A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Mestrando: Einstein Randal Pereira Gomes Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS GIANTI - Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação

2 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
AGENDA Introdução Justificativa Questão de Pesquisa Objetivos Revisão Bibliográfica Método de Pesquisa Cronograma Contribuições Potenciais GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

3 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Introdução O Brasil ainda se situa num estágio inicial de evolução da Internet (Intercontinental Networks), uma das mais revolucionárias aplicações de TI. Sistemas eficientes de TI  importantes diferenciais competitivos. O comércio eletrônico possui um imenso potencial de utilização em produtos, serviços, mercados e tecnologia. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

4 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Justificativa Não há consenso quanto às cifras movimentadas pelo comércio eletrônico, considerado entretanto, um mercado bilionário. Vários autores consideram que é meritório o desenvolvimento de novas pesquisas de cunho científico, relacionados à Internet. O comércio eletrônico pode proporcionar vantagens de custos, permitir a diferenciação de produtos e serviços, agregar conhecimento ao processo de venda e permitir estratégias tecnologicamente inovadoras. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

5 Modelo Conceitual (Palmer, 1998)
Parceiros Comerciais Usuários Finais Clientes Mercado B2B B2C Modelo de Comércio Eletrônico Fonte: Palmer, 1998 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

6 Modelo de Análise (Albertin, 2000)
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

7 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Questão de Pesquisa Qual é o estágio em que se encontram as maiores empresas brasileiras, em relação à utilização da Internet como uma ferramenta de negócios? GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

8 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Objetivo geral  Avaliar o estágio de utilização da Internet como ferramenta de negócios, por parte das empresas constantes na lista das 500 maiores empresas do Brasil. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

9 Objetivos específicos
 1.Verificar o estágio em que se encontra o comércio eletrônico B2B, um importante segmento de negócios para transações através da Internet. 2. Verificar quais os principais pontos em que as empresas têm concentrado esforços, em relação ao papel do comércio eletrônico em seu planejamento. 3.  Buscar estabelecer as melhores práticas adotadas em comércio eletrônico. 4. Verificar as perspectivas para o comércio eletrônico no Brasil. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

10 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Método de pesquisa Estudo de natureza exploratória. Survey de corte transversal. População: 500 Maiores Empresas do Brasil (Exame, 2001) Características quali- e quantitativas. Questionários com perguntas abertas e fechadas. Já se possui versão preliminar do instrumento. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

11 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Método de pesquisa Revisão de Literatura como atividade inicial. Definição da amostra e pré-teste (30 empresas). Eliminação de redundâncias e discrepâncias. Aplicação do instrumento de coleta de dados. Análise dos dados obtidos. Confecção do relatório. Apresentação da pesquisa. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

12 Desenho da pesquisa GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018
 Revisão da literatura Dimensões a serem analisadas  Definição da amostra 500 Maiores e Melhores  Instrumento de coleta de dados Versão inicial; Pré-teste; Versão final.  Definição da forma de aplicação  Análise e Tratamento dos Dados  Aplicação do Instrumento de coleta de dados  Estágio de uso da Internet por parte das 500 Maiores Empresas GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

13 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
Cronograma GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

14 Contribuições Potenciais
No ambiente empresarial Informação sobre as “melhores práticas” (best practices) levadas a cabo pelas maiores empresas do Brasil. Determinar casos em que a Internet não é fundamental ao escopo de negócios da empresa. No ambiente acadêmico: Enriquecimento do tema. Diagnóstico em deteminado momento do tempo, com correlação possível a futuras pesquisas. Novos estudos, estabelecidos em segmentos econômicos da lista. GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

15 GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS
9/21/2018

16 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

17 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

18 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

19 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

20 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

21 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

22 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018

23 Instrumento de Coleta de Dados
GIANTI - GESID/PPGA/EA/UFRGS 9/21/2018


Carregar ppt "A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google