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Gestão no Comércio Farmacêutico PROFESSOR RICARDO SILVEIRA LEITE.

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Apresentação em tema: "Gestão no Comércio Farmacêutico PROFESSOR RICARDO SILVEIRA LEITE."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão no Comércio Farmacêutico PROFESSOR RICARDO SILVEIRA LEITE

2 Ricardo Silveira Leite Ricardo Silveira Leite formado em Ciências Farmacêuticas pela USF, MBA formação executivo pela ESAMC, MBA Marketing e vendas pela ESAMC, especialização em Gestão pratica de varejo FGV, Especialização em Trade Marketing pela ESPM. Curso de gestão de atendimento e processos na Universidade Disney e Curso de estratégia de negócios UCLA – CA Possui sólida experiência na área do varejo farmacêutico, atuando na área de distribuição, supervisão farmacêutica, gerente de treinamento. Atualmente Gerente de Marketing, trade marketing e Gestor de Marcas exclusiva e Gestão Comercial da Rede Farma Ponte uma rede de grande porte que atua em São Paulo, Sorocaba e Região. Experiência no desenvolvimento de suplementos alimentares, atuando como diretor técnico da empresa Ipanema nutrition. Consultor, palestrante Autor do Livro Gestao Pratica do varejo farmaceutico - ICTQ - 2016 Professor de pós-graduação no ICTQ Professor de pós-graduação no Avallon Professor de MBA ESAMC Professor de MBA UNIARARAS. Coordenador pedagógico do site treina PDV

3 Conteudo Ambiente Economico; Setor Farmaceutico; Gestao ; Ferramentas de Gestao; Indicadores.

4 Objetivos da aula Expor os conceitos e técnicas, métodos de gestão no comercio farmaceutico

5 E O VAREJO FARMACEUTICO? Como esta o ambiente econômico ?

6 Como está o setor Farmacêutico no Brasil ? SAÚDE PÚBLICA; COMÉRCIO VAREJISTA; INDÚSTRIA; REGULATORIO

7 O PAPEL DO GESTOR LIDERANÇA

8 R$ 350.000,00 R$ 2.500.000,00 R$ 10.000.000,00 FATURAMENTO QUEBRARAM RESULTADO NEGATIVO É A GESTÃO QUE SALVA É O TAMANHO QUE SALVA?

9 METAS E MÉTODOS (CAMINHO)

10 REDUZIR DESPESA REDUZIR CMV AUMENTAR FATURAMENTO

11 LOJA A LOJA B

12 Como ter sucesso com a Farmácia Gestão Administrativa (Conhecendo e mensurando os resultados) + Serviços Técnicos Farmacêuticos (Atendimento diferenciado ao Cliente) = SUCESSO !!!

13 Alocar recursos para atingir resultados; Organizar com um propósito; Fazer as coisas acontecerem; Conhecimento em resultado. GESTÃO

14 É Resultado, Resultado, Resultado...

15 Então, gestão é... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor (resultado).

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17 Criatividade; Adaptabilidade; Resiliência; Conhecimento e voltado para prática; Foco em metas; Resolução de problemas; Tomada de decisão; Espírito de equipe; Busca de oportunidades. O Profissional.....

18 Globalização dos negócios e em crise; Complexidade e volume das variáveis em jogo; Grande volume de dados; Disponibilidades de inúmeras informações; Decisões rápidas; Inconstância dos mercados; Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel; Crescimento dos concorrentes; Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO Empresas

19 GESTÃO DE RESULTADOS

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21 Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões

22 Planejamento Processo de estabelecer e gerir as melhores etapas e recursos necessários para atingir determinadas metas e objetivos

23 COMO ESTABELECER METAS ESPECÍFICAS MENSURÁVEIS ALCANÇÁVEIS REALIZADORAS TEMPORIZADAS

24 COMO ATINGIR RESULTADOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE

25 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado. Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

26 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

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29 ISHIKAWA - 7 Ferramentas Estatísticaspara o Controle da Qualidade: –Folha de Verificação –Estratificação –Diagrama de Causa e Efeito –Diagrama de Pareto –Histograma –Diagrama de Dispersão –Gráfico de Controle FERRAMENTAS DE GESTÃO

30 PDCA para resolução de problemas; Brainstorm; 5W4H; 5S E KAIZEN.

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32 5W4H

33 H - HOW How – como How much – Custo How Many – Quantos How measure -Como medir Ferramenta de Gestão 5w4h

34 Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Podem ser obtidos durante a realização de um processo ou ao seu final.

35 Tipos de Indicadores ÍNDICADORES ESTRATÉGICOS– informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de sua visão. Refletem o desempenho em relação aos fatores críticos para o êxito. ÍNDICADORES DE PRODUTIVIDADE– medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos (EFICIÊNCIA). permitem uma avaliação do esforço empregado para gerar os produtos e serviços. Devem andar lado a lado com os de Qualidad.e Ex: Investimento(R$) por projeto= Montante investido(R$)/Projetos implementados)

36 Tipos de Indicadores ÍNDICADORES DE QUALIDADE– focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço (EFICÁCIA). medem como o produto ou serviço é percebido pelos usuários e a capacidade do processo em atender os requisitos desses usuários. Podem ser aplicados para a organização como um todo, para um processo ou para uma área Ex: Indice de entrega no prazo = No de produtos entregues no prazo/Total de produtos entregues ÍNDICADORES DE CAPACIDADE– Medem a capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas por unidade de tempo. Ex: Capacidade de atendimento=No de atendimento/mês

37 Requisitos dos Indicadores DISPONIBILIDADE – Facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo; SIMPLICIDADE – Facilidade de ser compreendido; BAIXO CUSTO DE OBTENÇÃO; ADAPTABILIDADE - Capacidade de resposta às mudanças; ESTABILIDADE–Permanêncianotempo,permitindoa formação de série histórica; RASTREABILIDADE–Facilidadedeidentificaçãodaorigem dos dados, seu registro e manutenção; REPRESENTATIVIDADE–Atenderàsetapascríticasdos processos, serem importantes e abrangentes.


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