A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS UNIDOS PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Estados Unidos maior potência econômica e militar do planeta; terceiro país mais populoso e quarto maior em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS UNIDOS PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Estados Unidos maior potência econômica e militar do planeta; terceiro país mais populoso e quarto maior em."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADOS UNIDOS PROFESSOR MARCIANO DANTAS

2 Estados Unidos maior potência econômica e militar do planeta; terceiro país mais populoso e quarto maior em extensão do mundo; grande diversidade étnica; é o país que mais recebeu imigrantes na idade contemporânea; grande número de imigrantes ilegais; vem tendo problemas com o racismo e com o aumento da pobreza.

3

4 Economia dos Estados Unidos bastante diversificada; as áreas produtivas são divididas em cinturões (belts); a agricultura é bastante produtiva, mecanizada e com utilização de pouca mão de obra; o país mantêm relações econômicas com quase todos os países do globo.

5

6 Principais transnacionais dos Estados Unidos – Ford, Chevrolet, Chrysler, Apple, Mcdonalds, Burger King, Coca-Cola, Pepsi, Motorola, Nike, General Motors (GM), General Eletric (GE), Exxon Mobil, Texaco, Wal-Mart, Google, Yahoo, Microsoft, Intel, IBM, Compaq, Boeing, Brastemp, Consul, Citigroup, Bank of Boston, dentre outras.

7

8 Formação territorial dos Estados Unidos – o território dos Estados Unidos começou a ser colonizado no início do século XVII, quando cristãos puritanos desembarcaram, em 1607, no atual estado da Virgínia, e teve a seguinte cronologia: Século XVIII – formação das Treze Colônias; 1783 – obtenção de grande faixa territorial da Inglaterra (atuais estados do Alabama, Tennessee, Kentucky, Ohio, Indiana, Mississipi, Illinois, Wiscosin e Michigan); 1803 – compra de grande extensão territorial da França na área central dos Estados Unidos, que corresponde aos atuais estados da Louisiana, Arkansas, Missouri, Oklahoma, Kansas, Iowa, Nebraska, Dakota do Sul, Minnesota e Dakota do Norte;

9 Figura dos primeiros colonos dos Estados Unidos Revolução Americana de 1776 Guerra de 1812

10 1818 – região norte do atual estado da Dakota do Norte foi cedida pela Inglaterra; 1819 – a região da Flórida é comprada da Espanha; 1845 – a região centro-sul (atuais estados do Texas e Novo México) é anexada ao território dos Estados Unidos; 1846 – a Inglaterra cede a região do extremo noroeste (atuais estados de Washington, Idaho e Oregon); 1848 – extensa área centro-oeste (atuais estados de Utah, Arizona, Califórnia e Nevada) é comprada do México; 1853 – o sul dos atuais estados do Novo México e Arizona é comprado do México; 1867 – o Alasca é comprado da Rússia.

11 Formação territorial dos Estados Unidos Guerra de Secessão Bandeira dos Estados Confederados da América Bandeira dos Estados Unidos entre 1861 e 1863

12 Treze Colônias – foram as colônias que deram início ao povoamento dos Estados Unidos. Eram divididas em: Colônias do Norte (desenvolvidas) e Colônias do Sul (subdesenvolvidas).

13 Treze Colônias

14 Colônias do Norte formada por: Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware e Maryland; tiveram uma colonização de povoamento; predomínio de pequenas e médias propriedades policultoras e de mão de obra livre e assalariada; certo grau de industrialização; produção destinada à abastecer o mercado interno.

15 Jamestown – primeiro assentamento britânico nos Estados Unidos

16 Colônias do Sul era formada por: Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia; tiveram uma colonização de exploração; predomínio de latifúndios monocultores, cuja produção destinava-se à exportação e utilizavam a mão de obra escrava.

17 Escravos das Colônias do Sul

18 Independência dos Estados Unidos ocorreu no dia 4 de Julho de 1776, quando representantes de todas as colônias originais (Treze Colônias) promulgaram na Filadélfia a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América; a separação só foi reconhecida pelos ingleses ao final da Guerra de Independência (1775-1783), com a assinatura do Tratado de Versalhes.

19 Declaração de Independência dos Estados Unidos

20 Doutrina Monroe idealizada pelo presidente James Monroe, em 1823, tinha como seguinte slogan: “A América para os americanos”; essa doutrina era uma clara advertência aos países europeus, particularmente à Espanha, para não tentar colonizar o continente, explicando que a América não se sujeitaria a uma nova subordinação da Europa; e demarcava o continente como uma zona de influência dos Estados Unidos; além de impulsionar a expansão territorial estadunidense, marcou o início da fase imperial do país.

