Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O título e o subtítulo d’Os Maias
3
Os Maias Título Romance de família
A família (oriunda do norte do País) tem grande relevância no romance Romance de família Carlos — personagem nuclear na ação principal Amor incestuoso — centro do desenvolvimento da intriga
4
Episódios da vida romântica
Subtítulo Episódios da vida romântica Plural Remete para o estudo ou diagnóstico da sociedade portuguesa através de vários episódios Crónica de costumes Propósito realista: primado do real + intuito reformista
5
Episódios da vida romântica
Subtítulo Episódios da vida romântica É neles que o narrador observa as características da alta sociedade lisboeta (identidade coletiva), como o oportunismo, o parasitismo, a inércia, a falta de cultura e a pobreza intelectual das elites. Episódios: estudos da sociedade portuguesa
6
— E que somos nós. — exclamou Ega
— E que somos nós? — exclamou Ega. — Que temos nós sido deste o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão… Mas Carlos queria realmente saber se, no fundo, eram mais felizes esses que se dirigiam só pela razão, não se desviando nunca dela, torturando-se para se manter na sua linha inflexível, secos, hirtos, lógicos, sem emoção até ao fim… (Capítulo xviii) Fotograma do filme Os Maias, realizado por João Botelho, em 2014, com produção da Ar de Filmes.
7
Belmiro de Almeida, Arrufos (1887).
8
Episódios da vida romântica
Subtítulo Episódios da vida romântica Valoriza as paixões, a emoção e a espontaneidade É incapaz de concretizar projetos Revela-se inábil na organização e na disciplina Cultiva o materialismo e o gosto pelo luxo Tem uma existência ociosa e diletante Referência a uma sociedade que herdou valores românticos Sociedade decadente Incapaz de reformar o País
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.