A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia – o que é?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia – o que é?."— Transcrição da apresentação:

1 Economia – o que é?

2 Através deste texto, você poderá compreender melhor o conceito de economia e a importância do profissional desta área. Bom estudo!

3 Economia é a noção de como são utilizados, pela sociedade, os recursos para produção de bens com valor e a maneira como é feita sua distribuição entre os indivíduos a que a ela pertencem. Economia, dessa maneira, é a ciência que estuda os processos de produção, acumulação, consumo de bens materiais e distribuição. Tem a intenção de controlar o desperdício em qualquer serviço ou atividade. A palavra “economia” significa “regras ou administração da casa”, derivada do grego da união dos termos “iokos” (casa) e “nomos” (costume). Assim sendo, a economia examina o comportamento do homem e sua relação entre suas necessidades e os recursos disponíveis para corresponder a essas necessidades.

4 “O que produzir. ”; “Quando produzir. ”; “Que quantidade produzir
“O que produzir? ”; “Quando produzir? ”; “Que quantidade produzir? ”; “Para quem produzir? ”; são os principais pontos norteadores para a investigação dos principais problemas econômicos e para as tomadas de decisão sobre a produção.

5 São dois os ramos da economia:
1. Microeconomia: que observa as várias formas de comportamento nas escolhas dos indivíduos 2. Macroeconomia: que estuda os processos microeconômicos privilegiando a economia como um todo. Há ainda a economia de mercado na qual organizações como bancos e empresas podem atuar com pouca interferência do estado e a economia de subsistência, pautada na produção de bens para consumo imediato

6 Toda ciência tem seu profissional atuante
Toda ciência tem seu profissional atuante. Na economia tem-se o economista, profissional que compreende a forma com a qual as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com intenções a produzir e distribuir bens e serviços. Ele atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia. No dia 13 de agosto comemora-se o dia desse profissional, o presidente Getúlio Vargas sancionou a lei 144, que criou a profissão do economista.

7 A economia de um país é seu termômetro e indica como anda a saúde econômica que afeta a vida de todos os indivíduos e leva a uma nova postura de suas diretrizes para sanar o problema. Essa questão não fica limitada apenas à economia local, tem profundas implicações para a economia mundial. Observe o caso da Grécia. Sua crise financeira, país de apenas 11 milhões de habitantes, pode afetar a economia mundial e a União Europeia.

8 O déficit orçamental grego, a diferença entre o que país gasta o que arrecada, está hoje 177% acima do pib do país, um dos índices mais altos da Europa. Esse déficit pode ser financiado por empréstimos, no caso grego, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do resto da Europa. Atualizando os números, a dívida grega chega a 320 bilhões de euros. O país, desde 2010, recebeu do FMI o equivalente a 240 bilhões de euros. A repercussão mundial da crise, entretanto, foi desencadeada quando venceu uma parcela de 1,6 bilhão de euros da dívida com o FMI.

9 Essa crise econômica na Grécia e vários outros países a cortar drasticamente os seus gastos públicos e elevando a taxa de juros para poder pagar suas dívidas, no que se refere à Europa, pode levar à dissolução da União Europeia. Observa-se, assim, que a economia afeta diretamente a vida dos indivíduos de uma sociedade, podendo ainda incomodar outras sociedade, já que estão todas ligadas direta ou indiretamente às questões econômicas.

10 Para trazer soluções que possam resolver ou amenizar crises econômicas, entra em campo o economista que é responsável pelo estudo da distribuição de recursos escassos para atender necessidades ilimitadas dando, assim, relevante parcela de contribuição intelectual para o desenvolvimento de nossa sociedade. Sua contribuição nas questões relacionadas à microeconomia refere-se quando as firmas buscam o equilíbrio entre o mercado de produção e mercado consumidor. Também é relevante sua contribuição à macroeconomia em questões como política de geração de emprego e renda, controle da inflação, investimentos, exportação e importação.

11 Vê-se, portanto, que a atuação do economista em uma sociedade é indispensável, já que somos uma sociedade em constante desenvolvimento, na expectativa de ideias inovadoras capazes de solucionar problemas advindos da relação do homem com o poder econômico.

12 Sugere-se a visualização dos vídeos disponibilizados nos links abaixo.

13 Referência: Imagens:

14


Carregar ppt "Economia – o que é?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google