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O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO

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Apresentação em tema: "O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO"— Transcrição da apresentação:

1 O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
PORTUGAL NO BRASIL: O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO Frederico Falcão Instituto da Vinha e do Vinho, IP 4 Julho 2012

2 O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
PORTUGAL NO BRASIL: O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO I – INTRODUÇÃO I I – PORTUGAL, PAÍS DE VINHO I I I – O MERCADO DO VINHO NO BRASIL I V – AS EXPORTAÇÕES PORTUGAL – BRASIL V – A MARCA WINES OF PORTUGAL V I – A PROMOÇÃO DO VINHO PORTUGUÊS NO BRASIL

3 INTRODUÇÃO Portugal é um país do “Velho Mundo” que se orgulha de ter o Vinho como fator determinante da construção da sua história, da sua cultura e da sua identidade. A relação histórica entre Portugal e o Brasil torna natural a troca de experiências entre os povos e, desde há muito, o consumidor brasileiro habituou-se a apreciar as inúmeras referências de elevada qualidade que o património vinícola português tem para oferecer.

4 PORTUGAL A VINHA A PRODUÇÃO A EXPORTAÇÃO

5 PORTUGAL, PAÍS DE VINHO O Vinho acompanha os oito séculos de história de Portugal, sendo hoje um dos sectores que mais contribui para o desenvolvimento e internacionalização da economia Portuguesa. Esta relação ancestral com a produção de vinho materializa-se na oferta ao consumidor de vinhos distintos, correspondentes a 30 Denominações de Origem e 14 Indicações Geográficas, elementos basilares na organização do sector vitivinícola e o principal garante da sua qualidade e genuinidade.

6 VINHA Área de vinha: ha 40% da área de vinha em Portugal encontra-se classificada como apta à produção de vinhos com Denominação de Origem (94,4 mha)

7 PRODUÇÃO Produção 2011/2012: 5,6 milhões hl o valor mais baixo das últimas 10 campanhas variação (campanha anterior): -21,5% Variação (média das 5 campanhas precedentes): -13,3%

8 PRODUÇÃO As regiões mais representativas: acima de 1Mhl: Douro entre 0,8 e 1Mhl: Beiras, Minho, Lisboa e Alentejo

9 PRODUÇÃO Os vinhos certificados (DO + IG) representam quase ¾ da produção Vinhos com DO: 50% (2,8 Mhl)

10 EXPORTAÇÃO - evolução Crescimento positivo (em volume e em valor) nos últimos 3 anos

11 EXPORTAÇÃO– valores globais
Os produtos mais representativos: Em volume: vinho Em valor: licoroso (maioritariamente DO Porto)

12 EXPORTAÇÃO – análise por mercados
(exceto Porto e Madeira) Angola: o nosso maior mercado em volume (28%) e em valor (20%)

13 EXPORTAÇÃO – variação 2010-2011
+ 3,6% + 14,0% Evolução: positiva no volume e valor negativa no preço médio (granel sobe 36% em volume)

14 EXPORTAÇÃO 1º trimestre de 2012 Valor: 151.650 mil euros
Volume: hl crescimento de 14% em valor e 29,3% em volume (face ao período homólogo de 2011).

15 BRASIL O MERCADO DO VINHO A IMPORTAÇÃO PORTUGAL E O MERCADO DO BRASIL

16 BRASIL: O MERCADO DO VINHO 190 milhões habitantes
Consumo vinho per capita: 1,8 litros/habitante Consumo total vinho 2011: 340 milhões litros Vinhos importados: 20% do mercado total Fontes: UVIBRA – União Brasileira de Viticultura Instituto Brasileiro Geografia e Estatística Min. Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Brasil) Belém 23 Junho 2010

17 IMPORTAÇÃO BRASIL 2009-2011 Ano 2011 (valores totais):
Crescimento a 3 anos: Em volume: 32% Em valor: 50% Ano 2011 (valores totais): Volume: 76 milhões litros Valor: 295 milhões $US

