CONEXÃO ENEM QUÍMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONEXÃO ENEM QUÍMICA."— Transcrição da apresentação:

1 CONEXÃO ENEM QUÍMICA

2 conteúdos Polaridade Ligações intermoleculares Geometria molecular
Funções inorgânicas Reações Inorgânicas

3

4

5

6

7

8

9

10

11 (Enem 2013) As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas de fibras de celulose (2). CURI, D. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 23, maio 2006 (adaptado). A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às a) interações dipolo-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água. b) interações íon-íon mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água. c) ligações de hidrogênio mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às interações íon-dipolo entre a celulose e as moléculas de água. d) ligações de hidrogênio mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às interações dipolo induzido-dipolo induzido entre a celulose e as moléculas de água. e) interações íon-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.

12 6. (Enem 2012) Quando colocamos em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo. Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídeos apresentarem uma natureza a) polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água. b) apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa. c) anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases. d) insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura. e) anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.

13 7. (Enem 2011) A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol: Disponível em: Acesso em: 23 abr (adaptado). A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de a) ligações iônicas. b) forças de London. c) ligações covalentes. d) forças dipolo-dipolo. e) ligações de hidrogênio.

14 (Enem 2016) Os tensoativos são compostos capazes de interagir com substâncias polares e apolares.
A parte iônica dos tensoativos interage com substâncias polares, e a parte lipofílica interage com as apolares. A estrutura orgânica de um tensoativo pede ser representada por:

15 Ao adicionar um tensoativo sobre a água, suas moléculas formam um arranjo ordenado.
Esse arranjo é representado esquematicamente por:

16

17

18

19

20

21 3. (Enem 2012) Os tubos de PVC, material organoclorado sintético, são normalmente utilizados como encanamento na construção civil. Ao final da sua vida útil, uma das formas de descarte desses tubos pode ser a incineração. Nesse processo libera-se cloreto de hidrogênio, dentre outras substâncias. Assim, é necessário um tratamento para evitar o problema da emissão desse poluente. Entre as alternativas possíveis para o tratamento, é apropriado canalizar e borbulhar os gases provenientes da incineração em a) água dura. b) água de cal. c) água salobra. d) água destilada. e) água desmineralizada.

22 4. (Enem 2009) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99 %, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1 % do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada. b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4. c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera. d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

23 SOLO ÁCIDO NÃO FAVORECE PLANTIO
. (Enem 1999) Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem: SOLO ÁCIDO NÃO FAVORECE PLANTIO Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo do girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme as recomendações da Embrapa, o agricultor deve colocar, por hectare, 40 kg a 60 kg de nitrogênio, 40 kg a 80 kg de potássio e 40 kg a 80 kg de fósforo. O pH do solo, na região do agricultor, é de 4,8. Dessa forma, o agricultor deverá fazer a "calagem". (Folha de S. Paulo, 25/09/1996) Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento do pH do solo por adição de cal virgem - CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que reage com os ions H+ (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando ions Ca2+ no solo. Considere as seguintes equações: I. CaO + 2H2O Ca (OH)3 II. CaO + H2O Ca (OH)2 III. Ca (OH)2 + 2H+ Ca2+ + 2H2O IV. Ca (OH)2 + H+ CaO + H2O O processo de calagem descrito pode ser representado pelas equações: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV

24 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). . (Enem 1998) Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras: I. monumento ltamarati - Brasília (mármore). II. esculturas do Aleijadinho - MG (pedra-sabão, contém carbonato de cálcio). III. grades de ferro ou alumínio de edifícios. A ação da chuva ácida pode acontecer em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

25 . (Enem 2009) O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis. A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas? a) HNO3 e HNO2. b) H2SO4 e H2SO3. c) H2SO3 e HNO2. d) H2SO4 e HNO3. e) H2CO3 e H2SO3.

