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11/8/ TÓPICOS II GESTÃO LOGÍSTICA SÉCULO XXI PROF. ODELSON DE S. PEREIRA UNIP/UGF/IDAAM/FUNIBER 11/8/2018.

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1 11/8/20181

2 TÓPICOS II GESTÃO LOGÍSTICA SÉCULO XXI PROF. ODELSON DE S. PEREIRA opereira@niltonlins.br UNIP/UGF/IDAAM/FUNIBER 11/8/2018

3 SISTEMAS DE PRODUÇÃO E CONCEITO DE LOGÍSTICA PRODUÇÃO: MEIO PELO QUAL SE TRANSFORMAM INSUMOS EM RESULTADOS: BENS OU SERVIÇOS LOGÍSTICA: CONCEITO AMPLO QUE SIGNIFICA A INTERAÇÃO DOS ELEMENTOS DO SISTEMA PRODUTIVO DE MODO A OTIMIZAR O USO DOS RECURSOS E A MAXIMIZAR OS RESULTADOS 11/8/20183

4 LOGÍSTICA EMPRESARIAL A logística se originou como uma ciência Militar; A definição mais aceita do objetivo logístico: “Assegurar a disponibilidade do produto correto, na quantidade correta, na condição correta, no lugar certo, na hora certa, para o consumidor correto por um custo ideal” ; 11/8/20184

5 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística “A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, 1995) 11/8/20185

6 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 2 “A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. (CHRISTOPHER, 1997) 11/8/20186

7 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 3 “O conjunto de atividades baseadas na movimentação eficiente de produtos acabados da linha de produção ao cliente final e, em alguns casos, incluem a movimentação de matérias primas do fornecedor ao início do processo produtivo. Estas atividades incluem o transporte, armazenamento, administração de materiais, embalagens protetoras, controle de inventário, previsão de vendas e serviços à clientes”. 11/8/20187

8 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 4 “A Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, à jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. 11/8/20188

9 IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA É UM SISTEMA QUE INTEGRA OPERAÇÕES E INFORMAÇÕES. ABRANGE TODO O PROCESSO DE SUPRIMENTOS, TRANSFORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. PERMITE A ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E INDICA PONTOS DE TRADE-OFF 11/8/20189

10 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 11/8/201810 MODELO GENÉRICO DE UM SISTEMA PRODUTIVO

11 SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 11/8/201811 EMPRESAS FORNECEDORAS EMPRESAS INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE SERVIÇO EMPRESAS DISTRIBUIDORAS MATERIAIS INFORMAÇÃO A B C

12 NOVO MODELO DE PRODUÇÃO TODO SISTEMA PRODUTIVO PASSA A SER UM SISTEMA INTEGRADO DE : SUPRIMENTO TRANSFORMAÇÃO DISTRIBUIÇÃO 11/8/201812

13 TIPOLOGIA DAS INFORMAÇÕES NO SISTEMA LOGÍSTICO NÍVEIS DA DECISÃO: ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL 11/8/201813 OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO

14 NÍVEL ESTRATÉGICO NATUREZA DA DECISÃO: LONGO PRAZO ASPECTOS LOCALIZACIONAIS DEFINIÇÃO DE MODAIS DE TRANSPORTE (SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO) DECISÃO DE INVESTIMENTOS EM SISTEMAS PRÓPRIOS OU COMPARTILHADOS ESTIMATIVA DO RETORNO SOBRE OS INVESTIMENTOS 11/8/201814

15 NÍVEL TÁTICO LOGÍSTICA INTERNA: MÉDIO PRAZO MÉTODOS E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE CARGA/DESCARGA MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS DECISÃO DE INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA ENGENHARIA DE MÉTODOS E PROCESSOS DETERMINAÇÃO DE CUSTO/VOLUME/MARGEM DA OPERAÇÃO 11/8/201815

16 NÍVEL OPERACIONAL ATENDIMENTO DA DEMANDA DEPENDENTE MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE MATERIAIS ALOCAÇÃO DE RECURSOS E IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES DE MATERIAS E DE TRANSPORTE BUSCA DA MÁXIMA EFICIÊNCIA DO USO DE RECURSOS E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL 11/8/201816

17 INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS (VARIÁVEIS DE GERENCIAMENTO) TEMPO: REDUÇÃO DE TEMPO TEM IMPACTO DIRETO NO CUSTO E DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO INFORMAÇÃO: A AGILIDADE NA TRANSMISSÃO E PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO É ESSENCIAL NUM SISTEMA LOGÍSTICO 11/8/201817

18 MODAIS DE TRANSPORTE INFORMAÇÕES SOBRE CUSTO/VOLUME/TEMPO ANÁLISE DE VIABILIDADE DE SISTEMAS MONOMODAIS E MULTIMODAIS E SUA POSSÍVEL INTEGRAÇÃO (PROJETOS ESPECIAIS) 11/8/201818

