A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude."— Transcrição da apresentação:

1 O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude filosófica pode ser entendida como a postura de questionar, de fazer uma avaliação criteriosa de algo, de refletir sobre a realidade que está ao seu redor.

2 A ideia é que os alunos formulem, com a mediação do professor, algumas questões como as seguintes: quem sou eu, de onde vim, do que é feito o mundo, por que eu nasci de determinado pai e mãe, questões que são fruto de uma atitude filosófica. Possivelmente, algumas dessas questões apresentem relação com as grandes questões propostas pela Filosofia.

3 Citar a polêmica entre orientalistas e ocidentalistas em torno da origem grega da Filosofia. Apontar a Antiguidade grega como marco histórico da sistematização do pensamento filosófico no Ocidente. É interessante ressaltar ainda a importância da atitude filosófica, mesmo diante de uma teoria filosófica já estabelecida. Observar, por exemplo, na Filosofia Antiga, que alguns filósofos constroem teorias que, de certa forma, complementam as teorias anteriores ou vêm como respostas a novas perguntas que decorrem das lacunas daquelas teorias. Além disso, novos objetos despertam o questionamento e a reflexão dos pensadores, ampliando os problemas filosóficos da época. É só observar: quando a busca pelo elemento primordial está supostamente resolvida, entra em jogo outro questionamento: o ser humano. Depois, o que é um bom ser humano, e assim por diante.

4 Apresentar os conceitos gregos de cosmos (ordem geral do universo) e physis (natureza, substância física do mundo).

5 Apresentar o termo grego arché, utilizado para designar a substância elementar do Universo, princípio e razão constitutiva de todas as coisas. Ressaltar que, segundo Tales, a arché seria a água. Daí a imagem que acompanhou a apresentação desse período, no slide anterior.

6 Citar que esse período também é conhecido como Antropológico, devido à importância dada às reflexões sobre o homem (em grego, ántropos = ser humano) e sua psyché. Tratava-se da busca pela essência do humano, apesar da diversidade e das mudanças presentes nos indivíduos e sociedades.

7 Destacar a importância de Sócrates na História da Filosofia, representada pelos nomes dos dois primeiros períodos da Filosofia Antiga: sendo seu pensamento um marco, o período anterior a ele denominou-se pré-socrático e o período em que ele apresentou suas ideias denominou-se socrático.

8 Apontar a existência de diversos saberes na Grécia Antiga, os quais investigavam objetos da Filosofia e das ciências atuais. Daí o objetivo aristotélico de sistematizar o conhecimento da época.

9 Para oferecer uma compreensão inicial da estrutura da Lógica aristotélica, apresentar exemplos de silogismos válidos, marcados pelo raciocínio dedutivo, tais como o que aparece no livro impresso: “Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal”. Os exemplos apresentados podem recorrer à classificação de indivíduos em espécies e gêneros: Toda ave possui asas. O pardal é uma ave. Logo, o pardal possui asas. Todo golfinho é um mamífero. Este animal é um golfinho. Logo, este animal é um mamífero.

10 As três comunidades filosóficas gregas desse período citadas no próximo slide surgiram em busca do bem e da harmonia interior, adquirindo um caráter diferente doque havia caracterizado o período anterior, cujas atenções voltavam-se para a pólis grega. Além da ênfase para a ética individual, destacar também a ocorrência do chamado helenismo, nesse mesmo período, ou seja, a ampla divulgação de elementos da cultura grega pelos conquistadores da Grécia em outros territórios, também conquistados por eles. Daí a denominação do período.

11 Apresentar as principais características do epicurismo (seguidores de Epicuro defendiam a busca do prazer e a fuga da dor), do estoicismo (os estoicos buscavam serenidade em qualquer circunstância) e do neoplatonismo (Plotino e outros neoplatônicos retomaram princípios platônicos, como a busca da verdade e da virtude, acrescentando que a vida contemplativa seria o caminho para alcançá-las).


Carregar ppt "O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google