26 Semifortes ou moderados
Uma maneira de saber que estes ácidos são fortes é lembrando que: D = quantidade de átomos de oxigênio – quantidade de átomos de hidrogênios ionizáveis. Conforme o valor de D encontrado, teremos a seguinte classificação: Assim: H2SO4  4 – 2 = 2 (ácido forte) HNO3  3 – 1 = 2 (ácido forte) D Oxiácidos Valor de D Fracos Semifortes ou moderados 1 Fortes 2 ou 3

27 . (Enem 2001) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'água não poluído que deve ter sofrido, como consequência, I. mortalidade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades. II. variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água. III. danos permanentes na qualidade de suas águas. IV. aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame. É correto afirmar que, dessas consequências, apenas podem ocorrer a) I e II. b) II e III. c) II e IV d) I, II e IV e) II, III e IV

28 encanamentos domésticos e tem, em sua composição, o hidróxido de sódio
(Enem 2015) A soda cáustica pode ser usada no desentupimento de encanamentos domésticos e tem, em sua composição, o hidróxido de sódio como principal componente, além de algumas impurezas. A soda normalmente é comercializada na forma sólida,mas que apresenta aspecto "derretido" quando exposta ao ar por certo período. O fenômeno de “derretimento” decorre da a) absorção da umidade presente no ar atmosférico. b) fusão do hidróxido pela troca de calor com o ambiente. c) reação das impurezas do produto com o oxigênio do ar. d) adsorção de gases atmosféricos na superfície do sólido. e) reação do hidróxido de sódio com o gás nitrogênio presente no ar

29 ( Facimpa – MG ) Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário; II – Uma vasilha de água deixada no freezer; III- Uma vasilha de água deixada no fogo; IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido; Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos: a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão. b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificazção. c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação. d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação. e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.

30 O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC.
Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente: a) sólido, sólido, líquido, gasoso. b) Sólido, sólido, sólido, sólido. c) Sólido, sólido, sólido, gasoso. d) Sólido, sólido, sólido, líquido. e) Sólido, líquido, líquido, gasoso

31 (IFSP) O elemento químico Mg, de número atômico 12, é um micronutriente indispensável para a realização de fotossíntese, sob a forma de íons Mg2+. Pode-se afirmar que o número de prótons e o número de elétrons presentes no íon Mg2+ são, respectivamente, a) 2 e 2. b) 2 e 10. c) 10 e 10. d) 10 e 12. e) 12 e 10.

32

33 (UFPE) O número de elétrons na camada de valência de um átomo determina muitas de suas propriedades químicas. Sobre o elemento ferro (Z = 26), pode-se dizer que: a) Possui 4 níveis com elétrons. b) Possui 8 elétrons no subnível d. c) Deve ser mais eletronegativo que o potássio. d) Deve possuir raio atômico maior que o do rutênio. e) No íon de carga +3, possui 5 elétrons em 3d.

34 Uma solução cuja densidade é de 1150 g/L foi preparada, dissolvendo-se 160 g
de NaOH em 760 cm3 de água. Determine respectivamente a massa da solução obtida e seu volume. (Dado: densidade da água = 1,0 g/cm3): a) 160 g e 0,14 mL. b) 760 g e 0,66 mL. c) 920 g e 0,8 mL. d) 160 g e 0,21 mL. e) 920 g e 800 mL.

35 A massa da solução (m) é dada pela soma da massa do soluto (m1 = 160 g) com a massa do solvente (m2). Assim, precisamos primeiro descobrir a massa da água: d2= m2/v2 m2 = d2 . v2 m2 = 1, m2 = 760 g

36 Agora descobrimos a massa da solução:
m = m1 + m2 m = m = 920g Agora falta descobrir o volume da solução: d = m/v v = m/d v = 920/1150 L v = 0,8 L = 800 mL Alternativa “e”.

37

38 Dois ou mais íons ou, então, um átomo e um íon que
apresentam o mesmo número de elétrons denominam-se espécies isoeletrônicas. Comparando-se as espécies isoeletrônicas F-, Na+, Mg2+, e Al3+, conclui-se que: OBS. Raio iônico é energia de ionização a) a espécie Mg2+ apresenta o menor raio iônico. b) a espécie Na+ apresenta o menor raio iônico. c) a espécie F- apresenta o maior raio iônico. d) a espécie Al3+ apresenta o maior raio iônico. e) a espécie Na+ apresenta o maior raio iônico.

39 (PUC-MG) Os elementos que apresentam maiores
energias de ionização são da família dos: a) metais alcalino-terrosos. b) gases nobres. c) halogênios. d) metais alcalinos.

