A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor"— Transcrição da apresentação:

1 ? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor
Vai melhorar a nossa qualidade de vida no trabalho e fora dele.

2 analisando a nossa empresa
VAMOS COMEÇAR analisando a nossa empresa Nosso ambiente de trabalho poderia ser melhor ? Existem coisas desnecessárias em nossa área? Se existem, vocês concordam que elas só atrapalham? Estamos usando corretamente nossas máquinas e ferramentas?

3 E a limpeza: o nosso local de trabalho é limpo?
As normas de segurança estão sendo levadas a sério? Quantas vezes fazemos a mesma tarefa até acertar? Estamos desperdiçando alguma coisa (tempo, dinheiro, matéria-prima, peças, espaço, etc.)?

4 Será que não podemos facilitar o nosso trabalho?
E o ruído, a poeira, podemos acabar com eles em nossa área? E no nosso banheiro, podemos mostrá-lo a um visitante?

5 5S Para resolver esses problemas, vamos aprender a usar um
programa simples e eficiente 5S

6 NO BRASIL TEMOS OS 5 SENSOS
Por que o nome “5S” ? É que o programa foi criado no Japão. E lá ele tem nomes que começam com a letra “S”. NO BRASIL TEMOS OS 5 SENSOS

7 O que você acha dos produtos japoneses?
Pois é, a qualidade no Japão começou com o programa 5S O que você acha dos produtos japoneses?

8 ? O QUE VOCÊ ACHA DAS : MARCAS : HONDA PANASONIC MITSUBISHI SONY
TOYOTA

9 Vamos conhecer o primeiro “S”
SENSO DE UTILIZAÇÃO

10 SENSO DE UTILIZAÇÃO É ter somente o necessário no local de trabalho
Vocês já observaram que com o tempo a gente vai acumulando coisas, materiais, ferramentas desnecessárias em nosso local de trabalho.

11 É papel velho, caixas, ferramentas, ferro velho, eletrodos de solda usados, pedaços de polpa, embalagem velha, mangueiras, baldes, e muitas outras coisas desnecessárias tomando o nosso espaço. Virou BAGUNÇA

12 Como praticar o Senso de
UTILIZAÇÃO Vocês e seus colegas devem analisar tudo o que está no local de trabalho e separar o que é necessário e o que não é necessário. ENFIM : SEPARAR “O JOIO DO TRIGO”.

13 Senso de ULILIZAÇÃO Etapa inicial
COLOCAR O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO LOCAL DE TRABALHO USADOS CONSTANTEMENTE OBJETOS E DADOS NECESSÁRIOS COLOCAR UM POUCO AFASTADO DO LOCAL DE TRABALHO USADOS OCASIONALMENTE USADOS RARAMENTE MAS NECESSÁRIO COLOCAR SEPARADO NUM LOCAL DETERMINADO CLASSIFICAÇÃO SEM USO POTENCIAL VENDER OU DISPOR IMEDIATAMENTE OBJETOS E DADOS DESNECESSÁRIOS POTENCIALMENTE ÚTEIS OU VALIOSOS TRANSFERIR PARA ONDE FOREM ÚTEIS QUE REQUEREM OUTRO LOCAL ESPECIAL DETERMINAR OUTRO LOCAL

14 A T E N Ç Ã O Só vocês sabem o que é necessário em seus locais de trabalho. O importante é que mantenham apenas o essencial para o trabalho, evitando assim desperdício de material e perda de tempo Na bagunça a gente ainda corre o risco de se acidentar ou provocar acidentes.

15 VAMOS CONHECER O SEGUNDO “S” SENSO DE ORDENAÇÃO

16 O segredo está em localizar rapidamente aquilo de que necessitamos.
Vocês concordam que “enche o saco” procurar alguma coisa e não encontrar? O nome ORDENAÇÃO já indica tudo, ou seja, temos que ter um local para guardar as coisas de modo que todos saibam como encontrá-las. O segredo está em localizar rapidamente aquilo de que necessitamos. Quando precisamos procurar alguma coisa, nunca encontramos. Perdemos tempo... e a paciência. 5 S l i m

17 É ter um lugar para cada coisa e, cada coisa em seu lugar
SENSO DE ORDENAÇÃO É ter um lugar para cada coisa e, cada coisa em seu lugar

18 PRÓXIMO AO LOCAL DE TRABALHO
FREQUÊNCIA DE USO ONDE GUARDAR TODA HORA NO LOCAL DE TRABALHO TODO DIA PRÓXIMO AO LOCAL DE TRABALHO TODA SEMANA ALMOXARIFADO SEM USO POSSÍVEL COLOCAR À DISPOSIÇÃO

19 ORDENAR É IDENTIFICAR Sempre que possível devemos usar placas indicativas, cores, símbolos, de forma bem visível para facilitar a localização de cada material.