18 IMPORTAÇÃO BRASIL 2011 EM VALOR
Argentina e Chile perfazem 50% das importações brasileiras Portugal é 5º fornecedor de vinho

19 PORTUGAL E O MERCADO DO BRASIL
O Brasil é um dos mercados externos mais importante para os vinhos portugueses (tranquilos), numa perspetiva de médio e de longo prazo: Pelo enorme potencial de crescimento que demonstra: uma classe média em rápido crescimento e uma frequência de consumo com grande potencial de crescimento; Pela importância já detida no mercado, ímpar nos mercados de maior dimensão internacional; Apetência e facilidade na interpretação dos nossos vinhos, tendo como base a ligação histórica entre os 2 países. Belém 23 Junho 2010

20 Evolução exportações Portugal / Brasil
(sem Vinhos do Porto e Madeira) máximo absoluto do volume de vinho exportado para o Brasil: 8,4 milhões de litros Belém 23 Junho 2010

21 Crescimento médio anual 2002-2011 (em volume e em valor) : 14%
PORTUGAL E O MERCADO DO BRASIL: a última década NOTA: valores não incluem vinhos do Porto e Madeira Belém 23 Junho 2010 Crescimento médio anual (em volume e em valor) : 14%

22 PORTUGAL E O MERCADO DO BRASIL Ano 2011
Volume: hl Valor: 23,7 milhões de euros Preço médio: 2,8 euros/litro Nas exportações portuguesas: 6º em volume / 4º em valor NOTA: valores não incluem vinhos do Porto e Madeira Belém 23 Junho 2010

23 PORTUGAL E O MERCADO DO BRASIL
A IMAGEM DO VINHO PORTUGUÊS Os vinhos portugueses têm uma excelente imagem junto do consumidor brasileiro sendo, juntamente com os vinhos italianos, a grande referência de qualidade. Algumas das nossas regiões têm também uma notoriedade elevada, com destaque para o Alentejo e Vinho Verde, que fazem parte do top 10 das regiões mais conhecidas no Brasil. Esta notoriedade dos vinhos portugueses, suas regiões e marcas, não tem qualquer paralelo noutros mercados emergentes com a dimensão do Brasil. Fonte: Wine Intelligence Vinitrac – Estudo sobre comportamento, imagem e hábitos de consumo no Brasil, realizado em Dezembro de 2010, a consumidores regulares de vinho importado. Belém 23 Junho 2010

24 A MARCA Belém 23 Junho 2010

25 A marca Wines of Portugal – A World of difference nasce em 2010.
Marca umbrella criada para a promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro. A marca tem como principal objetivo trazer uma maior notoriedade aos vinhos portugueses no sentido de estimular a sua exportação e competitividade. Para criar uma imagem relevante dos nossos vinhos, a Wines of Portugal apoia-se na qualidade e distintividade dos mesmos, atributos proporcionados pela diversidade de regiões, terroirs, castas e blends que lhes conferem caraterísticas diferenciadoras face aos outros vinhos do Mundo Belém 23 Junho 2010

26 A PROMOÇÃO DOS VINHOS PORTUGUESES NO BRASIL
Ações da ViniPortugal: Grandes Provas e degustações, Seminários e ações de ponto de venda e cursos de formação para sommeliers. Também fazem promoção no Brasil: A Fenadegas, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, as CVR do Alentejo,  do Dão, de Lisboa e do Tejo. As organizações profissionais e interprofissionais já investiram desde 2009 cerca de 5 milhões de euros em promoção no Brasil. Relevante também o esforço das empresas privadas com o apoio dos importadores brasileiros.    A comunicação da marca é feita pela ViniPortugal através das ações de promoção, de  sites e redes sociais Belém 23 Junho 2010

27 A PROMOÇÃO DOS VINHOS PORTUGUESES NO BRASIL
Belém 23 Junho 2010

28 MUITO OBRIGADO Belém 23 Junho 2010


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