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OBJETIVOS ESPECÍFICOS

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Apresentação em tema: "OBJETIVOS ESPECÍFICOS"— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final do treinamento, os participantes deverão sentir-se capacitados e motivados a implantar a “MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO “ em suas áreas de trabalho, e ou atuação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 . Ser capaz de implantar os 5 passos para o programa; 2 . Valorizar o programa como recurso para efetivar melhorias nas áreas; 3 . Identificar a necessidade de mudança de hábitos no que diz respeito ao programa.

2 Um Bom Começo para a implantação da Qualidade
Método 5S Um Bom Começo para a implantação da Qualidade

3 MÉTODO

4 O R I G E M JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA

5 O B J E T I V O S OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Preparar uma Organização Pública, empresa, departamento, bairro, escola, cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Melhorar a qualidade dos serviços/produtos; Melhorar o ambiente de trabalho e de atendimento ao usuário; Melhorar a qualidade de vida dos funcionários/moradores. Educar para a simplicidade de atos e ações; Maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis; Reduzir gastos e desperdícios; Otimizar o espaço físico; Reduzir e prevenir acidentes; Melhorar as relações humanas; Aumentar a auto-estima dos funcionários/moradores;

6 5 S O QUE É MÉTODO SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ORDENAÇÃO SEISSO LIMPEZA
SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE AUTODISCIPLINA

7 PARA UTILIZAÇÃO QUE SERVE S E I R Manter no local apenas aquilo que é
necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

8 Utilização Verificar o que é útil e necessário.
COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.

9 Utilização Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais
RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

10 PARA ORDENAÇÃO QUE SERVE S E I T O N Arrumar e ordenar aquilo que
permaneceu no setor por ser considerado necessário.

11 ORDENAÇÃO Analisar onde e como as coisas são guardadas.
COMO PRATICAR Analisar onde e como as coisas são guardadas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

12 ORDENAÇÃO Racionaliza os espaços.
RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

13 PARA L I M P E Z A QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo
e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

14 LIM PE Z A Fazer uma faxina geral.
COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.

15 LIM PE Z A Conscientiza sobre a necessidade de manter
RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição, e por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

16 PARA S A Ú D E QUE SERVE S E I K T U
Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

17 SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores.
COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

18 SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários.
RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

19 PARA AUTO-D I S C I P L I N A QUE SERVE S H I T U K E
Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

20 Auto-DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores.
COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

21 Auto-DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato.
RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

22 O 5 S E A CIDADANIA REEDUCAÇÃO ADOÇÃO DE VALORES - ÉTICA
APLICAÇÃO ABRANGENTE - TRANSCENDE O AMBIENTE DE TRABALHO - REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DO INDIVÍDUO ENQUANTO CIDADÃO TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE


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