20 VAMOS CONHECER O TERCEIRO “S” SENSO DE LIMPEZA

21 SENSO DE LIMPEZA É mais do que limpar; é não sujar

22 Dar uma geral no local de trabalho
Limpar, lavar, pintar...pisos, tetos, paredes, banheiros, máquinas, ferramentas, etc. Não deixar nenhum cantinho passar despercebido. Dar uma geral no local de trabalho

23 Senso de LIMPEZA significa também zelar pelas ferramentas e materiais de trabalho.
É o senso de prevenção/conservação É inspecionar enquanto limpa. O importante é deixar sempre limpo e nas condições adequadas para ser utilizado novamente.

24 É não usar máquina/ equipamento fora das especificações
É não usar máquina/ equipamento fora das especificações. Portanto, forçar um equipamento contraria o senso de limpeza. Usamos o senso de limpeza quando encaminhamos uma máquina/equipamento para a manutenção, sempre que observamos alguma anomalia (barulho, trinca, vibração, queda de desempenho, etc).

25 PRATICAR O SENSO DE LIMPEZA É DIZER NÃO A TODO TIPO DE POLUIÇÃO:
SONORA VISUAL AMBIENTAL

26 Já vimos três “S” e com eles bem praticados conseguiremos:
Mais espaço para trabalhar. Acabar com desperdício de tempo e de material. Trabalhar com mais conforto. Reduzir riscos de acidentes. Mostrar nossos banheiros para visitantes sem qualquer constrangimento. Economizar energia...inclusive a nossa. Já vimos três “S” e com eles bem praticados conseguiremos:

27 Praticando bem os sensos de
UTILIZAÇÃO, ORDENAÇÃO e LIMPEZA estamos ganhando saúde.

28 VAMOS CONHECER O QUARTO “S” SENSO DE SAÚDE

29 SENSO DE SAÚDE É manter as condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental Ter senso de SAÚDE é estar sempre vigilante; verificar todo dia as condições do nosso local de trabalho: banheiros, refeitórios, gavetas, mesas, prateleiras...

30 E, ainda, é não dar moleza para a sujeira:
É cuidar sempre da nossa saúde física e mental. É cuidar da higiene nos mínimos detalhes: usar roupas limpas, lavar as mãos antes das refeições, cuidar da aparência, etc. É seguir os procedimentos de segurança do trabalho.

31 Senso de saúde também é trabalhar em grupo.
É criar e manter um bom ambiente de trabalho. É dizer não às fofocas, às brincadeiras de mau gosto e às discussões sem sentido. É não permitir a degradação do nosso ambiente.

32 VAMOS CONHECER O QUINTO E ÚLTIMO “S”
SENSO DE AUTODISCIPLINA

33 SENSO DE AUTODISCIPLINA
É saber das suas responsabilidades e estar comprometido com elas: não precisa o chefe mandar. É se sentir responsável pela qualidade de seu trabalho e de sua vida. É cumprir padrões éticos, morais e técnicos. SENSO DE AUTODISCIPLINA

34 É permitir que sua vida seja
É fazer e praticar o que se aprende. É não permitir que o local de trabalho volte a ser como era antes.. É permitir que sua vida seja melhor do que antes! DESFRUTE !

35 Praticando os 5S: Senso de UTILIZAÇÃO Senso de ORDENAÇÃO
Senso de LIMPEZA Senso de SAÚDE Senso de AUTODISCIPLINA

36 ESTAREMOS : Facilitando e descomplicando nossas tarefas
Melhorando nosso relacionamento com os colegas. Tornando o dia-a-dia na empresa mais tranquilo Melhorando qualidade de nosso trabalho. Ajudando nossa empresa a ser mais competitiva e consequentemente garantindo sua sobrevivência e nosso emprego.


Carregar ppt "? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google