker)

7 Planejamento Estratégico
Metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando maior grau de interação com o ambiente. Djalma P. R. Oliveira

8 PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO
Previsibilidade (plano contingente) Integração (sistêmico) Objetividade (eficaz) Economicidade (eficiência/coordenação) Segurança (informações e resultado) Flexibilidade (agilidade) Controle (aprendizado, Controle da Ação Planejada)

9 Correlação com os Fundamentos
1 - Pensamento Sistêmico 2 – Aprendizado Organizacional 3 – Cultura de Inovação 4 – Liderança e Constância de Propósito 5 – Orientação por Processos e Informação 6 – Visão de Futuro 7 – Geração de Valor 8 – Valorização das Pessoas 9 – Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado 10 – Desenvolvimento de Parcerias 11 – Responsabilidade Social

10 Fundamentos X Critérios de Excelência

11 Modelo de Excelência FNQ
PDCA PDCL

12 2 ESTRATÉGIAS E PLANOS Aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e acompanhamento dos planos necessários para o êxito das estratégias.

13 2 ESTRATÉGIAS E PLANOS (Rumo a Excelência – 35 pontos – 7%)
2.1 Formulação das Estratégias 2.2 Implementação das Estratégias

14 2.1 Formulação das Estratégias
a) Como é realizada a análise do ambiente externo? b) Como é realizada a análise do ambiente interno? c) Como são avaliadas as alternativas decorrentes das análises dos ambientes e definidas as estratégias da organização? Apresentar as estratégias e áreas envolvidas. Destacar de que forma os riscos empresariais, partes interessadas e a sustentabilidade são considerados neste processo.

15 2.2 Implementação das Estratégias
Como são definidos os indicadores para a avaliação da implementação das estratégias, estabelecidas as metas de CP e LP; e definidos os respectivos PA. Destacar de que forma os referenciais comparativos (1.3) e os requisitos das partes interessadas (perfil) são utilizados para a definição de metas; e Apresentar os principais indicadores, suas metas e as principais ações planejadas ou projetos para a implementação das estratégias. b) Como os recursos são alocados para assegurar a implementação dos planos de ação (PA)?

16 2.2 Implementação das Estratégias
c) Como são comunicadas as estratégias, as metas e os PA às pessoas da força de trabalho (FT) e para as demais partes interessadas (PI), quando pertinente? d) Como é realizado o monitoramento da implementação dos planos de ação?

17 2.1 Formulação das Estratégias
Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para a geração de estratégias consistentes e coerentes e com um modelo de negócios competitivo.

18 2.1 Formulação das Estratégias
a) Como é realizada a análise do ambiente externo? - Porter (5 forças) – ameaça de novos concorrentes e de produtos /bens substitutos, poder dos compradores e fornecedores e rivalidade entre concorrentes - Política, economia, demografia, meteorologia, concorrentes, psicossocial, mercado, tecnologia, infraestrutura, meio ambiente.... - Critérios FNQ (?)

19 Concorrência na Indústria (Porter) 5 Forças Competitivas
ENTRANTES FORNECEDORES CONCORRENTES EXISTENTES COMPRADORES SUBSTITUTOS

20 2.1 Formulação das Estratégias
b) Como é realizada a análise do ambiente interno? - Porter – cadeia de valores (logística interna e externa, operações, marketing e vendas e serviços; infraestrutura, pessoas, P&D e compras) - Critérios FNQ - Funções

21 CADEIA DE VALOR (Porter)
Atividades de apoio INFRA-ESTRUTURA DA EMPRESA M GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS A DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA AQUISIÇÃO R G OPERA-ÇÕES LOGÍSTI CA EXTERNA PÓS-VEN DAS SER VI ÇOS MARKE TING E VENDAS LOGÍSTICA INTERNA E M Atividades primárias

22 2.1 Formulação das Estratégias
c)* Como são avaliadas as alternativas decorrentes das análises dos ambientes e definidas as estratégias da organização? Apresentar as estratégias e áreas envolvidas. Destacar de que forma os riscos empresariais, partes interessadas e a sustentabilidade são considerados neste processo. - Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças - FOFA (Delphi, cenários) - Estratégias clássicas: - Custos / excelência operacional - Diferenciação / liderança produto - Enfoque / relacionamento “Não tente ser tudo para todos”

23 2.2 Implementação das Estratégias
Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para assegurar o desdobramento, a realização e a atualização das estratégias da organização

24 2.2 Implementação das Estratégias
a) Como são definidos os indicadores para a avaliação da implementação das estratégias, restabelecidas as metas de CP e LP; e definidos os respectivos PA. Destacar de que forma os referenciais comparativos e os requisitos das partes interessadas são utilizados para a definição de metas; e Apresentar os principais indicadores, suas metas e as principais ações planejadas ou projetos para a implementação das estratégias. b) Como os recursos são alocados para assegurar a implementação dos planos de ação (PA)? c) Como são comunicadas as estratégias, as metas e os PA às pessoas da força de trabalho (FT) e para as demais partes interessadas (PI), quando pertinente? d) Como é realizado o monitoramento da implementação dos planos de ação?

25 2.2 Implementação das Estratégias
a)* Como são definidos os indicadores** para a avaliação da implementação das estratégias, estabelecidas as metas de CP e LP; e definidos os respectivos PA. Destacar de que forma os referenciais comparativos (V. 1.3.a) e os requisitos das partes interessadas são utilizados para a definição de metas; e Apresentar os principais indicadores, suas metas e as principais ações planejadas ou projetos para a implementação das estratégias. - Indicadores de verificação e de controle, dimensões da qualidade (QCEMS); perspectivas do BSC.... - Apresentar: PA, recursos alocados, indicadores e metas **apresentar em 8

26 2.2 Implementação das Estratégias
b) Como os recursos são alocados para assegurar a implementação dos planos de ação? (tecnológicos, infraestrutura, financeiros, material, serviços, pessoas.....)

27 2.2 Implementação das Estratégias
c)* Como são comunicadas as estratégias, as metas e os planos de ação às pessoas da FT e, quando apropriado, às demais PI ? (V. 1.1.d / 1.d)

28 2.2 Implementação das Estratégias
d)* Como é realizado o monitoramento da implementação dos planos de ação? (Controle; tabelas, reuniões, software; veto......Levar em conta ciclo de reuniões, V 1.3.b / 1.h)

29 2 Estratégias e Planos (Compromisso com a Excelência – 20 pontos – 8%)
Como são definidas as estratégias, considerando os ambientes externo e interno Como são definidos os indicadores para a avaliação da implementação das estratégias, restabelecimento das metas e definição dos respectivos Planos de Ação. Destacar de que forma as necessidades das partes e os referenciais comparativos são utilizados para a definição das metas; e Apresentar os principais indicadores, suas metas e as principais ações planejadas ou projetos para a implementação das estratégias.

30 2 Estratégias e Planos (Compromisso com a Excelência – 20 pontos – 8%)
Como são comunicadas as estratégias, as metas e os planos de ação para as pessoas da força de trabalho e para as demais partes interessadas, quando pertinente? Como é realizado o monitoramento da implementação dos planos de ação?

31 agradecido FIM


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