A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligações Química Bruno Santana lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligações Química Bruno Santana lima."— Transcrição da apresentação:

1 Ligações Química Bruno Santana lima

2 Ligações Químicas Compostos Iônicos e Moleculares
A união de átomos formam diversas substâncias, essa união (ligação química) pode ocorrer de três formas: ligação iônica; ligação covalente simples e dativa; ligação metálica. Os gases nobres são elementos estáveis, pois apresentam oito elétrons na sua camada de valência, exceção do gás hélio.

3 Ligação Iônica : Ocorre entre metal que tem tendência de perder elétron, com não-metal, que tem tendência de receber elétron, formando íons de cargas contrárias, que se atraem mutuamente. Exemplos Fazer o esquema de Lewis:

4

5 Íon Fórmula Conhecendo as valências dos elementos cujos átomos vão se ligar para formar um composto iônico, podemos calcular a íon fórmula: Escrevemos os símbolos na ordem crescente de eletronegatividade, de modo que o índice corresponda à valência do outro (regra de 3):

6 Cuidado

7 Ligação Covalente Simples
Ocorre entre não-metais, e entre não-metal e hidrogênio, e seu princípio é o compartilhamento de elétrons. O conjunto estável de átomos ligados entre sí apenas por ligações covalentes, ou seja por pares eletrônicos, recebe o nome de molécula. Exemplos

8

9 Ligação Covalente Dativa
Só ocorre se o átomo que vai contribuir com o par de elétrons estiver estabilizado pela covalente simples e tiver pares eletrônicos disponíveis:

10 Ligação Covalente Ligação Covalente Apolar Ligação Covalente Polar
Ocorre entre ametais de mesmo elemento químico (solúveis em água) (mesma eletronegatividade). Por exemplo: . Ligação Covalente Polar Ocorre entre ametais de elementos diferentes (insolúveis em água) (eletronegatividade diferentes). Exemplo: molécula , pois o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, ou seja, apresenta maior capacidade de atrair elétrons; portanto o par de elétrons da ligação é atraído por ele, criando-se nesse extremo uma maior densidade eletrônica. Assim, surgem pólos distintos (representado pela letra ) , formando uma ligação covalente polar:

11 Ligações metálicas   As ligações metálicas diferentemente das iônicas e covalentes, não têm representação eletrônica e sua representação estrutural depende de um conhecimento mais profundo dos retículos cristalinos. Os metais, em geral são representados por seus símbolos, sem indicação da quantidade de átomos envolvidos, que é muito grande e indeterminada.

12 Propriedades dos metais
Nos retículos cristalinos dos metais, cada átomo está circundado por 8 ou 12 outros átomos, isto é, apresentam elevado número de coordenação. Como o conjunto é formado por átomos do mesmo elemento, as atrações são iguais em todas as direções. Uma lamina, barra ou fio de cobre é constituído por inúmero cátions de cobre cercados por um "mar" de elétrons, sendo o agregado representado apenas por Cu, que é o símbolo do elemento e assim sucessivamente. Além disso os metais apresentam certas propriedades tais como a capacidade de se transformar em fios, chamada de ductibilidade , a capacidade de se transformar em lâminas, maleabilidade.

13 Formação de ligas metálicas
Ligas metálicas: materiais com propriedades metálicas que contém dois ou mais elementos sendo que pelo menos um deles é metal. As ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que a origina. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza , aumento da resistência mecânica.

14 ligas metálicas mais comuns no cotidiano:
Aço - constituído por Fe e C. Aço inox - constituído por Fe , C , Cr e Ni. Ouro de jóias - constituído por Au, Ag e ou Cobre. Amálgama dental (utilizada em obturação)- constituído por Hg , Ag e Sn . Latão (utilizado em armas e torneiras)- constituído por Cu e Zn. Entre tantas outras ligas existentes.

15


Carregar ppt "Ligações Química Bruno Santana lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google