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Publicoumarcio morais marcio Alterado mais de 6 anos atrás
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1 Para Líderes
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2 SIGNIFICADO DO 5S Utilização l Utilização, Seleção, Classificação Ordenação l Ordenação, Arrumação, Organização Limpeza l Limpeza, Inspeção Saúde l Saúde, Higiene, Padronização, Asseio Autodisciplina l Autodisciplina, Autocontrole, Respeito S EIRI S EITON S EISO S EIKETSU S HITSUKE
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3 Comparação entre Housekeeping e 5S Aplicável em ambientes onde as pessoas vivem ou trabalham Foco na transformação das pessoas Metodologia construtivista com caráter educativo Transformação baseada em críticas e sugestões Transformação em médio prazo, mas com facilidade para a manutenção Aplicável em ambientes onde as pessoas transitam Foco na transformação do ambiente Metodologia indutiva com caráter de adestramento Transformação baseada em investimentos Transformações em curto prazo mas com dificuldade para a manutenção Housekeeping5S
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4 Metodologia de Implantação do 5S Sensibilização da alta e da média gerências Auditoria Plano de Ação Ações de Melhorias Consolidação dos 3 primeiros “S”? Estruturação do ComitêTreinamentos com ênfase nos 3 primeiros “S” 3S Lançamento do 5S e ações sistemáticas de descarte, ordem e limpeza Discussão de Metas Ações sistemáticas de saúde, padronização e autodisciplina 5S Treinamentos com ênfase no 2 últimos “S” Certificação Consolidação do5S?
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5 Auditorias de 5S Planejamento das auditorias Elaboração e envio do relatório Melhorias Feed-back para o auditado Elaboração do Plano de ação pelas áreas Capacitação de Auditores Auditoria Divulgação de resultados
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6 O Papel das Lideranças Transformar os relatórios das avaliações em Planos de Ação (conscientização, melhorias, manutenção e investimentos) Transformar os relatórios das avaliações em Planos de Ação (conscientização, melhorias, manutenção e investimentos) Executar as ações previstas Executar as ações previstas Inserir o 5S como pauta de reuniões periódicas Inserir o 5S como pauta de reuniões periódicas Conscientizar, apoiar e monitorar os avanços Conscientizar, apoiar e monitorar os avanços Introduzir o padrão de 5S na análise de resultados das instalações sob responsabilidade de cada um dos profissionais de nível imediatamente inferior Introduzir o padrão de 5S na análise de resultados das instalações sob responsabilidade de cada um dos profissionais de nível imediatamente inferior Realizar visitas periódicas às instalações com o foco para o 5S Realizar visitas periódicas às instalações com o foco para o 5S Dar o exemplo Dar o exemplo
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7 5S - Fatores de Fracasso Falta de entendimento dos conceitos, principalmente pelas lideranças (Housekeeping X 5S) Falta de entendimento dos conceitos, principalmente pelas lideranças (Housekeeping X 5S) Falta de um plano estratégico Falta de um plano estratégico Ter pressa na execução. Preocupação em atingir metas Ter pressa na execução. Preocupação em atingir metas Fazer o 5S para os outros (Alto Escalão, Clientes e Auditores) Fazer o 5S para os outros (Alto Escalão, Clientes e Auditores)
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8 5S - Fatores de Sucesso Liderança do Número 1 5S como Processo estratégico Participação de toda a Empresa Promoção contínua Escolha da estratégia correta (usar lideranças para a condução no dia-a-dia)
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SEIRI É saber utilizar sem desperdi ç ar. Vamos combater o desperdício de recurso! Analise cada recurso que você mantém no ambiente. Retire todas as coisas e documentos das gavetas, armários e outros compartimentos. Coloque de volta apenas o que você usa. Mantenha próximo de você apenas o que você usa com muita freqüência e na quantidade adequada. O que você usa de vez em quando, deixe em um local mais afastado e que possa ser usado por outras pessoas. Aquilo que você não usa mais, descarte-o do ambiente, enviando-o para possíveis interessados ou colocando-o no lixo. Verificar se o histórico de consumo justifica a manutenção da quantidade observada no local. Evite excessos. Tenha somente o necessário e na quantidade necessária. Evite descartar aquilo que ainda pode ser usado. Evite manter no local de trabalho objetos ou documentos pessoais que você não usa com freqüência. Mantenha as instalações e os recursos em boas condições de uso, de forma que não gerem riscos ou perdas.
