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Ciências 8ª ano. Vamos lá! Nessa aula, estudaremos os processos de divisão celular. Mas antes disso, vamos aprender alguns conceitos importantes.

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1 Ciências 8ª ano

2 Vamos lá! Nessa aula, estudaremos os processos de divisão celular. Mas antes disso, vamos aprender alguns conceitos importantes.

3 Aprendendo alguns conceitos sobre os cromossomos  São responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários (caracteres transmitidos de pais para filhos).  Os tipos de cromossomos assim como o número deles variam de uma espécie para outra.

4  São formados basicamente de proteínas e de ácido desoxirribonucleico (DNA).11  O DNA contém os genes.  Cada gene possui uma informação genética (uma espécie de “instrução” química que condiciona uma característica do indivíduo, como a cor da pele ou o tipo de cabelo).

5  Estima-se que em cada célula humana existam cerca de 25 mil genes.  Os cromossomos diferem entre si quanto à forma, ao tamanho e ao número de genes que contêm.11  Os cromossomos estão localizados no núcleo das células que compõem o ser vivo. Os seres humanos

6 possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares, sendo 44 autossomos e 2 sexuais.  Os cromossomos que formam pares são chamados de homólogos e constituem as chamadas células diploides (2n).

7  A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.  Os cromossomos podem ser sexuais ou autossomos. Os cromossomos sexuais são os responsáveis pela determinação do sexo, e os autossomos ocorrem tanto

8 em homens quanto em mulheres. A espécie humana apresenta 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e dois sexuais. Na mulher, encontram-se dois cromossomos sexuais X; no homem, há um cromossomo X e outro Y.

9 Exemplos de seres vivos e o número de cromossomos em suas células

10 ESPÉCIENÚMERO DE CROMOSSOMOS SER HUMANO46 CHIMPANZÉ48 CAMUNDONGO40 GATO DOMÉSTICO38 GORILA48 FEIJÃO22 CEBOLA16 MAMÃO18 CAVALO64 CÃO78 PEPINO14

11 Onde tudo começa! Divisão celular Quando uma célula se divide, um dos seus principais trabalhos é ter certeza de que cada uma das duas novas células receberá uma cópia completa, perfeita do material genético. Erros durante a cópia ou divisão desigual do material genético entre as células, pode resultar em células que não são saudáveis ou são disfuncionais (e pode levar a doenças tais como o câncer).

12 O Filho Que Eu Quero Ter Chico Buarque É comum a gente sonhar, eu sei Quando vem o entardecer Pois eu também dei de sonhar Um sonho lindo de morrer. Vejo um berço e nele eu me debruçar Com o pranto a me correr. E assim chorando acalentar O filho que eu quero ter. Dorme meu pequenininho, Dorme que a noite já vem. Teu pai está muito sozinho De tanto amor que ele tem. De repente o vejo se transformar Num menino igual a mim Que vem correndo me beijar, Quando eu chegar lá de onde vim.

13 Discuta estas ideias 1. O texto expressa algumas ideias acerca do ciclo da vida. Cite alguns exemplos. Resp.: O texto se refere ao ciclo da vida dos seres humanos(nascimento, maturidade, reprodução e morte) como portadores de sentimentos como

14 portadores de sentimentos como amor, esperança, perda, dor, gratidão. 2. Ao nascer, um bebê mede cerca de 50 cm. Como é possível que ele, em idade adulta, muitas vezes ultrapasse 1,70 m de altura? Resp.: Aqui está o tema central do capítulo: a divisão celular.

15 Cromossomos e genes  Cromossomos: constituem uma longa sequência de DNA (ácido desoxirribonucleico) contendo diversos genes. Eles são formados por uma fita longa e dupla de DNA, que se trata do

16 material genético, ou seja, ele possui os genes que nos dão as características físicas, como cor de olhos, pele e cabelo.  Genes: porções de DNA capaz de codificar a síntese de proteínas específicas.

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19 Partes do Cromossomo

20 Cromômeros: São engrossamentos bastante irregulares com aspecto de granulações, presentes em toda a extensão da cromatina; Cromatídeos: São o resultado da divisão longitudinal do cromossomo durante a divisão celular;

21 Centrômero: Constrição primária que divide o cromossomo em 2 braços e influencia o movimento durante a divisão celular; Satélite: Parte terminal de material cromossômico separado do cromossomo por uma constrição secundária;

22 Zona SAT: Porção do cromossomo relacionada com a formação do nucléolo durante a telófase;nucléolo Telômeros: Extremidades finais dos cromossomos que o protegem da degradação.

23 Partes do Cromossomo

24 Tipos de Cromossomos A classificação dos cromossomos ocorre conforme a posição dos centrômeros.

25  Acrocêntrico – quando o centrômero está próximo a uma das extremidades.  Metacêntrico – quando o centrômero está no meio.  Sub-metacêntrico – quando centrômero está no centro.  Telocêntrico – quando centrômero está nas extremidades.

26 Tipos de Cromossomos

27 Células haploides e diploides  Células haploides: Células haploides Possuem em seu núcleo apenas um cromos- somo de cada tipo. Exemplos: os gametas humanos – esperma- tozoides e óvulos. Cada célula haploide possui 23 tipos de cromossomos, sendo os gametas humanos: n = 23 (n é o número de cromossomos diferentes).11

28  Célula haploide: possui somente um cromossomo de cada tipo. 1 2 3 4

29 Células haploides e diploides  Células diploides: Células diploides Possuem em seu núcleo dois cromossomos de cada tipo. Exemplos: todas as células do nosso corpo (com exceção das células de reprodução – os gametas). Cada célula diploide possui dois cromossomos de cada tipo, possuindo 46 cromossomos (23 pares): 2n = 46.11

30  Célula diploide: possui dois cromossomo de cada tipo. 1 2 3 4 1 4 3 2

31 Nas células diploides do nosso corpo, os cromossomos podem ser agrupados dois a dois. Os dois cromossomos de cada par são do mesmo tipo (possuem a mesma forma, o mesmo tamanho e mesmo número de genes). Em cada par, um é de origem materna e o outro, de origem paterna.11

32 Esquema de um parte de cromossomos do mesmo tipo Cromossomo materno Cromossomo paterno Genes que condicionam a característica X. Genes que condicionam a característica Y.

