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Pesquisa e Prática em Educação II

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Apresentação em tema: "Pesquisa e Prática em Educação II"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa e Prática em Educação II
Aula 2 Viviane da Costa Lopes

2 Objetivos aula 2 Analisar problemática do conhecimento científico ao longo do seu desenvolvimento; Aprimorar as características do conhecimento científico.

3 O que é o conhecimento o conhecimento humano, nas suas diferentes formas, é fruto das condições materiais do homem num determinado tempo histórico. Segundo Andery (2007, p. 13), assim como os demais tipos de conhecimento produzidos pelo homem, a ciência também é determinada pelas necessidades materiais dos homens. © Haywiremedia | Dreamstime.com

4 A produção do conhecimento científico não é, pois, prerrogativa do homem contemporâneo. Quer nas primeiras formas de organização social, quer nas sociedades atuais, é possível identificar a constante tentativa do homem para compreender o mundo e a si mesmo;

5 é possível identificar, também, como marca comum aos diferentes momentos do processo de construção do conhecimento científico, a inter-relação entre as necessidades humanas e o conhecimento produzido; ao mesmo tempo em que atuam como geradoras de ideias e explicações, as necessidades humanas vão se transformando a partir, entre outros fatores, do conhecimento produzido.

6 Relação entre ciência e filosofia
Por que estudar a história da filosofia para compreender o desenvolvimento da ciência?

7 1) À medida em que diversas correntes da filosofia se propuseram a entender e a explicar a realidade, os sistemas de saber foram se renovando, chamando atenção para as ciências técnicas, para a natureza e à experiência vivida.

8 2) As ciências, por sua vez, tem sido um recurso dos filósofos para poder abalar os sistemas filosóficos estabelecidos (DUTRA, 2005).

9 a ciência iniciou seus por volta do século V a. C
a ciência iniciou seus por volta do século V a.C., quando os filósofos pré-socráticos almejaram explicar racionalmente a natureza a partir dela própria, a partir da relação entre physis (natureza), arqué (elemento primordial), kosmos (ordem da natureza) e logos (pensamento).

10 Coma crise do modelo naturalista dos filósofos pré- socráticos, surge a sofística, que passou a defender uma visão relativa do mundo, despertando dúvidas quanto à pretensão da filosofia de conhecer a verdade absoluta, favorecendo o surgimento do relativismo e do humanismo.

11 Contra o movimento sofista, Sócrates contrapunha-se a todo tipo de relativismo e acreditava em valores e verdades permanentes. A visão dos sofistas sobre a possibilidade do conhecimento, assim como a visão de Sócrates sobre a verdade, será retomada com mais profundidade no capítulo 2 do nosso material. © Anastasios71 | Dreamstime.com

12 De acordo com Kerferd (2003, p
De acordo com Kerferd (2003, p. 12), os seguintes temas prevaleceram nos ensinamentos dos sofistas: a necessidade de aceitar o relativismo nos valores e noutras coisas, sem reduzir tudo ao subjetivismo; e a crença de que não há área da vida humana, ou do mundo como um todo, que seja imune à compreensão alcançada por meio de debate racional.

13 A ciência na Idade Média
a fé prevalece como verdade e fundamento de todo conhecimento. Pensadores cristãos como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino se aproximaram das obras clássicas da filosofia grega e selecionaram aspectos que diziam ser compatíveis com a religião cristã para explicar racionalmente a fé. © Viktor Pravdica | Dreamstime.com

14 Santo Agostinho privilegiou a metafísica platônica, especialmente seu dualismo entre mundo espiritual e material; São Tomás de Aquino, a lógica aristotélica e seus recursos demonstrativos e sistemáticos.

15 Modernidade no período da Modernidade ocorre a revolução científica que ficou conhecida como “Revolução Copérnica”, resultante dos estudos de Nicolau Copérnico sobre a revolução dos corpos celestes em 1543.

16 A tese central de Copérnico refutava a tese da Terra ser imóvel e ocupar lugar central no universo. Baseando-se em cálculos matemáticos, Copérnico criou o modelo heliocêntrico, em que defende a tese do Sol ser o centro e a Terra como um astro que gira ao redor do mesmo © Mmgemini | Dreamstime.com

17 De acordo com Marcondes (2002, p
De acordo com Marcondes (2002, p. 150), a ciência moderna surge “quando se torna mais importante salvar os fenômenos e quando a observação, a experimentação e a verificação de hipóteses tornam-se critérios decisivos, suplantando o aspecto metafísico”.

18 a ciência, assim como os demais tipos de conhecimentos, é resultado da relação do homem com sua existência material. E como a história da humanidade é marcada por diferentes transformações, o mesmo se deu com a ciência propriamente.

19 Definição de conhecimento científico
O conhecimento científico pode ser definido assim como o “aperfeiçoamento do conhecimento comum e ordinário obtido por meio de um procedimento metódico, o qual mobiliza explicações rigorosas e ou plausíveis sobre o que se afirma sobre um objeto da realidade” (GALLIANO, 1979, p. 21).

20 Conceituação da ciência:
toda ciência se compõe de um conjunto de hipóteses e teorias resolvidas e a resolver; possui um objeto próprio de investigação que é um determinado setor da realidade recortado para fins de descrição e explicação; possui um método, sem o qual as tarefas acima seriam impraticáveis.

21 Características do conhecimento científico
O surgimento do conhecimento científico coincide com a preocupação do homem em compreender e exercer algum tipo de domínio e controle sobre a natureza e ou as condições de sua existência; É um tipo de conhecimento que exige o emprego de métodos, processos, técnicas de análise que fazem desse tipo de conhecimento ser analítico, comunicável, verificável, organizado e sistemático.

22 Características principais do conhecimento científico de acordo com Chaui (2000, p. 317-318):  
Objetivo- procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas; Quantitativo- busca medidas, padrões, critérios de comparação e avaliação para coisas que parecem ser diferentes.

23 homogêneo- busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes. Diferenciadores- não reúnem nem generalizam por semelhanças aparentes, mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes.  

24 Referências ANDERY, Maria Amalia P. A. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Atica, 2000.

25 Prática e Pesquisa em Educação II
Atividade 2 Viviane da Costa Lopes

26 Sobre as características do conhecimento científico, considere:
O surgimento do conhecimento científico coincide com a preocupação do homem em compreender e exercer algum tipo de domínio e controle sobre a natureza e ou as condições de sua existência; É um tipo de conhecimento que exige o emprego de métodos, processos, técnicas de análise que fazem desse tipo de conhecimento ser analítico, comunicável, verificável, organizado e sistemático. É objetivo: procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas; Toda ciência se compõe de um conjunto de hipóteses e teorias resolvidas.

27 Que alternativas estão corretas?

28 Todas as alternativas estão corretas.


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