A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno:Alejandro Vargas Neto Orientadora: Teresinha Weiller

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno:Alejandro Vargas Neto Orientadora: Teresinha Weiller"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno:Alejandro Vargas Neto Orientadora: Teresinha Weiller
Ampliação da cobertura de atenção à saúde bucal dos escolares da Unidade Básica Distrito de Laranjeiras, do Município de Vicente Dutra/RS Aluno:Alejandro Vargas Neto Orientadora: Teresinha Weiller

2 Vicente Dutra 5.264 habitantes 2 UBS CENTRO – DISTRITO LARANJEIRAS
RENDA: fabricação cuias.

3 Bairro Sitio Floresta

4 Descrição da UBS Responsável por aproximadamente 1.500 habitantes;
1 ESF (ESF 2) 1 médico, 1 enfermeira, 2 Agentes Comunitárias. 1 Dentista e 1 ASB;

5 UBS Distrito Laranjeiras

6

7

8

9

10

11

12

13 INTRODUÇÃO A ampliação da cobertura a atenção dos escolares.
Atenção especifica e individualizada(tempo) Resultados imediatos a curto prazo!

14 Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares.
Objetivo geral Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares.

15 Objetivos específicos
Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares Melhorar registro das informações Promover a saúde bucal dos escolares Facilitar acesso a Unidade Básica de Saúde Criar vinculo com os usuários (humanização do atendimento)

16 Motivos da Intervenção
1- Criar vinculo com a criança 2- Estimular ações de prevenção no cotidiano da escola, buscando garantir a integralidade da atenção junto aos escolares.

17 3- Fragilidade e acompanhamento escasso em uma fase importantíssima da formação da criança
4- Condição bucal dos escolares comprometida, antes da intervenção 5 – Erupção dos primeiros molares e transição da dentição em alguns escolares 6- Necessidade de atenção por parte da criança ( professores sobrecarregados)

18 Metodologia Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde- Saúde Bucal nº17 Ficha espelho (UFPel). Planilhas de coleta de dados (UFPel). Planilha de triagem do manual de Diretrizes de Saúde Bucal da SMS de São Paulo/SP.

19 n= 35 na faixa etária ( 6 a 12 anos)
Meta e Resultado Meta 1: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 100% dos escolares de 06 a 12 anos de idade das escolas da área de abrangência. Resultado: n= 35 na faixa etária ( 6 a 12 anos)

20 n= 19 referente as turmas alvo da intervenção
Meta e Resultado Meta 2: Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 100% dos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Resultado: n= 19 referente as turmas alvo da intervenção

21 Meta e Resultado Meta 3: Realizar primeira consulta odontológica em 100% dos escolares da área classificados como alto risco para doenças bucais. Resultado: n= 19 referente aos alunos de alto risco

22 Meta e Resultado Meta 4: Fazer busca ativa de 100% dos escolares da área, com primeira consulta programada faltosos. Resultado:

23 Meta e Resultado Meta 5: Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares. Resultado:

24 Meta e Resultado Meta 6: Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental 100% dos escolares de alto risco para doenças bucais. Resultado:

25 Meta e Resultado Meta 7 : Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares com primeira consulta odontológica. Resultado:

26 Meta e Resultado Meta 8: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares da área. Resultado:

27 Meta e Resultado Meta 9: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos escolares. Resultado:

28 Meta e Resultado Meta 11: Fornecer orientações nutricionais para 100% das crianças. Resultado:

29 Atividades realizadas durante a intervenção na UBS
Restaurações com Cimento Ionômero de Vidro Exodontias Profilaxias Aplicações tópicas de flúor Encaminhamentos para realização Ortodontia

30

31 Atividades realizadas em âmbito escolar
Palestras Jogos Ações comunitárias envolvendo pais e alunos Orientações de higiene oral e dieta Aplicações tópicas de flúor

32 Panorama geral dos tratamentos realizados
Antes da intervenção Após a intervenção Dentes decíduos afetados por cárie = 84 Dentes decíduos restaurados = 78 Dentes permanentes afetados por cárie = 8 Dentes permanentes restaurados = 8 Crianças classificadas alto risco = 19 Crianças classificadas alto risco = 7 Dentes decíduos indicados para exo= 21 Dentes decíduos extraídos = 17 Crianças que necessitavam de tratamento = 24 Crianças com tratamento concluído = 20

33 Discussão Pontos positivos:
Aproximação dos escolares com profissionais de saúde Vinculo entre comunidade e funcionários da UBS; Melhoria na condição bucal dos escolares; Aumento das ações de promoção de saúde e prevenção.

34 Discussão Pontos negativos:
Materiais quebrados por tempos longos (cadeira); Fenômenos naturais recorrentes(enchentes); Remanejo dos profissionais para ações no município, nos dias da intervenção; Dificuldade de transporte quando agendada visitas as escolas do interior.

35 Reflexão crítica Vinculo fortificado entre comunidade e profissionais da equipe Criação de um projeto que ira estender- se. Aumento no número de ações envolvendo os preventivas e de promoção de saúde Trabalho multidisciplinar

36 Conclusão Grande aprendizado pessoal ao mesmo tempo em que, promovíamos ações de saúde junto a população, contribuindo para a compreensão do sistema atual de saúde e a sua administração.

37 Bibliografia BOTELHO, L. P.; ZANIRATI, V. F.; PAULA, D. V.; LOPES, A. C. S.; SANTOS, L. C. Promoção da alimentação saudável para escolares: aprendizados e percepções de um grupo operativo. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 35, n. 2, p , ago VILHENA,F.V.; DE CARVALHOSALES-PERES,S.H.;CALDANA,M.L.; BUZALAF, M.A.R.Novo protocolo para as ações de saúde bucal coletiva: padronização no armazenamento, distribuição e uso do material de higiene bucal. Ciênc. saúde coletiva vol.13 suppl.2 Rio de Janeiro Dec. 2008 FREYSLEBEN,G.R.; PERES,M.A; MARCENES,W. Prevalência de cárie e CPO-D médio em escolares de doze a treze anos de idade nos anos de 1971 e 1997, região Sul, Brasil. Rev. Saúde Pública vol.34 n.3 São Paulo June 2000. PAULETO,A.R.C.; PEREIRA,M.L.T.; CYRINO,E.G. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciênc. saúde coletiva vol.9 n.1 Rio de Janeiro Jan. 2004 Cadernos de Atenção Básica numero 17-Saude Bucal. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde,Departamento de Atenção Básica, Brasilia,DF,2006. Cadernos de Atenção Básica numero 24 – Saúde na Escola. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

38 OBRIGADO!


Carregar ppt "Aluno:Alejandro Vargas Neto Orientadora: Teresinha Weiller"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google