21 James Monroe (1758-1831) – 5º presidente dos Estados Unidos Charge sobre a Doutrina Monroe

22 Guerra de Secessão também chamada de Guerra Civil Americana, ocorreu entre 1861 e 1865, devido as diferenças econômicas, sociais e culturais entre a sociedade nortista e a sociedade sulista; as elites aristocráticas que comandavam as Colônias do Sul, em franca decadência política e econômica, na tentativa de manter o poder e a escravidão, criaram os Estados Confederados da América, declarando sua separação da Federação Americana, dominada pelos capitalistas industriais e financeiros do Norte; a vitória do Norte garantiu a unidade territorial do país, a Marcha para o Oeste e a abolição da escravidão nos Estados Unidos.

23 Batalha na Guerra de Secessão Exército das Colônias do Norte Soldados da União em seu acampamento

24 Marcha para o Oeste foi o processo de expansão territorial em direção ao Pacífico proporcionado pelos Estados Unidos, baseado no “Destino Manifesto”; promoveu um grande genocídio da população nativa; estimulou a imigração, uma vez que foi elaborada a Lei Lincoln (Homestead Act), segundo a qual as famílias que migrassem para o oeste do país receberiam 65 hectares de terra para se fixar e, caso permanecessem cultivando-os por pelo menos cinco anos, ganhariam sua posse definitiva; provocou também a “corrida do ouro”, uma vez que foram descobertas grandes reservas de ouro no Oeste dos Estados Unidos.

25 “Progresso Americano”, de John Gast (1872) – representação alegórica do Destino Manifesto. Caravanas de norte-americanos em direção ao oeste do país, no século XIX

26 Crise de 1929 também chamada de “Grande Depressão”, foi um dos acontecimentos mais impactantes da História Contemporânea; ocorreu nos meses de setembro e outubro de 1929, quando as ações da Bolsa de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) teve uma queda bastante brusca, provocando a sua “quebra” (crash); essa crise durou até meados de 1930, afetando a economia em quase todos os países do globo; a principal causa da crise foi a diminuição das exportações para a Europa e o aumento dos estoques dos produtos nas fábricas dos Estados Unidos.

27 A Crise de 1929 provocou o empobrecimento da população estadunidense Famílias esperando por ajuda financeira, nos Estados Unidos, no início da década de 1930 Bolsa de Valores de Nova York, em 1929

28 Divisão política dos Estados Unidos – atualmente, os Estados Unidos está dividido em 50 estados, sendo que dois deles não estão em terras contínuas: Alasca – é o maior Estado da União, que é uma península localizada a noroeste do Canadá e que foi comprada da Rússia, em 1867; Havaí – é um arquipélago localizado no Oceano Pacífico, e que foi anexado em 1898 após a derrubada da monarquia nativa, que ocorreu em 1893.

29

30 Relevo dos Estados Unidos – é dividido em quatro grandes unidades: Leste – apresenta planaltos desgastados pela erosão, com destaque para os Montes Apalaches; Oeste – presença de cordilheiras resultantes de dobramentos modernos, como as Montanhas Rochosas, a Cadeia das Cascatas, a Serra Nevada e a Cadeia da Costa, intercaladas por planaltos, como o da Grande Bacia e o do Colorado; Centro – formado por planícies que apresentam baixas altitudes, com destaque para as Planícies Centrais, onde se encontra o celeiro agrícola dos Estados Unidos; Litoral do Atlântico – localiza-se a Planície Costeira, formada por terrenos sedimentares (resultantes da deposição de sedimentos).

31 Mapa do relevo dos Estados Unidos Montes Apalaches, na Carolina do NorteMontanhas Rochosas, no ColoradoCordilheira das Cascatas, em OregonSerra Nevada, na CalifórniaMonte Denali ou McKinley, no Alasca. Com 6.194 metros é o ponto mais alto da América do Norte

32 Clima e vegetação – devido à sua grande extensão territorial, os Estados Unidos apresentam uma grande diversidade de climas e de vegetação, destacando-se: Clima temperado oceânico – domina o leste do país, e recebe a influência do Oceano Atlântico, com alta pluviosidade e chuvas bem distribuídas durante o ano, favorecendo o desenvolvimento da Floresta Temperada. Nesse tipo de clima, os invernos são frios e os verões são amenos. Clima temperado continental – domina o centro do país, onde os verões são muito quentes e os invernos bastante rigorosos, com chuvas escassas e fortes precipitações de neve no inverno, favorecendo a presença de formações vegetais herbáceas, denominadas Pradarias. Nessa porção do país também ocorrem áreas de clima semiárido, com a presença das estepes.

