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Profa. Dra. Marta Scarpato

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Apresentação em tema: "Profa. Dra. Marta Scarpato"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Marta Scarpato
Unidade II DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. Dra. Marta Scarpato

2 A educação física na LDBEN (9394/96)
LDBEN - art. 26, parágrafo 3o - Educação Física deve estar integrada à proposta pedagógica da escola e ser um componente curricular obrigatório na educação básica. Educação Física sendo reconhecida como uma disciplina na educação básica. É um “componente curricular” - importância dessa disciplina com todo o seu campo de conhecimento produzido.

3 A educação física na LDBEN (9394/96)
LDBEN art. 21, parágrafo 1o - Educação Básica: três níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Educação Física ser oferecida para os 3 níveis de ensino nas escolas públicas e privadas.

4 A educação física na LDBEN (9394/96)
A educação física ainda precisa se fazer mais presente no contexto escolar; Mostrar seu verdadeiro valor pedagógico; Estar articulada à proposta pedagógica da escola

5 Níveis do planejamento da educação escolar
Planejamento do Sistema de Educação Planejamento da Escola Planejamento Curricular Planejamento de Ensino Planejamento de Aula Níveis do Planejamento da Educação precisam estar articulados para um bom funcionamento da escola

6 Níveis do planejamento da educação escolar
O planejamento de ensino de Educação Física - ir ao encontro do Planejamento da Escola. LDBEN art. 13º. - professores devem participar da elaboração do planejamento da escola e segui-lo em suas aulas. Saber qual tendência pedagógica que a escola acredita, que tipo de aluno ela quer formar, para que o planejamento de ensino daquele determinado ano escolar esteja adequado e vá ao encontro desses princípios filosóficos e pedagógicos.

7 Interatividade A “Educação física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica”, (Art. 26, § 3 LDBEN). Essa indicação prevê: Que a Educação Física na escola passa a ser considerada obrigatória como as outras matérias do núcleo comum e deve, juntamente a elas, assumir o papel previsto pela Lei no currículo da escola Que a Educação Física integrada ao currículo da escola deve contribuir para o desenvolvimento e a formação do indivíduo diante das finalidades educacionais previstas na Lei Que a Educação Física integrada ao currículo da escola deve ser definida a partir de metas que visam melhorar as habilidades e capacidades do aluno diante dos conteúdos e finalidades educacionais que são diferenciadas das demais matérias do núcleo comum da escola As questões I e II estão corretas As questões II e III estão corretas Somente a questão I está correta As questões I, II e III estão corretas As questões I e III estão incorretas

8 Resposta Resposta correta é a “a”.
A educação física como qualquer outra disciplina deve contribuir para a formação dos alunos, e ao ser reconhecida na LDB como componente curricular ganha uma força maior no contexto escolar.

9 O ato de planejar Planejar é algo que faz parte do cotidiano humano;
Descrença; (Lopes, 2005; Vasconcellos, 2002; Fusari, 1984); Antes da elaboração é preciso conhecer a realidade da Instituição e do aluno; Professor: profissional da educação e autor do Planejamento de Ensino ; Pensar, planejar e prever o que vamos ensinar aos alunos; Etapas sequenciadas e contínuas;

10 O planejamento de ensino
Planejar o quê vamos ensinar aos nossos alunos; Buscar os objetivos almejados com aquela determinada disciplina e com os alunos; Aprender a superar as dificuldades surgidas;

11 O planejamento de ensino
Compreender as etapas do Planejamento de Ensino: Objetivos de ensino – para quê vou ensinar? Conteúdos de ensino – o quê vou ensinar? Procedimentos de ensino – como vou ensinar? Recursos didáticos – com quê vou ensinar? Avaliação da aprendizagem -   o quê, como e para quê avaliar o que foi ensinado

12 Interatividade Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Nesse sentido, a atividade pedagógica de planejar deverá ser considerada uma atividade Individual, pois as parcerias só ocorrem nas ações para além da sala de aula. Individual, pois os professores agem sozinhos, como especialistas que são. Coletiva, pois o ato de ensinar é um ato coletivo que envolve planejar o processo de ensino- aprendizagem. Coletiva, que só ocorre nos períodos destinados ao processo de planejamento, no início e final do semestre letivo. Imposta aos professores pelas Secretarias da Educação e coordenações pedagógicas como medida de controle. 

