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Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008

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Apresentação em tema: "Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008

2 Resolução FNDE n° 51/2008 estabelece critérios para apresentação e apoio financeiro a projetos que visem o fomento à produção de material, à formação de educadores, coordenadores e gestores da Educação de Jovens e Adultos e da Economia Solidária e à publicação de experiências que integrem EJA e Economia Solidária. 1§ qm pod apresentar projetos? 2§ 1ºslide do q se trata a resolução

3 Proponentes: - Instituições Públicas de Ensino Superior; - Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (com ensino superior)‏. As instituições proponentes poderão firmar parcerias com: - Instituições Comunitárias de Ensino Superior; - Instituições Confessionais de Ensino Superior; Entidades sem fins lucrativos, que atuem nos campos da EJA e/ou da Economia Solidária.

4 Os projetos deverão contemplar, obrigatoriamente, 3 linhas de ação:
Linha de Ação I - Produção de material pedagógico-formativo e de material de apoio didático que incorporem a proposta de Economia Solidária na EJA; Linha de Ação II - Formação em EJA e Economia Solidária para educadores, coordenadores e gestores; Linha de Ação III - Publicação de experiências de EJA integradas ao desenvolvimento da Economia Solidária.

5 Linha de Ação I - Produção de material pedagógico-formativo e de material de apoio didático que incorporem a proposta de Economia Solidária na EJA - Produção e criação de materiais específicos para os processos de formação de educadores, coordenadores e gestores envolvidos nos processos de educação de jovens e adultos e de economia solidária. Produção de material de apoio didático que incorpore conteúdos orientadores para o desenvolvimento das práticas junto aos sujeitos/comunidade.

6 Material pedagógico-formativo:
Material pedagógico-formativo: Pressupostos teóricos e de estratégias metodológicas construídos nas experiências de EJA e Economia Solidária na diversidade de contextos; Fundamentar e subsidiar a elaboração de propostas para a EJA incorporando ao currículo a dimensão trabalho por meio do desenvolvimento da Economia Solidária junto aos atores envolvidos nos processos educativos.

7 Material de apoio didático para educadores e material didático para educandos: Proposta que permita a apropriação e construção de conhecimentos por meio do diálogo com a realidade dos sujeitos; Incorpore ao currículo discussão das possibilidades de desenvolvimento de práticas que, pautadas nos princípios e valores da Economia Solidária, efetivem processos de emancipação dos sujeitos da EJA e suas comunidades; Diálogo com a base comum nacional de conhecimentos.

8 Na elaboração dos projetos, deverão ser considerados alguns aspectos para a linha de de ação I:
Contemplar os aspectos fundamentais, referentes à Economia Solidária e, no caso de incubadoras, tratem de cooperativas populares de empreendimentos econômicos solidários; Pesquisa junto aos sujeitos envolvidos na EJA e em experiências de Economia Solidária na diversidade de contextos; Perspectiva interdisciplinar; Avaliação e validação junto aos atores da EJAda Economia Solidária e, se possível, com a apresentação formal da articulação com escolas de EJA.

9 Linha de Ação II - Formação em EJA e Economia Solidária para educadores, coordenadores e gestores das duas áreas Abordagem de conteúdos que possibilitem atuação efetiva em processos que integrem EJA e Economia Solidária; Propostas de expansão e dinamização dos espaços educativos de EJA e Economia Solidária e integração de conhecimentos e práticas dos 2 campos como forma de possibilitar aos educandos da EJA e comunidades a apropriação de novas formas de geração de trabalho e renda de maneira sustentável e solidária;

10 Contemplar atividades diversificadas por meio de aulas, oficinas, dinâmicas, pesquisas que integrem educação e trabalho associado e incorporem os princípios e valores da Economia Solidária; A abordagem de conteúdos de forma interdisciplinar , refletindo sobre as potencialidades dos sujeitos e do ambiente para o desenvolvimento local; Construção e avaliação do material pedagógico-formativo e de apoio didático nos processos de formação envolvendo educadores, educandos e comunidade escolar e não escolar.

11 Linha de Ação III - Publicação de experiências de EJA integradas ao desenvolvimento da Economia Solidária Registrar, selecionar e publicar práticas de EJA integradas às práticas de Economia Solidária com o objetivo de socializar as experiências e vivências em educação, trabalho associado e geração de renda e fomentar a produção de materiais específicos que subsidiem propostas adequadas à diversidade de contextos, seus sujeitos e comunidades.

12 Os projetos deverão desenvolver-se por meio de pesquisas junto às comunidades e deverão contemplar:
 Experiências contextos diversificados que demonstrem o potencial da EJA associada à Economia Solidária Contemplar histórias orais, registros fotográficos e participação efetiva de educadores e educandos da EJA e comunidade local no desenvolvimento da economia solidária; Apresentação tanto os resultados positivos como as dificuldades do contexto, relatando a participação dos envolvidos nos processos decisórios e as estratégias utilizadas para a solução das dificuldades encontradas; Sistematização das experiências analisadas e registradas para publicação e distribuição, aproveitando as experiências vinculadas ao processos desenvolvidos nas linhas dea ação I e II; Experiências que destaquem o papel da escola enquanto espaço de construção de práticas de cooperação, solidariedade e sustentabilidade;

13 As propostas deverão observar em sua organização os seguintes aspectos:
Todas as linhas de ação devem contemplar diálogo entre as áreas EJA e Economia Solidária e a articulação com escolas e processos de economia solidária; Integração dos conhecimentos e práticas da Economia Solidária e da EJA em todas as linhas de ação (produção de materiais, formação e publicação de experiências); A diversidade de contextos sócio-ambientais nos quais os projetos poderão ser desenvolvidos; O formato dos cursos de formação (extensão, aperfeiçoamento, especialização); Envolvimento e participação dos diferentes atores da EJA e da Economia Solidária;

14 Das Inscrições Proposta de Projeto de Produção de Material e Formação em EJA e Economia Solidária Edital nº 03/2009 MEC/SECAD/DPEJA - Coordenação Geral de Educação de Jovens e Adultos Ministério da Educação Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Edifício Sede, Sala 715 CEP: Brasília DF


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