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Avaliação do ambiente externo de uma empresa

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Apresentação em tema: "Avaliação do ambiente externo de uma empresa"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação do ambiente externo de uma empresa
Prof. Francisco César Vendrame

2 Por que fazer uma análise do Essa análise permite que as empresas:
ambiente externo? Essa análise permite que as empresas: Descubram ameaças e oportunidades. Comparem sua margem de lucro com a dos concorrentes. Conheçam melhor o nível de competitividade no mercado. Façam escolhas estratégicas com mais informações.

3 Entendendo o Ambiente Externo de uma Empresa
Mudanças tecnológicas Acontecimentos internacionais Tendências demográficas Entrada Complementares Concorrentes Empresa Setor Substitutos Compradores Ambiente político/legal Fornecedores Tendências culturais Ambiente econômico

4 Entendendo o Ambiente Externo de uma Empresa
Mudanças tecnológicas Acontecimentos internacionais Tendências demográficas Telefone cel. e palms Guerras, Golpes Políticos Terrorismo. Crescimento da população hispânica Empresa Anúncios norte-americanos com uma noiva vestida de branco pode ser muito confuso para os chineses, pois o branco na China é usado tradicionalmente em funeráis. Privatizações: Vale do Rio Doce, Telefônica, CESP, etc… Aumento nas taxas de juros (período da inflação) Ambiente político/legal Ambiente econômico Tendências culturais

5 Caso TiVo Ao verificar o Caso da Tivo, você acredita que a mesma realizou uma análise do ambiente externo para traçar as suas estratégias competitivas? Na sua opinião, a TiVo pode mudar a maneira como você vê televisão? Diante dos 6 elementos que influenciam o Ambiente Externo da Empresa, quais influenciaram a TiVo? Por quê?

6 Ferramentas Específicas para Analisar o Ambiente de uma Empresa

7 1 O Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho E – C – D (1930)…
O objetivo é entender o relacionamento entre o ambiente de uma empresa, seu comportamento e seu desempenho. O termo estrutura refere-se ao número de concorrentes, a heterogeneidade dos produtos, o custo de entrada e saída. O termo conduta refere-se às estratégias que as empresas de um setor implementam. O termo desempenho tem dois significados: o desempenho de empresas individuais e o desempenho da economia como um todo

8 2 Modelo das Cinco Forças de Porter…
Identifica as 5 ameaças mais comus que as empresas enfrentam em seus ambientes competitivos locais . Entrada Compradores Setor Concorrentes Empresa Ameaça Fornecedores Substitutos Maior Ameaça Menor Lucratividade

9 2 Modelo das Cinco Forças de Porter … 1- Ameaça de Entrada…
Novos entrantes são empresas que iniciaram operações recentemente em um setor ou que ameaçam começar operações em um setor em breve. Ex: Para a Amazon.com, a Barnes & Nobles.com e a Borders.com são novos entrantes no negócio de encomendas de livros on line Os novos entrantes são motivados a ingressar num setor pelos lucros superiores que algumas empresas, já estabelecidas no setor, podem estar conseguindo.

10 Modelo das cinco forças de Porter…
2 Modelo das cinco forças de Porter… 1- Ameaça de Entrada… Barreiras de entrada: são atributos da estrutura de um setor que aumentam o custo de entrada. A ameaça de entrada depende do custo de entrada, este, por sua vez, depende da existência e da altura das barreiras de entrada. Quanto maior são os custos, mais altas são as barreiras para os novos entrantes Ex: Outro Frigorífico em Lins

11 Modelo das cinco forças de Porter…
2 Modelo das cinco forças de Porter… 1- Ameaça de Entrada… Economias de Escala em um setor é quando os custos de uma empresa caem em função de seu volume de produção. Só é uma barreira à entrada de novos entrante quando a empresa experimenta custos de produção mais elevados. Ex:O preço da matéria aumenta por causa da demanda. Diferenciação de produtos significa que empresas estabelecidas possuem identificação de marca e fidelidade do cliente que entrantes potenciais não possuem. Para os novos entrantes é uma barreira porque tem que superar as vantagens de diferenciação das empresas já estabelecidas. Ex: a Gallo, uma vinícola norte-americana, enfrenta barreiras para vender seus vinho Gallo no mercado francês.