33 Climas semiárido e árido – ocorre no oeste, principalmente no Arizona e em Utah, resultantes da presença das altas montanhas, que impedem a passagem de umidade oceânica. Nessa região há o predomínio de uma vegetação adaptada a ambientes secos, como as cactáceas e as estepes. Clima subtropical – ocorre no sul dos Estados Unidos, possuindo uma grande amplitude térmica anual e chuvas bem distribuídas durante o ano, favorecendo a presença da Floresta de Coníferas, composta por várias espécies de pinheiros. Clima mediterrâneo – ocorre principalmente no litoral da Califórnia, graças à influência da corrente marítima da Califórnia. Os verões são quentes e secos, enquanto os invernos são frios e chuvosos. A vegetação típica desse tipo de clima é a mediterrânea, caracterizada por árvores de pequeno porte e arbustos.

34 Floresta temperada no Monte Hood, Oregon Pradarias no estado do Kansas Vegetação de estepes, no ArizonaDeserto do Arizona Vegetação de coníferas, na Califórnia Deserto de Sonora - Arizona Vegetação mediterrânea - Califórnia

35 Hidrografia – o território dos Estados Unidos é banhado por um grande número de rios e lagos, com a presença de três vertentes: Vertente do Atlântico – são os rios que deságuam no Oceano Atlântico e o principal centro dispersor são os Montes Apalaches. Destaque para o rio São Lourenço, que nasce nos Estados Unidos e deságua no Canadá. Outros rios dessa vertente nos Estados Unidos são Delaware, Hudson, Conecticut, Roanoke e Savannah. Vertente do Golfo do México – compreende os rios que deságuam no Golfo do México, com destaque para o rio Mississipi. Dentre os seus afluentes estão os rios Missouri, o Arkansas, Tenessee e o Ohio. Outro rio importante dessa vertente é o Rio Grande, que faz a divisa natural entre os Estados Unidos e o México.

36 Rio São Lourenço, no estado de Nova YorkRio Delaware, no estado de Nova YorkRio Hudson, no estado de Nova YorkRio Connecticut - MassachussettsRio Roanoke – no estado da VirgíniaRio Savannah – estado da GeórgiaRio Missouri, no estado de Dakota do NorteRio Mississipi, no estado da LouisianaRio Arkansas, em Little Rock - ArkansasRio Tennessee, no estado do mesmo nomeRio Ohio, no estado de IndianaRio Grande, no estado do Texas

37 Vertente do Pacífico – compreende os rios que deságuam no Oceano Pacífico. Esses rios têm como centros dispersores de água as Montanhas Rochosas e são, em geral, de pequena extensão e possuem um curso bastante acidentado. Dentre os rios dessa vertente se destacam o Colorado e o Sacramento. As águas do rio Colorado, escavado sobre rochas sedimentares, abriram vales muito profundos, denominados cânions, como o Grand Canyon.

38 Rio Colorado e o Grand Canyon, no Arizona Rio Colorado e a Horseshoe Bend (Dobra da Ferradura) Rio Sacramento, no estado da Califórnia

39 População dos Estados Unidos – terceiro país mais populoso do mundo e primeiro do continente americano; população distribuída de forma bastante irregular pelo território, concentrando-se principalmente na região Nordeste e no litoral do Pacífico; é o país que mais recebeu imigrantes na Idade Contemporânea; atualmente, a maioria dos imigrantes que entram no país é de forma ilegal, principalmente latino-americanos (hispânicos); esses imigrantes se sujeitam ao mercado de trabalho informal ou de baixa qualificação, como lavadores de carro, faxineiros, empregados domésticos, engraxates, dentre outras profissões, contribuindo para aumentar a desigualdade social no país; problemas com o racismo, o aumento da pobreza e do número de moradores de rua (homeless); cerca de 82,8% da população estadunidense reside nas cidades.

40 Pirâmide etária dos Estados Unidos

41 Megalópole Boswas - encontra-se na faixa litorânea do Nordeste. Compreende as iniciais de Washington e Boston, possui cerca de 700 quilômetros de comprimento e abrange grandes cidades, como Nova York, Filadélfia, Baltimore e, atualmente, avança sobre a cidade de Norfolk. Essa área foi o berço do poder econômico e político do país, abrigando uma população de cerca de 50 milhões de habitantes. Nessa região há um importante polo de tecnologia de ponta (biogenética, química fina, robótica, informática etc.), localizada em Boston, nas proximidades da Universidade de Havard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), permitindo uma ampla integração entre universidades e empresas. Nova York é a maior cidade dos Estados Unidos e a terceira maior do mundo.

