A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Repensando a Logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Repensando a Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Repensando a Logística
Grupo: Ana Luisa, Carla Reis, Raissa Osório, Pedro Pires. AS FORÇAS DO MERCADO – U4

2 A globalização ao longo dos tempos veio se transformando e trazendo junto a si mudanças em diversos setores da economia. Também intimamente relacionado à globalização pode-se dizer que houve grandes reflexos em segmentos industriais , como o aumento da competitividade e a disponibilidade de novas tecnologias. Mas não só o segmento industrial sofreu modificações, hoje o mercado consumidor esta melhor informado sobre o que ele ira consumir e junto com isso mais exigente. Com esse novo mercado globalizado, as empresas estão se sentindo obrigadas a repensar uma forma de adaptar-se ao novo comportamento do mercado. Uma das formas existentes mais ainda pouco usadas para esse remodelamento é a mudança na logística, que esta presente em toda a cadeia da produção, pois compreende desde o fornecimento de insumos ate a entrada do produto final no mercado.

3 Hoje está sendo de suma importância as empresas repensarem no seu sistema logístico, devido ao fato de estar sendo observado que vem se tornado um fator critico de sucesso diante a grande competição. E devido ao fato da logística ser tratada apenas com o enfoque funcional e segmentado, problemas como: falta de foco no cliente, altos custos de logística, longos ciclos de produção e pouca flexibilidade tem sido constantemente observados. Um ponto que deve ser observado com peculiaridade e questão do estoque. O controle de estoques é extremamente necessário no processo de logística, pois pode compreender até 40% dos custos totais de uma organização. Tem-se observado que hoje um grande dilema é a decisão se terá estoque ou não. Há os pros e contras, pois se pensar em disponibilidade, qualidade dos produtos é uma vantagem, mas para isso há um grande custo de manutenção, que poderiam ser investidos de outra forma na empresa.

4 Surgiu um novo conceito em relação aos estoques que é o de logística integrada, que visa promover o fluxo continuo de suprimento, produção e distribuição sem interromper em nenhum momento o processo, minimizando cada vez mais o uso de estoque. Hoje pressões de diversos modos como: demanda por parcerias, competição externa, ciclo de vida mais curto dos produtos, etc. estão fazendo com que as empresas repensem os elementos da cadeia de logística. O uso correto da logística faz com que o cliente receba o produto certo, na quantidade certa, com a variedade e qualidade desejada. Esses quesitos sendo aplicados e utilizados na forma correta faz com que seja um fator ganhador de pedidos, pois o cliente se sente motivado em comprar o que deseja de empresas que apresentam o melhor serviço. Outro fator que tem deve ser observado pelas empresas é o fato dela apresentar vantagens competitivas em relação à concorrência.

5 Caminhando junto à tecnologia, mudanças como a diminuição do ciclo de vida dos produtos se torna constante. Os produtos tem se tornado ultrapassados rapidamente, e sua vida útil também, tornando o produto algo praticamente descartável. Observando isso, as empresas devem estar sempre inovando em seus produtos a fim de se manterem sempre atualizadas no mercado. Em conseqüência disso, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, pesquisando preços, vendo as características do produto, a qualidade, garantia, etc. Querendo ou não, a empresa se torna obrigada a criar uma política para que conquiste esse cliente, criando um vinculo de confiança. As empresas hoje estão cada vez mais priorizando a relação com seus fornecedores, buscando tornar uma relação homogenia, na busca de qualidade, preço, tempo de entrega no prazo determinado e outros fatores que fazem parte da logística de suprimento.

6 A empresa deve procurar cativar o cliente, da forma mais rápida, eficiente com menores custos possíveis. Melhorias no processo de distribuição fazem com que os produtos se tornem mais disponíveis, reduz os estoques de produtos acabados e se torna acessível ao cliente mais rápido e com menor custo. Chama-se de supply chain todo o esforço envolvido nos diferentes processos que as empresas criam valor na forma de produtos e benefícios para o consumidor final. Com a gestão do supply chain a empresa torna-se capaz planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde o fornecedor ate o cliente final.


Carregar ppt "Repensando a Logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google