19 UNITIZAÇÃO REUNIÃO DE VOLUMES PEQUENOS E VARIADOS EM UNIDADES MAIORES DE MODO A GERAR ECONOMIA DE ESCALA NO TRANSPORTE: PALLETS E CONTAINERES E SUA UTILIZAÇÃO EM SISTEMA “ROLL-ON ROLL-OFF” 11/8/201819

20 ARMAZENAGEM E ESTOCAGEM TEM FINALIDADE DE EQUILIBRAR FORNECIMENTO E DEMANDA. A DETERMINAÇÃO DE VOLUMES “ÓTIMOS” É INFORMAÇÃO DE CARÁTER ECONÔMICO E ESTRATÉGICO 11/8/201820

21 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS EXTERNA: UTILIZAÇÃO DE PÁTEOS, PORTOS, ARMAZÉNS E DOCAS INTERNA: TRANSFERÊNCIA ENTRE POSTOS DE TRABALHO E UNIDADES DE PROCESSOS. 11/8/201821

22 EQUIPAMENTOS VEÍCULOS INDUSTRIAIS: PALETEIRAS, EMPILHADEIRAS, REBOQUES, ETC. EQUIPAMENTOS CONTÍNUOS: TRANSPORTADORES, CORRENTES, ESTEIRAS, ETC EQUIPTOS. DE ELEVAÇÃO: TALHAS, PONTES ROLANTES, GUINDASTES. 11/8/201822

23 EMBALAGENS É O ELEMENTO QUE PROTEGE O PRODUTO MANTENDO SUAS CARACTERÍSTICAS INICIAIS ATÉ O CONSUMO. TIPOS DE EMBALAGEM: PRIMÁRIA OU DE CONSUMO TRANSPORTE OU DISTRIBUIÇÃO 11/8/201823

24 ÁREAS DE ATUAÇÃO LOGÍSTICA Pontos principais: Cliente Área comercial Fábrica Administração Mercado Fornecedor ou parceiro comercial Transportadora 11/8/201824

25 Componentes do Sistema Logístico (1) ÁREA COMERCIAL Valor = desempenho / custo Qualidade Confiabilidade Manutenibilidade Tempo de entrega ou lead time EDI 11/8/201825

26 O que é MRP e para que serve? Para prevenir este tipo de problema e otimizar a gestão do estoque, muitas empresas adotam o MRP. Do inglês, MRP significa “manufacturing resource planning”, ou planejamento das necessidades materiais, e funciona como um sistema de cálculo que prevê a demanda em função das necessidades A manutenção produtiva total (MPT) é uma metodologia Lean que promove o desenvolvimento de conhecimentos técnicos através do aprendizado sob o funcionamento dos equipamentos, prevenindo as quebras. 11/8/201826

27 Componentes do Sistema Logístico (2) OPERAÇÃO INDUSTRIAL JIT, FMS, TQC, MPT, MRP I, MRP II, Simulação JIT automatizada flexível JIT automatizada focalizada JIT manual focalizada JIT manual flexível 11/8/201827

28 Componentes do Sistema Logístico (3) FORNECEDORES Parceiros operacionais Relacionamento aberto Fornecedor preferencial Novas formas de associação Consórcio modular Novo conceito de relacionamento: informática, custo ABC, ISO, blocos econômicos 11/8/201828

29 Componentes do Sistema Logístico (4) ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS ERP - Enterprise Resources Planning Fluxo de caixa Controle do investimento em ativos: Organização Geral Novos projetos Fábrica existente 11/8/201829

30 Componentes do Sistema Logístico (5) DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Localização da fábrica Depósitos regionais Inventários Transporte intermodal Modelos de Pesquisa Operacional Softwares dedicados Meios físicos de transporte 11/8/201830

31 Indicadores de Desempenho (1) Benchmarking é o ato de comparar os processos e métricas, com o objetivo de refinar os negocios. O termo significa, em tradução literal, marca de referência. Custos da cadeia logística: Custos de suprimentos Custos de manter estoques, instalações Custos operacionais Custo total de inventários Custos de oportunidade Custos de transporte, de produção, de documentação, de pessoal. 31

32 Indicadores de Desempenho (2) Metas exequíveis Indicadores úteis Suprimentos Manufatura Distribuição 11/8/201832

33 LOGÍSTICA EMPRESARIAL O AMBIENTE ATUAL Ciclo de vida do produto tem diminuído A cada lançamento o ciclo é reduzido pela metade Enfoque na flexibilidade e agilidade Novo estilo Gerencial devido à política de parcerias Investimentos em sistemas informatizados que propiciam maior flexibilidade/rapidez de resposta Internacionalização dos mercados de compra e venda Preocupação com a disposição de itens recicláveis (a logística reversa) 11/8/201833

