A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Seminário ADIPA – 27 Maio 2007 António Almeida Retailer Services Director

2 ACNielsen Consumer Confidence Index
Portugal é dos países mais pessimistas! 131 130 127 131 INDIA 118 114 114 114 111 111 111 110 108 107 107 106 106 106 106 105 102 101 100 100 100 99 98 Média Global = 98 97 95 92 90 83 82 80 80 79 79 59 54 US = 106 ACNielsen Consumer Confidence Index IND NOR DEN IRE CAN NZ AUS MAL HK INDO SG SPA BEL POL VNM SWI NL US RUS FIN UK PH CZE BAL SA GRE SWE TH ITA AT HUN FRA TW TR JAP GER POR KOR Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

3 Elevada pressão na Economia Portuguesa
Desemprego cresce PIB estagnado Familias endividadas Máximo Mínimo Fonte : The Economist Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

4 Elevada pressão na indústria de FMCG
Indústria de FMCG perde Quota de Mercado no Orçamento Familiar para outras Indústrias: Telecomunicações Lazer Banca Etc. Oferta Preço (MD e PP) ganha Quota de Mercado ás MARCAS da indústria % Alimentação + Bebidas no Orçamento Familiar Fonte : INE Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

5 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Qual o peso e evolução dos vários formatos Alimentares? Qual a dinâmica do Retalho Tradicional? Qual a tendência da Restauração? Qual a evolução do formato Cash&Carry? Qual a dimensão e evolução das principais categorias nos Cash&Carry? Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

6 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Qual o peso e evolução dos vários formatos Alimentares? Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

7 Há uma revolução no Retalho Alimentar todas as décadas 2005- 2015 a década dos Discounts (?)
Portugal Volume de Vendas em Milhões de € no Índice Nielsen Alimentar Fonte: Nielsen | Recenseamento (*) Estimativa Nielsen Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

8 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Qual o peso e evolução dos vários formatos Alimentares? Qual a dinâmica do Retalho Tradicional? Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

9 Tradicionais mantém níveis de facturação com menos lojas Apesar de perderem Quota de Mercado para os Hipers+Supers Facturação (Milhões €) Nº Lojas Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

10 Crescimento dos Livre Serviços impede a queda dos Tradicionais Livre Serviços ultrapassam as Mercearias em facturação Facturação (Milhões €) Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

11 Livre Serviços aumentam 70% a facturação média por loja nos últimos 10 anos, enquanto as Mercearias mantém o mesmo nível Facturação Anual Por Loja (Mil €) Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

12 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Qual o peso e evolução dos vários formatos Alimentares? Qual a dinâmica do Retalho Tradicional? Qual a tendência da Restauração? Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

13 Estagnação na Restauração
Diminuição do nº de lojas e da facturação da Restauração em Portugal Facturação Nº Lojas 0,5% 0,4% - 0,4% - 1,2% Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

14 Formato Snack perde Quota de Mercado Cafés+ Snacks representam 84% da facturação e 93% do nº lojas
Quota Mercado Valor por Formato Fonte: Nielsen | Recenseamento Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

15 Restauração de Centro Comercial tem uma Quota de Mercado de 4% em nº lojas e 7% em facturação
Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

16 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Qual o peso e evolução dos vários formatos Alimentares? Qual a dinâmica do Retalho Tradicional? Qual a tendência da Restauração? Qual a evolução do formato Cash&Carry? Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

17 Elevada pressão no sector Grossista
Diminuição da facturação e do nº lojas no universo Cash&Carry Facturação Nº Lojas - 2% - 2,4% - 1,4% Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

18 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Qual o peso e evolução dos vários formatos Alimentares? Qual a dinâmica do Retalho Tradicional? Qual a tendência da Restauração? Qual a evolução do formato Cash&Carry? Qual a dimensão e evolução das principais categorias nos Cash&Carry? Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

19 Alimentação e Bebidas são as áreas de negócio mais importantes nos C&C
Vendas em Valor e Variações das Principais Categorias estudadas pela Nielsen nos C&C Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

20 Bebidas é a única área a crescer nos C&C
Vendas em Valor e Variações das Principais Categorias estudadas pela Nielsen nos C&C Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

21 Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?
Elevada pressão nas Familias, Economia, Indústria de Grande Consumo e na Distribuição O Retalho Alimentar Tradicional mantém os níveis de Facturação mas as Mercearias e os Livre Serviços têm tendências opostas: Livre serviços crescem e ultrapassam as Mercearias em facturação Mercearias continuam a diminuir em número e mantém a mesma facturação média por loja nos últimos 10 anos Restauração começou a diminuir lojas e facturação Elevada pressão no formato C&C não existindo crescimento da facturação TOP 3 Organizações C&C fazem 60% da facturação Alimentação e Bebidas são as principais áreas de negócio dos C&C Bebidas é a única área de negócio a crescer nos C&C Marcas Distribuição de C&C especialmente importantes na Mercearia Factor mais importante para o consumidor na escolha de 1 loja em Portugal é a PROXIMIDADE, que é a principal vantagem do Retalho Alimentar Tradicional Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição em Portugal?

22 Obrigado Seminário ADIPA – Maio 2007 Qual a dinãmica da Distribuição
em Portugal? Confidential & Proprietary Copyright © 2007 The Nielsen Company


Carregar ppt "Qual a dinâmica da Distribuição em Portugal?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google