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EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC

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Apresentação em tema: "EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC"— Transcrição da apresentação:

1 EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
                   

2 HOSPITAL REGIONAL UNIMED - FORTALEZA
PROGRAMA 5S HOSPITAL REGIONAL UNIMED - FORTALEZA

3 PROGRAMA 5S Fases de Implantação Formação de Avaliadores do 5S
Coleta de Dados (fotos) Sensibilização das Chefias e Lideranças Treinamento do maior número possível de envolvidos Dia D Formação de Avaliadores do 5S Avaliação do 5S Anotações

4 Formação dos Avaliadores
PROGRAMA 5S Formação dos Avaliadores Conceitos do Programa 5S Características de um Auditor Fichas de Avaliação Anotações

5 O R I G E N S JAPÃO

6 O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA

7 O R I G E N S PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

8 O R I G E N S QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO

9 O R I G E N S QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO 2º Maior PIB do mundo
80% do relevo montanhoso Maior indústria de pesca do mundo Renda per capita é de quase 40 mil dólares

10 O que é Qualidade ? É o conjunto de ações previamente planejadas e implementadas que visem alcançar a satisfação do cliente, através da utilização adequada de todos os recursos envolvidos: humanos, materiais, financeiros e equipamentos.

11 O B J E T I V O S Melhoria da qualidade intrínseca
Preparar as organizações para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Melhoria da qualidade intrínseca Incremento da eficiência Eliminação do desperdício Redução de custos Otimização de espaços Detecção precoce de anormalidades

12 O B J E T I V O S Melhoria das relações humanas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Melhoria das relações humanas Redução do “stress” das pessoas Padronização dos processos Redução de atos e condições inseguras Incentivo à criatividade

13 Desorganizado?

14 5 S O QUE É O MÉTODO SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ORDENAÇÃO SEISO LIMPEZA
SEIKETSU SAÚDE/PADRONIZAÇÃO SHITSUKE AUTO-DISCIPLINA

15 PARA UTILIZAÇÃO QUE SERVE S E I R Manter no local apenas aquilo que é
necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

16 Utilização Verificar o que é útil e necessário.
COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor. Adequar os estoques às necessidades. Manter o estritamente necessário.

17 Utilização Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais
RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

18 PARA QUE SERVE ORDENAÇÃO S E I T O N Arrumar e ordenar aquilo que
permaneceu no setor por ser considerado necessário.

19 ORDENAÇÃO Analisar onde e como as coisas são guardadas.
COMO PRATICAR Analisar onde e como as coisas são guardadas. Definir critérios para organizá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual.

20 ORDENAÇÃO Reorganizar o local de trabalho (layout).
COMO PRATICAR Reorganizar o local de trabalho (layout). Alocar objetos com maior freqüência de uso mais próximo de si. Definir lugar e modo adequado de guardá-las. Manter tudo em seus lugares após o uso.

21 ORDENAÇÃO Racionaliza os espaços.
RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

22 Lembre-se: 1ºS : “O quê eu preciso realmente?”
2ºS: “Cada coisa no seu devido lugar!”

23 PARA QUE SERVE L I M P E Z A S E I O Deixar o local limpo
e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

24 LIM PE Z A Fazer uma faxina geral.
COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Descobrir e eliminar as fontes de sujeira. Limpar os objetos antes de guardá-los.

25 LIM PE Z A Educar para não sujar. Desenvolver hábitos de limpeza.
COMO PRATICAR Educar para não sujar. Desenvolver hábitos de limpeza. Verificar o estado de uso enquanto se faz a limpeza. Todos devem se comprometer com a limpeza de cada um.

26 LIM PE Z A Conscientiza sobre a necessidade de manter
RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição, e por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

27 PARA QUE SERVE S E I K T U S A Ú D E / PADRONIZAÇÃO
Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

28 SAÚDE / PADRONIZAÇÃO Praticar sempre os 3S anteriores.
COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

29 SAÚDE / PADRONIZAÇÃO Manter limpos e higienizados locais de uso comum.
COMO PRATICAR Manter limpos e higienizados locais de uso comum. Observar as práticas de segurança no trabalho. Pensar e agir positivamente. Valorizar a aparência pessoal e da empresa. Evitar todas as formas de poluição.

30 SAÚDE / PADRONIZAÇÃO Reduz acidentes.
RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

31 PARA QUE SERVE S H I T U K E AUTO - D I S C I P L I N A
Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

32 AUTO-DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores.
COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5S. Criar mecanismos de avaliação e motivação.

33 AUTO-DISCIPLINA Compartilhar visão e valores.
COMO PRATICAR Compartilhar visão e valores. Participar dos programas de treinamento. Educar para a criatividade. Planejar com foco no processo. Melhorar a comunicação em geral. Aplicar os conceitos do 5s com empenho e persistência.

34 AUTO-DISCIPLINA GRÁFICO SERRA

35 AUTO-DISCIPLINA GRÁFICO ASCENDENTE

36 AUTO-DISCIPLINA Facilita a execução das tarefas.
RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

37 5ºS: “Melhorar sempre!” Lembre-se: 1ºS : “O quê eu preciso realmente?”
2ºS: “Cada coisa no seu devido lugar!” 3ºS: “Não sujar!” 4ºS: “Ambiente favorável, trabalho saudável!” 5ºS: “Melhorar sempre!”

38 Os resultados de um treinamento podem ser comparados a uma semente
Os resultados de um treinamento podem ser comparados a uma semente. Caso não haja um terreno fértil e um clima adequado há uma grande possibilidade de a semente plantada não brotar, mesmo que brote as chances de uma morte prematura ou crescimento anormal são grandes.

39 MELHORAR O SEU AMBIENTE DE TRABALHO É MELHORAR A SUA
VIDA !!!

40 AGRADECE !!!


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