42 Densidade demográfica da megalópole BosWas Boston Washington D.C Nova YorkFiladélfiaBaltimore

43 Megalópole Sansan – localizada na costa do Pacífico, compreende as iniciais das cidades de San Francisco e San Diego, abrigando também outras grandes cidades, como Los Angeles e Sacramento, e é a segunda maior megalópole dos Estados Unidos, abrigando uma população de mais de 14 milhões de habitantes. Los Angeles, a segunda maior cidade dos Estados Unidos, está entre as cidades mais multiculturais do mundo, com habitantes de várias partes do planeta, sobretudo hispânicos e asiáticos. Nessa megalópole estão instaladas importantes instituições científicas, culturais, financeiras e complexos aeroespaciais, além de concentrar a indústria globalizada do cinema, Hollywood.

44 São Francisco San Diego Los Angeles Sacramento

45 Megalópole Chipitts – localizada na região dos Grandes Lagos, no estado de Illinois, estende-se de Chicago à Pittsburgh, abrangendo também as cidades de Cleveland, Detroit e Milwaukee; é a terceira maior megalópole dos Estados Unidos, e um importante polo comercial, industrial e de serviços expressivos. Abriga uma população de cerca de 10 milhões de pessoas.

46 Mapa da megalópole Chipitts ChicagoPittsburgh Cleveland Detroit Milwaukee

47 Agricultura dos Estados Unidos o país possui a mais extensa superfície cultivada da terra, onde cerca de 22% de suas terras são utilizadas para a agricultura; utiliza pouca mão de obra (corresponde a cerca de 3% da população economicamente ativa – PEA); é um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas; grande parte da produção concentra-se nas planícies centrais; produção bastante mecanizada e com utilização de sementes selecionadas; nas regiões de clima semiárido, faz-se a aplicação do sistema dry farming.

48 Fazenda nos Estados Unidos Propriedade rural nos Estados Unidos

49 Dry farming – processo de cultivo que consiste na escolha de um solo profundo e permeável, arado para que o pouco volume de chuvas não escoe ou evapore, mas penetre o solo e fique retido.

50 Sistema dry farming

51 Cinturões agropecuários – são zonas extensas e especializadas nas quais predomina o cultivo de um produto principal por meio da agricultura comercial. Os principais cinturões agropecuários são: Cinturão do Algodão (Cotton Belt) – dedicado principalmente à produção de algodão, cultivado desde o século XVII em áreas de clima mais quente; Cinturão do Leite (Dairy Belt) – se desenvolvem atividades agropecuárias destinadas ao abastecimento das grandes cidades. Além da pecuária leiteira, são praticadas a moderna avicultura (criação comercial de aves) e a policultura intensiva (hortifrutigranjeiros); Cinturão do Trigo (Wheath Belt) – região agrícola destinada às grandes monoculturas de trigo, onde a agricultura é altamente mecanizada e emprega pouca mão de obra;

52 Mapa da região do Cotton Belt Produção de algodão nos Estados UnidosMapa da produção de leite nos Estados UnidosVacas leiteiras nos Estados Unidos Mapa do Wheat Belt Produção de trigo nos Estados Unidos

53 Cinturão do Milho (Corn Belt) – especializada na produção de milho associada à criação de suínos e outras culturas secundárias, como a soja, estendendo-se por médias propriedades agrícolas ; Cinturão da Pecuária (Ranching Belt) – praticada em médias e grandes propriedades, com utilização de pouca mão de obra e grande investimento de capital e tecnologia, é destinada à produção de carne, principalmente bovina. Associa-se a essa atividade o cultivo irrigado de frutas e hortaliças, e abrange grandes áreas do oeste; Cinturão da Policultura – cultivam-se tabaco, milho, amendoim, trigo e pratica-se a pecuária intensiva; Cinturão da Fruticultura (Fruit Belt) – desenvolve- se em áreas de clima mediterrâneo (Califórnia) e clima subtropical (Flórida).