34 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística  A necessidade de eficiência na logística decorre de uma visão segmentada, não sistêmica, que existe na maioria das organizações, responsável pelo surgimento de alguns problemas logísticos: Ciclos logísticos mais longos Custos Logísticos elevados Baixo Nível de Serviço ao Cliente 11/8/201834

35 11/8/201835 Exigências ao Sistema Logístico ECONÔMICAS ECOLÓGICAS SANITÁRIAS FINANCEIRAS JURÍDICAS RELIGIOSAS POLÍTICAS SOCIAIS TÉCNICO- ORGANIZACIONAL AMBIENTE SISTEMA LOGÍSTICO

36 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Avaliação do Desempenho Para se mensurar a eficiência, e mesmo a eficácia, dos sistemas logísticos é necessário que se proceda a avaliação do desempenho de cada um dos subsistemas logísticos. 11/8/201836

37 11/8/201837 Metodologias para Avaliação do Desempenho 1.- Indicadores Chave de Performance 2.- Diagrama de Árvore 3.- Balanced Score Card

38 11/8/201838 Indicadores chave de performance Key Performance Indicators (KPI) Oriundo das práticas contábeis Normalmente índices relativos Aplicável a vários aspectos –lucro por ação; custo por unidade etc Permite comparação entre –dados históricos (planejado x realizado) –concorrentes –melhores práticas (benchmarking) Desdobrado por todos os níveis do negócio

39 11/8/201839 A PIRÂMIDE Indicadores chave de performance 2 Indicadores Direção Indicadores Gerência Indicadores Supervisão Indicadores Execução Desdobrado por todos os níveis Desdobramento de medida Adequado a cada tipo de ação Coerente com a estratégia e entre si Inconvenientes: Dífícil avaliação integrada Proliferação de índices Normalmente aplicado a performance física

40 11/8/201840 Diagrama de Árvore Elaborada para análises financeiras –retorno sobre investimento –retorno sobre capital empregado etc Aplicável a outros tipos de medidas Permite analisar influência de cada parcela no resultado Desdobrado conforme necessidade de detalhe

41 11/8/201841 Diagrama de Árvore Receita Operacional Custos Operacionais Custos de Capital Lucro Operacional Resultado Antes do I. Renda Permite acompanhar a influência dos fatores componentes Inconvenientes: Conforme desdobramento causas podem não ficar transparentes (não ser realçadas)

42 11/8/201842 BALANCED SCORE CARD Balanced Score card Permite visualizar de forma integrada, a situação do negócio Sistematização da aplicação de índices Desenvolvido a partir da estratégia, missão, valores e visão da empresa Contempla várias óticas e dimensões

43 11/8/201843 Cartão de Escore Balanceado Exemplo: Medidas Possíveis Coerente com a estratégia: Sob a ótica: Financeira Operacional Cliente Qualidade do Serviço Pessoas Liderança em Custos Inovação Fidelidade do Cliente Retorno sobre Ativos Percepção dos Preços Receita por empregado Custos de Atendimento Produtividade Retorno sobre Investimentos Retorno de P & D Aceitação de novos produtos Oferecimento de novos serviços Auto desenvolvimento Retorno sobre Vendas Receita por cliente Classificação frente concorrência Classificação de Confiabilidade Imagem dos empregados

44 11/8/201844 O Problema da Avaliação Bases para a avaliação do desempenho As medições do desempenho características referência perspectiva enfoque

45 11/8/201845 Características das Medições 1.- Seletividade 2.- Simplicidade 3.- Estabilidade 4.- Valor de referência

46 11/8/201846 Referência Referência das Medições medições internas medições externas

47 11/8/201847 Perspectiva Perspectiva das Medições na atividade Medições baseadas na atividade no processo Medições baseadas no processo

48 11/8/201848 Enfoque Enfoque para as Medições físicas Medições físicas financeiras Medições financeiras

49 11/8/201849 Escolha das medições função : do Sistema das tarefas do desempenho

50 11/8/201850 Ponto de partida para a Avaliação Identificação da Estratégia Geral da Organização Determinação dos Objetivos do Sistema Logístico Estabelecer partes componentes do Sistema Logístico

51 11/8/201851 Possíveis medidas de desempenho em Sistemas Logísticos Possíveis medidas de desempenho em Sistemas Logísticos Medidas de disponibilidade confiabilidade custos Utilização de capacidade Flexibilidade operacional Flexibilidade do processo Atendimento ao cliente

52 11/8/201852 Aspectos complementares da Avaliação satisfação das exigências relacionamento dos padrões de referência com os fluxos logísticos

53 FIM NOSSOS AGRADECIMENTOS À TODOS QUE FAZEM DA LOGÍSTICA UM DESAFIO A SER CONSTANTEMENTE SUPERADO.


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