40 Indique a família e o período do elemento químico
de número atômico 37: a) Família 1 e 3º período. b) Família 2 e 1º período. c) Família 17 e 5º período. d) Família 15 e 3º período. e) Família 1 e 5º período. K 1s2 L  2s2 2p6 M 3s2 3p6 3d10 N 4s2 4p6 4d 4f O 5s1 5p 5d  5f P 6s  6p  6d Q 7s 7p

41

42 (Ufac) Ferro (Z = 26), manganês (Z = 25) e cromo (Z = 24) são:
a) metais alcalinos b) metais alcalinoterrosos c) elementos de transição d) lantanídios e) calcogênios Ferro (Z = 26): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 Manganês (Z = 25): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5 Cromo (Z = 24): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d4

43

44 (Faap-SP) Das alternativas indicadas a seguir, qual é constituída por elementos da Tabela Periódica com características químicas distintas? a) He, Ne, Ar b) Mg, Ca, Sr c) Li, Be, B d) F, Cl, Br e) Li, Na, K

45 Faça a associação correta entre as famílias da Tabela Periódica e
realize a configuração eletrônica das respectivas camadas de valência: Metais Alcalinos                                A. ns2 np5 Metais Alcalinoterrosos                     B. ns2 np6 Calcogênios                                       C . ns2 np2 Halogênios                                         D. ns2 np4 Família do Carbono                            E. ns1              Família do Nitrogênio                       F. ns2 np3 Gases Nobres                                     G. ns2 E G D A C F B

46 (Ueba) Um átomo apresenta normalmente 2 elétrons na
primeira camada, 8 elétrons na segunda, 18 elétrons na terceira camada e 7 na quarta camada. A família e o período em que se encontra esse elemento são, respectivamente: a) família dos halogênios, sétimo período b) família do carbono, quarto período c) família dos halogênios, quarto período d) família dos calcogênios, quarto período e) família dos calcogênios, sétimo período

47 (UEFS) Existe um conjunto de elementos químicos que apresenta
como principais características: maus condutores de calor, opacos, não dúcteis e não maleáveis. Os elementos que apresentam essas características são denominados: a) semimetais b) gases nobres c) não metais d) elementos de transição simples e) elementos de transição interna

48 (Ufac) - Um elétron localiza-se na camada “2” e
subnível “p” quando apresenta os seguintes valores de números quânticos:  a) n = 4 e l = 0  b) n = 2 e l = 1  c) n = 2 e l = 2  d) n = 3 e l = 1  e) n = 2 e l = 0

49 (ITA) O iodo é: a) praticamente insolúvel tanto em H2O como em CCl4; b) muito solúvel tanto em H2O como em CCl4; c) mais solúvel em H2O que em CCl4; d) mais solúvel em CCl4 que em H2O; e) mais solúvel em água acidulada do que em água contendo NaOH dissolvido.

50 (FGV-SP) O conhecimento das estruturas das moléculas é um assunto
bastante relevante, já que as formas das moléculas determinam propriedades das substâncias como odor, sabor, coloração e solubilidade. As figuras apresentam as estruturas das moléculas de CO2, H2O, NH3, CH4, H2S e PH3. Estruturas de moléculas em exercícios sobre interações intermoleculares Quanto às forças intermoleculares, a molécula que forma ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) com a água é: a) H2S. b) CH4. c) NH3. d) PH3. e) CO2.

51 (Uff) - Um átomo neutro possui dois elétrons com n = 1, oito elétrons com n = 2,
oito elétrons com n = 3 e um elétron com n = 4. Supondo que esse elemento se encontre no seu estado fundamental:  a) escreva sua configuração eletrônica.  b) qual seu número atômico e seu símbolo?  c) qual o número total de elétrons com l (número quântico secundário) igual a zero? d) qual o número total de elétrons com l (número quântico secundário) igual a um?  e) qual o número total de elétrons com l  (número quântico secundário) igual a três ?