54 Mapa do Corn BeltProdução de milho nos Estados UnidosFazenda produtora de gado de corte nos Estados Unidos Cinturão da policultura nos Estados UnidosProdução de frutas nos Estados Unidos

55 Nordeste dos Estados Unidos – é a maior região industrial do país e uma das maiores do mundo; também conhecida como Manufacturing Belt; foi a primeira área do país a se industrializar, com destaque para o setor siderúrgico devido à disponibilidade de carvão mineral e ferro; centro da indústria automobilística, onde está instalada a sede de grandes empresas do ramo, como a General Motors (GM), a Ford e a Chrysler; já chegou a concentrar mais de 75% da produção industrial do país; nessa região há uma grande diversidade industrial, com destaque para os ramos siderúrgico, metalúrgico, eletrônico, automobilístico e têxtil; a cidade de Nova York, se destaca no setor de serviços, principalmente o financeiro; atualmente, devido ao fechamento de muitas indústrias e à desconcentração industrial, essa região vem sendo chamada de Rust Belt (Cinturão da Ferrugem).

56 Produção industrial nos Estados UnidosSede da Ford, em Dearborn - MichiganSede da General Motors, em DetroitO grande número de fábricas fechadas no Nordeste dos EUA, levou à região a ser chamada de Rust Belt (Cinturão da Ferrugem)

57 Sul dos Estados Unidos – as primeiras fábricas começaram a surgir a partir de 1880, onde produziam fios e tecidos e foram instaladas por grupos empresariais da Nova Inglaterra, atraídos pela abundância de matéria-prima, principalmente o algodão; sua industrialização ganhou impulso no início do século XX com a descoberta de poços de petróleo; os principais ramos industriais dessa região são: siderúrgico, metalúrgico, naval, aeroespacial, petroquímico e aeronáutica; no estado do Texas, encontra-se o Centro Espacial de Houston, sede da Nasa; em Cabo Canaveral, na Flórida, encontra-se o Centro Espacial John F. Kennedy, base de lançamento de foguetes. No Texas, principalmente em Fort Worth e San Antonio, há importantes indústrias aeronáuticas e em Houston, grandes indústrias petrolíferas, com destaque para a Exxon Mobil.

58 Mapa da região Sul dos Estados Unidos Produção de petróleo no TexasCentro Espacial de HoustonCentro Espacial John F. Kennedy

59 Oeste dos Estados Unidos – área de industrialização recente, que foi favorecida por vários fatores, como: disponibilidade de mão de obra, abundância de recursos minerais (ouro, ferro, cobre, petróleo, gás natural), elevado potencial hidrelétrico, dentre outros; em Seattle, no estado de Washington, há uma importante concentração da indústria aeronáutica; em Portland, no estado de Oregon, há a presença de importantes indústrias siderúrgicas e metalúrgicas; o eixo São Francisco-Los Angeles-San Diego, é um importante polo industrial, com uma indústria bastante diversificada; presença de indústrias petroquímicas, automobilísticas, aeronáuticas, navais, alimentícias, dentre outras; nessa região encontra-se o Vale do Silício.

60 Mapa da região Oeste dos Estados UnidosO Oeste dos Estados Unidos também é famoso pelos filmes de faroeste Phoenix – maior cidade do estado do Arizona

61 Vale do Silício (Silicon Valley) – localizado no norte da Califórnia, foi o primeiro parque tecnológico implantado no mundo; abrange as cidades de Palo Alto, Santa Clara, San José e Cupertino, entre outras cidades localizadas em torno da Baía de São Francisco; sua formação foi baseada nas indústrias de semicondutores, que produzem microships, cuja matéria-prima mais importante é o silício, e na indústria de informática, tanto de computadores e periféricos (hardware) como de sistemas e programas (software); as indústrias localizadas nessa área forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo, cuja série 11 atingiu a Lua.

62 Mapa do Vale do Silício Visão aérea do Vale do Silício Palo Alto Santa Clara San José

63 ÁreaPopulação (Estimativa 2017) Densidade Demográf. Crescimento Vegetativo (2016) PIB (2016) km² 9.371.174 km² (4º) 328.214.179 Habitantes (3º) 35,02 hab./km² (146º) 0,97 % (131º) U$ 18,561 Trilhões (1º) PIB per capita (2017) IDH (2016)Taxa de Alfabetiz. (2016) Expectativa de Vida (2016) Taxa de Urbanizaç. (2016) U$ 59.609 (10º) 0,920 (10º)99,6% (21º) 79,8 anos (36º) 82,8% (28º)

64 Referência: Adas, Melhem Expedições geográficas / Melhem Adas, Sérgio Adas. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2015. (págs. 116/144).


Carregar ppt "ESTADOS UNIDOS PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Estados Unidos maior potência econômica e militar do planeta; terceiro país mais populoso e quarto maior em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google