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Execução e Controle carlos.turino@toledoprudente.edu.br.

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1 Execução e Controle

2 OBJETIVOS: Explicar a relação entre os processos de planejamento, organização, execução e controle. Definir execução e controle. Estabelecer a relação entre controle e avaliação de desempenho. Definir a palavra autocontrole e explicar a importância desse conceito para a gestão organizacional.

3 PRODUÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E IDEIAS OBJETIVOS PROCESSO DE PLANEJAMENTO
EXECUÇÃO OBJETIVOS PROCESSO DE PLANEJAMENTO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO Figura Processos de planejamento e organização fornecem os dados de entrada para o processo de execução, que produz bens, serviços e ideias.

4 PROCESSO DE CONTROLE COMO GARANTIR RESULTADOS O OBJETIVO COMPARADOS
NECESSIDADE DE MUDAR O OBJETIVO COMO GARANTIR O OBJETIVO RESULTADOS COMPARADOS COM OBJETIVOS RISCOS E OPORTUNIDADDES DAS ATIVIDADES Figura Informações produzidas pelo processo de controle.

5 OBJETIVO (VOCÊ DEVERIA ESTAR AQUI)
VOCÊ ESTÁ AQUI OBJETIVO (VOCÊ DEVERIA ESTAR AQUI) x INÍCIO DAS ATIVIDADES CAMINHO PLANEJADO (VOCÊ DEVERIA IR POR AQUI) Figura Objetivo é o critério para o controle e avaliação da execução das atividades.

6 Processo de Planejamento Processo de execução
Definição de Objetivos Informações sobre resultados Padrões de controle Comparação entre os resultados e os padrões de controle Processo de Planejamento Figura Componentes do processo de controle

7 ATIVIDADES CONTROLE PRÉVIO CONTROLE DO PROCESSO CONTROLE POSTERIOR
AUDITORIA DE SISTEMAS DA QUALIDADE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO CONTROLE TRADICIONAL DA QUALIDADE Figura Três momentos de controle, com exemplos correspondentes

8 O resultado é igual ao objetivo. Uma recompensa pode ser apropriada.
IGUAL AO ESPERADO O resultado é igual ao objetivo. Uma recompensa pode ser apropriada. MENOR QUE O ESPERADO O resultado ficou abaixo do objetivo. Uma ação corretiva pode ser apropriada. A redução do objetivo pode ser apropriada. Mais recursos podem ser necessários. ACIMA DO ESPERADO O resultado é maior que o objetivo. Recompensas são apropriadas. O objetivo pode ser aumentado. Figura Possibilidades de informações reveladas pelo sistema de controle.

9 PLANEJAMENTO CONTROLE
Figura Informações do processo de controle alimentam o processo de planejamento e reiniciam o ciclo do processo de administração.

10 CONTROLE ESTRATÉGICO Grau de realização das missões, estratégias e objetivos. Adequação dos planos estratégicos ao ambiente externo. Desempenho global da organização Concorrência e outros fatores externos. Eficiência dos recursos. CONTROLE NAS ÁREAS FUNCIONAIS Quantidade e qualidade dos produtos e serviços. Taxas de desempenho dos recursos humanos. Eficiência do esforço promocional. Desempenhos dos fornecedores CONTROLE OPERACIONAL Rendimento das atividades. Consumo dos recursos.

11 INTERESSE DO ACIONISTA EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS
BALANCED SCORECARD INTERESSE DOS CLIENTES APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO Figura Uma representação gráfica da ideia do Balanced Scorecard (BSC)

12 Foco nos pontos estratégicos Atenção às atividades de transformação
Atenção aos elementos mais significativos das operações Precisão Tomada de decisão depende de informações precisas de controle Rapidez Informação de controle deve chegar rapidamente ao tomador de decisões Objetividade Economia de palavras: vim, vi, venci Economia Benefícios devem ser maiores que os custos do controle Aceitação sistemas de controle devem ser aceitos pelos controlados Êmfase na escessão Apenas os desvios devem merecer atenção Figura Características de um sistema eficaz de controle

13 Tipos de controle sobre pessoas Controle formal: autoridade formal
Controle social: pressão do grupo social Controle técnico: pressão de próprio trabalho Resistência aos sistemas de controle Provocada pelo sentimento de perda de liberdade Avaliação de desempenho Fornecer feedback à equipe é a principal finalidade Autocontrole É a técnica de controle de pessoas mais alinhadas com as modernas práticas de gestão Figura Aspectos comportamentais dos sistemas de controle


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