52 (PUC-SP) - O diagrama abaixo representa a distribuição eletrônica do átomo de níquel.
= -1/2  a) n = 3; l= 2 ; m = +2; s = +1/2 e Z = 31  b) n = 1; l= 0 ; m = 0; s = -1/2 e Z = 29 c) n = 3; l= 0 ; m = -1; s = +1/2 e Z = 30  d) n = 1; l= 1 ; m = +1; s = -1/2 e Z = 27  e) n = 3; l= 2 ; m = 0; s = -1/2 e Z = 28 Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto dos números quânticos do elétron de diferenciação desse átomo e o seu numero atômico.Obs.: considerar 

53 Marque a alternativa que apresenta a sequência correta do tipo de força
intermolecular que une as moléculas destas substâncias: H2O, PCl3, HF e F2: a) dipolo dipolo, dipolo dipolo, ligação de hidrogênio e dipolo induzido-dipolo induzido. b) dipolo instantâneo-dipolo induzido, dipolo dipolo, ligação de hidrogênio, dipolo dipolo. c) dipolo dipolo, ligação de hidrogênio, ligação de hidrogênio e dipolo dipolo d) forças de London, dipolo dipolo, ligação de hidrogênio e dipolo induzido-dipolo induzido.

54 Considere as seguintes substâncias: Cl2(g), CS2(l), NH3(g), HBr(l),
H2S(g).Marque a alternativa que contém a(s) que apresenta(m) boa solubilidade em água: a) Cl2(g) b) CS2(l) c) NH3(g) e Br2(l) d) Br2(l) e HBr e) NH3(g) e H2S(g)

55 (PUC - RJ-2008) - De acordo com a Teoria da repulsão dos pares eletrônicos da
camadade valência, os pares de elétrons em torno de um átomo central se repelem e se orientam para o maior afastamento angular possível. Considere que os pares de elétrons em torno do átomo central podem ser uma ligação covalente (simples, dupla ou tripla) ou simplesmente um par de elétrons livres (sem ligação). Com base nessa teoria, é correto afirmar que a geometria molecular do dióxido de carbono é: a) trigonal plana. b) piramidal. c) angular. d) linear. e) tetraédrica

56 (Unifesp 2009) - Na figura, são apresentados os desenhos de algumas
geometrias moleculares SO3, H2S e BeCl2 apresentam, respectivamente, as geometrias moleculares:  a) III, I e II. b) III, I e IV.  c) III, II e I.  d) IV, I e II.  e) IV, II e I.

57 Assinale a alternativa incorreta.
A molécula da amônia tem estrutura piramidal, é uma substância polar e tem massa molar de 17 gramas. (B) O naftaleno (naftalina) é uma substância apolar composto somente por átomos de carbono e hidrogênio. (C) A água pura entra em ebulição ao nível do mar a 100ºC, mas em altitudes maiores (menor pressão atmosférica) ela entra em ebulição em temperaturas maiores. (D) A molécula de gás carbônico tem estrutura linear, é uma molécula apolar; no entanto, suas ligações interatômicas são polares. (E) A água, por fazer ligações de hidrogênio entre suas moléculas, é um liquido a temperatura ambiente, enquanto o gás carbônico, que apesar de ter massa molecular maior, e não fazer ligações de hidrogênio, é um gás nesta temperatura.

58 (FUC-MT) O benzeno é geralmente usado como solvente de
compostos orgânicos, enquanto a água é usada geralmente como solvente de compostos inorgânicos por apresentarem respectivamente: a) molécula polar e molécula apolar. b) molécula apolar e molécula polar. c) molécula polar e ligação polar. d) molécula apolar e ligação apolar. e) ligação polar e ligação apolar.

59 (UFPA) Considerando a equação química:
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções: a) óxido, base, sal e óxido. b) sal, base, sal e hidreto. c) ácido, sal, óxido e hidreto. d) óxido, base, óxido e hidreto. e) base, ácido, óxido e óxido.

60 (Cefet-PR) Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares.
Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções: a) ácido, base, óxido, ácido. b) sal, sal, base, ácido. c) ácido, base, base, sal. d) sal, óxido, base, ácido. e) ácido, base, sal, óxido.

61 (Univali-SC) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato
entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes. Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida. Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias. As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são: a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3. b) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2. c) HSO4, HS, H2SO4, HNO3. d) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3. e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.

62


Carregar ppt "CONEXÃO ENEM QUÍMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google