Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Escola Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública ENAESP quinta-feira, 20 de setembro de 2018
2
O quê é? Um centro de excelência em ensino e valorização dos profissionais de segurança pública no Brasil
3
Finalidade Eixos do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios
Objetivos da ENAESP Qualificação da gestão Controle de armas Melhoria da Investigação Prevenção Social Redução da vitimização e da letalidade policial Valorização dos PSP Finalidade Eixos do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios
4
MJ MEC “Ao bradarmos ‘Brasil, pátria educadora’ estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, [...]” Dilma Rousseff (Discurso de posse)
5
ÁREAS DE ATUAÇÃO Formação Superior – Formação Tecnológica (EAD) e Pós-graduação Lato sensu e stricto sensu Capacitação técnica e gerencial: destinada à estruturação de políticas públicas prioritárias (Redução de Homicídios, ENAFRON, BMS, etc).
6
Forças - Estrutura parcialmente adequada - Corpo docente disponível
- Matriz Curricular Nacional - Curso Tecnólogo em SP no Catálogo do MEC - A SENASP realiza atividades típicas de escola DOCENTES – 100 mil cadastrados no EDUCATIO (417 MESTRADO / 143 DOUTORADO) Rede EAD (246 Mestres / 76 Doutores)
7
Fraquezas - Falta previsão orçamentária
- Instalações físicas limitadas - Pouca articulação com o MEC e CEEs - Inadequação da documentação educacional aos padrões MEC
8
Oportunidades - Previsão no Plano de Governo da Presidenta
- Parecer do MEC reconhecendo a necessidade da área de conhecimento - Expansão das Academias (PM, PJC e CBM) credenciadas como IES (MEC / CEEs) - Livre oferta de Graduações e Pós-Graduações em Segurança Pública por IES DÉFICIT – 350 mil PSP / Escalas de Serviço / Locais distantes de atuação EXPANSÃO DAS INSTITUIÇÕES - Principalmente no Bacharelado e Tecnólogo em Seg. Pública e Ciências Policiais - Mais de 80 Escolas de Segurança Pública em funcionamento – VER PESQUISA PERFIL 2012
9
Fragilidade - Distanciamento entre os saberes profissional e acadêmico
- Inexistência da Área do Conhecimento “Segurança Pública” - Inexistência de Instrumento de Credenciamento das Academias (PM, PJC e CBM)
10
Importância de uma Área de Conhecimento
Fomento da ciência, tecnologia e inovação Organiza o conhecimento científico Gera produção científica e indicadores Qualifica a formação de recursos humanos Desenvolvimento metodológico
11
9 meses Agenda interministerial MJ – MEC
Inclusão da Segurança Pública na tabela CAPES/CNPq Programa de fomento a graduação e pós-graduação em SP nas Universidades Criação da ENAESP Estruturação da Escola -Instrumento do MEC Credenciamento pelo MEC Execução dos cursos Atuação em rede ENAESP - Universidades - Academias (PM, PJC e CBM) das UFs 9 meses
12
Na esfera estadual, almeja-se replicar a boa prática do Conselho Estadual de Educação do Pará, que credenciou o Instituto de Ensino de Segurança do Pará como Instituição de Ensino Superior por meio da Resolução nº 482, de 10 de dezembro de 2009: Art 7º, Parágrafo Único – Poderão ser credenciadas como Instituições de Ensino Superior entidades que desenvolvam atividades de ensino militar e segurança pública que sejam amparadas por legislação específica, de conformidade com o disposto na Lei nº 9.394/1996, caso sejam atendidos os requisitos legais de enquadramento dessas Instituições no Sistema Estadual de Ensino.
13
Experiência do Pará
14
2009 -Reforma de todas as Normas Estaduais
15
Aprovação da Resolução CEE/PA nº 482/2009
16
Interpretação da Lei Estadual nº 6170/98
Grande Polêmica Interpretação da Lei Estadual nº 6170/98
17
CREDENCIAMENTO DE 3 NOVAS INSTITUIÇÕES NO SISTEMA ESTADUAL
18
INSTITUTO ESTADUAL CARLOS GOMES – EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
19
Bacharelado em Música;
Técnicos na área da música – conforme Catálogo Nacional; Complementação Pedagógica para os Bacharéis em Música.
20
ESCOLA DE GOVERNO – EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
21
Tecnológico em Gestão Pública;
Programa de segunda licenciatura para língua espanhola; Técnico em Secretaria Escolar.
22
INSTITUTO DE ENSINO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ (IESP)
23
LEI Nº 6. 257, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1999 D. O. E Nº 29
LEI Nº 6.257, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1999 D.O.E Nº , de 19 de Novembro que estabelece. Art. 1º - Fica criado o Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará - IESP como unidade de ensino com gestão própria, autonomia didática, cientifica e disciplinar, mantido pela Secretaria Executiva de Segurança Pública do Estado do Pará, com a finalidade de promover a formação e a qualificação de recursos humanos destinados às atividades de proteção dos cidadãos quanto à segurança e a riscos coletivos, por intermédio das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
24
A criação do Instituto de Ensino e Segurança Pública (IESP) foi um projeto inovador de integração da Segurança Pública: Integração das academias de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
25
Bacharelado em Ciências da Defesa Social e Cidadania;
Bacharelado em Gestão de Riscos Coletivos; Tecnologia em Segurança Pública.
26
Beatriz Padovani (91)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.