33 Vocês sabiam que um bebê humano, ao nascer, possui trilhões de células? CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos processos de divisão celular Veremos como isso é possível agora...

34 O aumento no número de células Um dia, todos nós já fomos uma única célula diploide. A célula-ovo ou zigoto: formada pela união de um espermatozoide e um óvulo.2célula-ovozigoto2 óvulo espermatozoide zigoto humano Imagem: Quibik / Domínio Público Imagem : Autor desconhecido / Domínio Público

35 O aumento do número de células se deve a inúmeras divisões celulares. Divisão Celular: é um processo que ocorre ao longo da vida de um indivíduo. Importância: garante o crescimento do organismo e a substituição de células que envelhecem e morrem.22

36 Como uma célula origina outra?

37 Tipos de divisão celular CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos processos de divisão celular Em nosso corpo, ocorrem dois tipos de divisão celular: A mitose e a meiose.1mitose meiose1

38 Mitose CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos processos de divisão celular  Só lembrando que as células que constituem o corpo humano possuem 46 cromossomos. Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo. Formam-se dois novos núcleos, cada um com 46 cromossomos. A célula então se divide em duas novas: cada uma com 46 cromossomos no núcleo.11

39 ou Imagem: Mysid / domínio público células- filhas célula-mãe 46 células-filhas célula-mãe 46

40 Importância da Mitose Garante que cada uma das células-filhas receba um conjunto completo de informações genéticas. Permite o crescimento do indivíduo. Substitui as células que morrem por outras novas. Regenera partes lesadas do organismo.11

41 CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos processos de divisão celular Mas como se formam os espermatozoides e os óvulos, que têm somente 23 cromossomos no núcleo?11

42 Meiose (lembre-se: meio ou metade) Nesse caso, os cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diploide), que vai se dividir e formar os gametas (células- filhas, haploides). Mas, em vez do núcleo se dividir uma só vez, (como na mitose), na meiose ele se divide duas vezes;11

43  Primeira divisão: antes há duplicação dos cromossomos da célula-mãe. Originam-se dois novos núcleos.  Segunda divisão: não há nova duplicação dos cromossomos das células. Cada um dos dois novos núcleos se divide, formando-se, então, no total quatro células- filhas.  O processo resulta em quatro células- filhas, cada uma com 23 cromossomos.11

44 ou células-filhas célula-mãe 46 23 células-filhas A - Duplicação dos cromossomos; B - Primeira divisão; C - Segunda divisão. A - Duplicação dos cromossomos; B - Primeira divisão; C - Segunda divisão. 23 Imagem: PatríciaR. Original image from NCBI; original vector version by Jakov / Domínio Público

45 Importância da Meiose Garante com a formação de gametas (masculino e feminino) a perpetuação de uma determinada espécie. Permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diploide é capaz de formar quatro células haploides geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.33

46 Resumindo os processos de divisão celular Mitose: cada célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos que nela existiam. Meiose: cada célula-mãe origina quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos que nela existiam.

47 A tem DOIS TIPOS DIVISÃO CELULAR HUMANA A CÉLULA-MÃE ORIGINA QUANTRO CÉLULAS-FILHAS COM A METADE DO NÚMERO DE CROMOSSOMOS NELA EXISTENTES ocorre quando DURANTE TODA A VIDA DO INDIVÍDUO ocorre CÉLULAS HAPLOIDES as quatro células-filhas são são os GAMETAS ÓVULOS ESPERMATOZOIDES MEIOSEMITOSE ocorre quando permite o permite a A CÉLULA-MÃE ORIGINA DUAS CÉLULAS-FILHAS COM O MESMO NÚMERO DE CROMOSSOMOS NELA EXISTENTES CRESCIMENTO DO ORGANISMO SUBSTITUIÇÃO DAS CÉLULAS MORTAS CÉLULAS DIPLOIDES as duas células-filhas são são TODAS AS CÉLULAS DO CORPO com exceção dos GAMETAS

48 Agora é com vocês! Realizar um trabalho de pesquisa (em grupos de 5 ou 4 pessoas) a respeito de um dos temas abaixo:

49 Você já sabe que o corpo humano se forma de uma única célula: a célula-ovo ou zigoto. Depois de sucessivas divisões, formam-se células que se diferenciam e compõem, aos poucos, um novo organismo.

50 Após cerca de nove meses de gestação, esse organismo está pronto para nascer. Ao longo do tempo, depois de muitas transformações desde o nascimento, o individuo atinge a maturação sexual e está pronto para se reproduzir. Pode, então,

51 gerar outro individuo, que também começa a ser formado de uma célula-ovo. Seguindo esse ciclo, o ser humano dá continuidade á sua espécie.

52 PARA IR MAIS LONGE Trabalho em grupo 2º período

53 1. Projeto genoma humano 2. Células troncos: esperança e cautela. 3. Pele e osso: tecidos ou órgãos? 4. Fertilização in vitro 5. Seres transgênicos 6. Clones: cópias idênticas

54 Bom dia! Até a próxima.


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