12 Modelo das cinco forças de Porter…
2 Modelo das cinco forças de Porter… 1- Ameaça de Entrada… Tecnologia Proprietária: quando uma empresa possui uma tecnologia patenteada ou secreta que torna seus custos menores do que os entrantes potenciais é uma barreira à entrada; Ex: Kodak teve que pagar 873 milhões de dólares à Polaroid por violação de patente em 1991. Know-how: quando empresas estabelecidas têm acesso de baixo custo a matéria-prima, levam anos para se desenvolver, de que entrantes potenciais não dispõem, é uma barreira à entrada; Acesso favorável a matéria-prima: quando empresas estabelecidas têm acesso de baixo custo a matéria-prima não desfrutado por entrantes potenciais, é uma barreira à entrada; Ex: fontes de minério de ferro em uma região - siderúrgicas

13 Modelo das cinco forças de Porter…
2 Modelo das cinco forças de Porter… 1- Ameaça de Entrada… Governo: pode decidir aumentar o custo de entrada em um setor. Isso ocorre com mais frequência quando uma empresa opera como monopólio regulamentado pelo governo. Ex: Nos EUA setores como geração de eletriciadade e de educação fundamental e média foram protegidos da entrada competitiva por restrições governamentais.

14 Modelo das cinco forças de Porter …
2 Modelo das cinco forças de Porter … 2- Ameaça de Rivalidade - Concorrentes … A Rivalidade ameaça empresas, reduzindo seus lucros econômicos através de: - cortes frequentes de preços – bilhetes de empresas aéreas; novos produtos – setor de eletrônicos; campanhas publicitárias acirradas – Pepsi x Coca-Cola; ações e reações competitivas rápidas – empresas aéreas acompanhando os descontos dos concorrentes.

15 2 Modelo das cinco forças de Porter…
3- Ameaça de Produtos Substitutos… Produtos substitutos suprem a mesma necessidade de diferentes formas. A Coca Cola e a Pepsi são rivais, e o leite é um substituto para ambos. Os CDs substituíram os LPs, e o dowload de música substituiu os CDs. Produtos substitutos criam um teto para os preços, pois os consumidores mudam para eles a medida que os preços sobem. Atenção: “O mesmo pelo menor preço”!!!

16 2 Modelo das cinco forças de Porter… 4- Ameaça de Fornecedores…
Os fornecedores podem ameaçar as empresas aumentando o preço ou reduzindo a qualidade de seus suprimentos. OS FORNECEDORES SÃO AMEAÇAS QUANDO POSSUEM: • Produtos altamente diferenciados. Ex: Intel • Poucos fornecedores. Ex: Microsoft • Falta de um produto substituto similar ao do fornecedor. Ex: Intel ( microprocessadores) e a Microsoft ( sistemas)

17 Modelo das cinco forças de Porter…
2 Modelo das cinco forças de Porter… 5 - Ameaça de Compradores ( Consumidores) Os compradores com alto poder de barganha podem reduzir as margens de lucro de uma empresa demandando preços mais baixos e/ou altos níveis de qualidade e serviço. OS COMPRADORES SÃO AMEAÇAS PARA A EMPRESA QUANDO: • há Poucos clientes para os produtos da empresa. • há Falta de um produto com maior valor agregado. • Alto volume de encomendas.

18 Sugestão: Elabore um Quadro.
Caso: Estratégia em Detalhes A estrutura de cinco forças e o modelo E-C-D Com base no texto: Estratégia em Detalhes, fale sobre cada tipo de competição e crie um novo exemplo para cada uma delas. Sugestão: Elabore um Quadro. 8º ADM - A

19 Jogo Tripolo nas ondas do mercado de telecomunicações.
Caso: Estratégia em Detalhes A estrutura de cinco forças e o modelo E-C-D Leia, Interprete e Responda as questões sobre o texto: Jogo Tripolo nas ondas do mercado de telecomunicações. 8º ADM - B

20 Outra Força Ambiental: Os Complementares …
Os Professores Adam e Barry, sugeriram que outra força deveria ser acrescentada ao modelo das 5 forças de Porter: Os Complementares Enquanto os concorrentes (incluindo rivais, novos entrantes e substitutos) competem entre si para dividir lucros em um mercado, os complementadores aumentam o tamanho total do mercado. Se você for um CEO de uma empresa, saberá que outra empresa é um complementador quando o valor de seus produtos, para os clientes, é maior quando eles são combinados com os produtos dessa outra empresa do que quando usados sozinhos. Ex: Produtoras de Programa de TV e redes de TV a cabo / TV Digital e Adaptador

21 Oportunidades Ambientais

22 Oportunidades em Setores Fragmentados: Consolidação
Setores Fragmentados são aqueles em que opera um grande número de empresas pequenas ou de porte médio e não existe um pequeno grupo de empresas que domine a participação de mercado ou crie tecnologia dominante. Ex: varejo, construção, gráficas ...