13 Resposta A alternativa correta é a “c”.
O ato de planejar envolve pensar tanto o processo de ensino- como vou ensinar?, para que vou ensinar ?– como o processo de aprendizagem – como os alunos aprendem? qual a realidade desses alunos?

14 Objetivos de ensino “Para que vou ensinar?”
Expressar o que se pretende alcançar; Dois níveis: Geral: Prevê alcançar a longo prazo. Específicos: o que deve ser atingido ao término de cada Planejamento de aula ou unidade

15 Conteúdos de ensino “O que vou ensinar?” Selecionar;
Significativos, relacionados à realidade e aos interesses dos alunos; PCNs (1997) : Esportes, jogos, lutas e ginástica, Atividades rítmicas e expressivas, Conhecimento sobre o corpo; Esporte como único conteúdo; Temas Transversais: ética, saúde, orientação sexual, etc.

16 Procedimentos de ensino
“Como vou ensinar?” Ato de escolha; Ensinar do mesmo modo? Considerar a diversidade dos alunos: Teoria das Inteligências Múltiplas do Gardner; Desenvolver as diferentes habilidades para aprendizagem integral;

17 Interatividade Ao selecionar, na elaboração do planejamento de ensino, quais conteúdos de ensino serão desenvolvidos com aquele determinado ano escolar, o professor precisa Ver quais temas que os alunos aprenderão, pois a proposta sempre vem imposta pela coordenação da escola e cabe ao professor somente transmitir os conteúdos. Conhecer a fase de desenvolvimento dos alunos e propor conteúdos que facilitem a aquisição do conhecimento. Somente escolher os conteúdos, afinal é o professor quem deve saber o que será mais adequado para os alunos aprenderem independente de seus interesses e necessidades. Escolher os conteúdos mais significativos, que estejam relacionados à realidade e aos interesses dos alunos, levando em conta a realidade onde a escola está situada, o momento histórico vivido e principalmente que eles possam ser desenvolvidos durante o ano letivo com flexibilidade, caso haja necessidade de fazer alterações. Durante o ano letivo, apenas, comunicar os alunos que aqueles conteúdos serão estudados.

18 Resposta Resposta correta é a “d”.
O professor precisa conhecer a realidade da escola, os interesses dos alunos para que o conteúdo aprendido seja significativo e transformador, pois

19 Recursos didáticos “Com que vou ensinar?”
Os materiais utilizados para estimular o ambiente de aprendizagem; Apoiam e facilitam o processo de ensino- aprendizagem; Educação dos sentidos; Variedade de recursos, levar os alunos a confeccionarem os materiais.

20 Avaliação da aprendizagem
“O que, como e para que avaliar?” Diagnosticar o processo de ensino- aprendizagem; Acolher o conhecimento do aluno; É contínua, a cada aula, a cada fechamento de Unidade; Usar diferentes instrumentos: trabalho individual, em grupo, relatórios escritos, prova oral, auto-avaliação, etc.

21 Interatividade Dentre as etapas de um Planejamento de Ensino, há o objetivo geral e os objetivos específicos.  O objetivo geral e os específicos descrevem o que o professor pretende desenvolver ao longo do ano com os alunos. O objetivo geral apresenta o que se prevê alcançar durante o ano com os alunos e os objetivos específicos onde se pretende chegar ao término de cada aula ou de unidade de ensino. Tanto o objetivo geral quanto o específico precisam modificar o comportamento dos alunos. Os objetivos específicos são o mais importante na elaboração do planejamento de ensino. O objetivo geral e os específicos são comuns a todas as disciplinas da escola.

22 Resposta Resposta correta é a “b”.
A própria nomenclatura já explicita porém é importante compreender que são fases distintas e o professor precisa ter clareza de cada uma delas no decorrer de suas aulas.

23 ATÉ A PRÓXIMA!


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