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GESTÃO DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO 5 º PERÍODO

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Apresentação em tema: "GESTÃO DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO 5 º PERÍODO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO 5 º PERÍODO

2 Nível de Serviço ao Cliente
Contexto A crescente competição global, o desenvolvimento mais rápido de novos produtos e a flexibilidade na fabricação, fez com que uma intensa variedade de produtos esteja disponível no mercado. Desde roupas e brinquedos, até produtos mais caros, como eletrônicos e automóveis. Se por um lado a variedade beneficia o consumidor, por outro, dificulta as decisões dos fabricantes e varejistas no momento de prever os níveis de demanda.

3 Nível de Serviço ao Cliente
O resultado desse ambiente de incertezas são previsões errôneas que aumentam os estoques das empresas e, consequentemente, os custos se elevam, comprometendo o lucro. Além disso, previsões errôneas e excessos de estoques mobilizam o setor de logística e vendedores, que dispensam atenção para liquidar esses produtos, deixando em segundo plano a venda de produtos mais lucrativos. Por esses motivos, as empresas estão buscando uma forma mais robusta e assertiva para prever a demanda e programar a produção. As tendências precisam conter uma evolução futura do mercado, pois apenas dados históricos de vendas são insuficientes para uma previsão acertada.

4 Ciclo de Vida do Produto
É característico que os produtos sigam um padrão de volume de vendas com o passar do tempo, que pode ser dividido em quatro estágios:

5 Produtos Funcionais e Produtos Inovativos
Funcionais: produtos com ciclo de vida longo. O fator preponderante no momento da compra é a simples função que ele cumpre no cotidiano do consumidor. Ex.:margarina ( os componentes se alteram); lingerie, sapatos masculinos, meias ( roupas não afetadas pela moda). As embalagens se alteram, porém em intervalos mais longos, superiores a um ano. Inovativos: produtos com ciclo de vida curto, normalmente, um ano ou menos. O fator ‘novidade’ é decisivo no momento da compra. Ex.: roupas e sapatos da moda, CDs de música popular, produtos tecnológicos, alguns brinquedos, etc.

6 Equilíbrio Oferta – Demanda
A demanda por produtos funcionais é mais previsível. Embora fatores externos possam interferir no processo de previsão. Já para produtos inovativos a previsão é bem mais difícil. As vendas ocorrem em períodos curtos de tempo e o processo de produção é bem apertado. Característica da demanda Produtos funcionais (demanda mais previsível) Produtos inovativos (demanda mais difícil de prever) Ciclo de vida do produto Mais de 2 anos 3 meses a 1 ano Margem 5 a 20% 20 a 60% Variedade do produto Baixa Alta Erro médio na previsão de demanda 10% 40 a 100% Desconto médio forçado ao fim da estação 0% 10 a 25%

7 Impactos da Demanda Não Atendida
No jargão da Logística, a falha que ocorre quando um cliente chega ao ponto de venda e não encontra o produto, é chamada de ruptura de estoque. Essa demanda não atendida impacta negativamente as preferências e expectativas do cliente. A busca pela redução de estoques é um dos fatores que contribuem para a ocorrência das rupturas de estoques, mas existem outros fatores relevantes.

8 Fatores que Geram Rupturas de Estoque
Disputa por Espaço nos Pontos de Venda Nas grandes redes varejistas há uma enorme disputa por espaços nas gôndolas. Os espaços privilegiados em função da posição de destaque, e visibilidade dos produtos são disputados pelos fabricantes. Em função da variedade dos fabricantes e falta de espaço, os varejistas mantém estoques baixos, que podem levar a rupturas de estoques. Variação Temporal da Demanda Alguns dias da semana, como sábado e domingo, por não ocorrer reabastecimento de alguns produtos, e vésperas de festas importantes como Natal, Páscoa e etc, podem ocorrer as indesejadas rupturas de estoques.

9 Fatores que Geram Rupturas de Estoque
Nível de serviço deficiente por parte do fornecedor Bons fornecedores, em geral, tem um esquema eficiente de entregas dos pedidos. Porém, a empresa pode ser ver obrigada a adquirir produtos de firmas novas com pouca credibilidade no mercado. Se a demanda for alta e o fornecedor incapaz de atender no tempo certo as necessidade da fabricante, pode ocorrer rupturas de estoque nos pontos de venda. Ineficiências do Varejista Rupturas de estoque também podem acontecer em função da má administração por parte do varejista, que não é eficiente na reposição de estoques. Divergências sobre as quantidades reais de produtos presentes na loja e àquela apontada no sistema pode resultar na falta do produto na gôndola.

10 Comportamento do consumidor em relação à falta do produto
Os consumidores tem reações diferentes diante da falta do produto no ponto de venda. Essas reações dependerão da situação d0 consumidor no ato da compra. Que podem ser classificadas da seguinte forma: Situacional: a não disponibilidade do produto na prateleira é ocasional, sem grande impacto na decisão de compra do consumidor. Essa situação ocorre quando não há urgência em adquirir o produto, podendo deixá-la para outro momento;

11 Comportamento do consumidor em relação à falta do produto
Consumidor específico: o comportamento de compra é específico em um fator, como por ex. o preço do produto. Neste caso, ele pode decidir por um produto similar de menor ou igual preço. Ou então adiar sua compra se o produto disponível for mais caro. Assim, a reação à ruptura de estoque dependerá da disponibilidade do concorrente. Ponto de venda específico: às vezes a escolha do varejista está condicionada à proximidade do domicílio do consumidor. Nesse caso, a ruptura de estoque pode ocorrer devido a falhas do varejista, ou pouco interesse em comercializar determinado produto. Condições sociodemográficas: diferentes faixas etárias, sexo, profissão, horários de trabalho impactam diretamente na falta do produto na hora da compra.

12 Estratégias para reduzir as rupturas de estoque
Parceria entre fornecedor e varejista através do VMI O sistema de reposição de estoques pelo fornecedor, denominado VMI (Vendor Managed Inventory ou Estoque Administrado pelo Fornecedor) no jargão da logística é bastante utilizado pelos varejistas. Nesse sistema o fornecedor é responsável pela reposição do estoque do cliente através de um intercâmbio de informações. As vantagens se estendem a fornecedores, varejistas e cliente. Fornecedores e varejistas reduzem seus níveis de estoques, e consequentemente, seus custos. Para os clientes, além da redução das rupturas de estoque, as economias feitas por fornecedores e varejistas podem ser repassadas para o cliente no preço final dos produtos.


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