23 Oportunidades em Setores Fragmentados: Consolidação
Características do setor: Oportunidades: • Grande quantidade de pequenas Empresas; • Compra de concorrentes; • Não há empresas dominantes; • Domínio do mercado; • Não há tecnologia dominante; • Exploração de economias de escala. • Baixas barreiras de entrada; Ex: crescimento de casas Funerárias nos EUA, possibilitou a aquisição de materiais para caixões mais em conta. • Pouca ou nenhuma economia de escala.

24 Oportunidades em Setores Emergentes: vantagens do pioneiro
Setores Emergentes são setores recém-criados ou recriados, formados por inovações tecnológicas, mudança na demanda, surgimento de novas necessidades do consumidor, etc. Ex:setores de microprocessadores, de computadores, diagnóstico por imagens e de biotecnologia.

25 Oportunidades em Setores Emergentes: vantagens do pioneiro
Características do setor: Oportunidades: • Novo setor baseado em uma nova tecnologia ou produto; • Pioneirismo; • Tecnologia; • Ainda não existe um padrão para os produtos; • Garantia de qualidade; • Nenhuma empresa domina o mercado; • Criação de custos de mudança. • Ganho de clientes que não eram consumidores do produto.

26 Oportunidades em Setores Maduros: refinamento de produto, serviço e inovação de processo
Em Setores Maduros as principais oportunidades são: refinamento de produtos, serviços e inovação de processos, liderança de mercado. Refinamento de Produtos = detergente = inovação na embalagem; Serviços = Qualidade no Atendimento; Inovação de Processo = Montadoras de Automóveis – acessórios

27 Oportunidades em Setores Maduros: refinamento de produto, serviço e inovação de processo
Características do Setor: Oportunidades: • Melhoria nos produtos; • Pequena taxa de crescimento da demanda; • Melhoria nos serviços; • Já existe tecnologia padrão; • Inovação ; • Aumento da concorrência; Ex: McDonald´s • Redução dos lucros; • Início do declínio;

28 Oportunidades em Setores em Declínio...
Um setor em declínio é aquele que teve um declínio absoluto nas vendas por um período extenso de tempo; Um setor em declínio é caracterizado por excesso de capacidade de manufatura, distribuição, etc. A finalidade de se tornar um líder de mercado nesse cenário é facilitar a saída de empresas com pouca chance de sobreviver nesse cenário

29 Oportunidades em Setores em Declínio...
Características do Setor: Oportunidades: • Vendas em queda; • Liderança de mercado; • Grandes empresas saíram desse mercado; • Nichos; • Venda da unidade de negócio; • Redução dos investimentos no segmento pelas empresas;

30 Oportunidades em Ambientes Internacionais…
A estrutura das 5 forças de Porter(Novos entrantes, Concorrentes, Prod. Substitutos,Fornecedores Compradores ), são aplicáveis também ao Ambiente Internacional; Como barreira de entrata no ambiente internacional têm-se: tarifas = são tributos cobrados sobre bens e serviços importados para um país; Ex: luvas de esqui de couro importadas para os Estados Unidos; quotas= são limites de itens que podem ser importados para um país; Ex: produtos agrícolas, automóveis; barreiras comerciais não-tarifárias = padrão de qualidade exigido para não ser importado; Ex: máquina ag.

31 Oportunidades em Mercados Internacionais…
Nestlé Características do Mercado: Diagnóstico: • Copiar as funções da matriz nos diversos mercados; • Gostos e preferências variam; • Leis governamentais locais; • Dar autonomia aos gestores locais; • Adaptar o produto às preferências locais;

32 Oportunidades em Mercados Globais…
Ford Características do Mercado: Diagnóstico: • Produto com padrões globais; • Não é necessário copiar as funções da matriz nos diversos mercados; • Governo permite importações; • Economias de escala significante; • Adaptações mínimas do produto ao mercado local; • Alto custo de Plan.&Desenv. do produto;

33 Oportunidades em Mercados Transnacional …
Honda Características do Mercado: Diagnóstico: • Os padrões do produto variam de região para região; • As funções da matriz são copiadas apenas em algumas filiais; • As políticas governamentais variam de região para região; • Alto grau de envolvimento entre matriz e filiais na tomada de decisão; • As preferências variam de região para região; • Combinação de uma estratégia para o mercado

34 Entendendo o Ambiente Externo de uma Empresa
Mudanças tecnológicas Acontecimentos internacionais Tendências demográficas Entrada Complementares Concorrentes Empresa Setor Compradores Substitutos Ambiente político/legal Fornecedores Tendências culturais Ambiente econômico


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