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SEITON É saber organizar para facilitar o acesso e a reposi ç ão. Vamos combater a bagunça e o desperdício de tempo! Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Defina o local de guarda de cada recurso móvel, visando a facilidade de acesso, a reposição, a segurança, o conforto e a preservação. Isto inclui objetos pessoais como bolsa, pasta, casaco, paletó, sobretudo, guarda-chuva, sapatos, etc. Guarde os recursos de forma que seja fácil a sua localização visual. Recursos colocados por trás, muito acima ou muito abaixo da linha de visão do usuário na posição de pé, obrigando-o a inclinar-se ou subir em um suporte (banco ou escada), dificultam a localização visual. Evite misturar recursos de características muito diferentes ou largar os recursos úteis diretamente no piso ou sobre armários. Identifique e sinalize recursos, locais e postos de trabalho para evitar perda de tempo e riscos para você e para outras pessoas que freqüentam o ambiente ou utilizam os recursos.
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SEISO É saber usar sem sujar. Vamos combater a sujeira! A melhor pessoa para manter o ambiente limpo é você. A limpeza feita pelo próprio usuário do ambiente contribui para a redução da sujeira, o combate à fonte de sujeira, a identificação e eliminação de locais de difícil acesso, a identificação de problemas de conservação, a identificação de malefícios provocados pela sujeira e a melhoria do ambiente de trabalho. Mesmo quando a limpeza do ambiente é feita por pessoal especializado, cabe a você evitar a geração de sujeira e indicar os pontos onde a sujeira se esconde. Use adequadamente os locais de uso coletivo. Sempre que sair destes locais, deixe-os limpos e organizados, adequados para serem usados por outros. Analise se as lixeiras e outros coletores de recursos inúteis ao ambiente facilitam a manutenção da limpeza e a remoção do material descartado (quantidade, localização, conservação, higiene, tipo, tamanho, sinalização, identificação, freqüência de retirada do lixo e prática da coleta seletiva. Dê sugestões de melhorias.
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SEIKETSU É saber cuidar da sa ú de f í sica e mental. Vamos criar um ambiente de trabalho saudável! Identifique os recursos de acordo com um padrão. Caso ainda não existam alguns deles, dê sugestões. Discuta com a equipe as Regras de Convivência para os comportamentos que incomodam algumas pessoas, até chegar a um consenso. Tenha uma preocupação efetiva e pró-ativa com relação à saúde e higiene do trabalho. Verifique se existem problemas de ergonomia. Se há desconfiança, solicite um estudo de um especialista. Invista na sua saúde física e mental. Exemplos: Cuide da higiene pessoal (limpeza das roupas e calçados, barba, cabelo, higiene bucal, etc.); Pratique exercícios de relaxamento; Previna e/ou elimine doenças contraídas fora do trabalho (obesidade, dependência química, câncer, stress, sedentarismo, etc.); Crie o hábito de se integrar com outros colegas de trabalho (confraternizações, torneio de jogos, etc.); Discuta com a equipe uma decoração adequada para o seu ambiente (quadros, plantas, fotos e outros elementos ornamentais), etc.
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SHITSUKE É cumprir rigorosamente o estabelecido. Vamos ter atitudes de qualidade! Honre a sua palavra. Ela é sagrada. Cumpra rigorosamente todos os compromissos assumidos na data e horário definidos. Na impossibilidade, faça contato o mais rapidamente possível com as pessoas afetadas, tentando contornar o atraso e até estabelecendo um novo acordo, quando for o caso. Evite repetir impontualidades. Cumpra rigorosamente os acordos, normas e regras independente de cobranças. Aquilo que você não concorda, apresente sugestões aos responsáveis, mas respeite o que foi consensado e/ou definido. Analise se as suas atitudes estão prejudicando outras pessoas, direta ou indiretamente. Seja humilde e tente mudar a forma de agir quando a sua consciência reconhece isto. Peça o apoio das pessoas mais próximas, pois não é fácil mudar uma hábito adquirido e praticado ao longo de toda a sua vida.
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14 Dicas para a Melhoria Contínua do 5S Definir responsáveis por área ou por tipo de atividade Fazer auto-avaliações periódicas de 5S (quinzenal ou mensal) Fazer bate-papo freqüente de 5 minutos sobre aspectos comportamentais, podendo aproveitar Diálogos de Segurança Desenvolver Rotinas de Organização e Limpeza Planejar tempo e recursos para as melhorias Visitar outras áreas
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