A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GENÉTICA B IOLOGIA DO ENVELHECIMENTO -T ELÔMEROS Jaciele Alves, Márcio Valente, Milena Costa, Pedro Nunes e Sandra Gomes – Biomedicina 2º e 3º Período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GENÉTICA B IOLOGIA DO ENVELHECIMENTO -T ELÔMEROS Jaciele Alves, Márcio Valente, Milena Costa, Pedro Nunes e Sandra Gomes – Biomedicina 2º e 3º Período."— Transcrição da apresentação:

1 GENÉTICA B IOLOGIA DO ENVELHECIMENTO -T ELÔMEROS Jaciele Alves, Márcio Valente, Milena Costa, Pedro Nunes e Sandra Gomes – Biomedicina 2º e 3º Período Orientadora: Prof ª Vivian Lago

2 O QUE É O ENVELHECIMENTO ? O processo de envelhecimento envolve o declínio das funções do corpo. As células amadurecem até um ponto em que não conseguem mais se renovar. Os órgãos, então, vão perdendo funcionalidade.

3 F ATORES QUE CONTRIBUEM PARA O ENVELHECIMENTO Tabagismo – Hábito de Fumar Índice de massa corporal (IMC) - Ter o IMC acima de 25, ou seja, com sobrepeso. A gordura produz substâncias chamadas adipocinas, que são tóxicas. Aumentando o risco de desenvolver doenças. Doenças cardiovasculares Câncer, estresse e doenças pulmonares

4 I MUNOSSENESCÊNCIA Imunossenescência se refere à deterioração natural do sistema imunológico produzido pelo envelhecimento. Envolve a perda de capacidade do corpo para responder a infecções e à memória imunológica, especialmente a vacinação. É considerado um fator de mortalidade entre os idosos.

5 T EORIAS SISTÊMICAS Os sistemas fisiológicos (Imune, endócrino e nervoso) são super importantes para a vida do ser humano As teorias sistêmicas consideram que a desregulação das funções exercidas por esses sistemas estão relacionadas ao envelhecimento do indivíduo.

6 T ELÔMEROS – A CHAVE DO ENVELHECIMENTO O nome vem do grego - significa "parte final", exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes - sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.

7

8 O QUE ACONTECE COM OS TELÔMEROS ? Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos. Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de "velhice".

9 Q UAL O TAMANHO DOS TELÔMEROS E QUANTO TEMPO LEVAM PRA SE DESGASTAR ? A longitude dos telômeros é medida em "pares de base", que são os pares de nucleotídeos opostos e complementares que estão conectados por ligações de hidrogênio na cadeia do DNA. A longitude dos telômeros varia muito entre espécies distintas. No caso dos humanos, a longitude dos telômeros se deteriora passando de uma média de 11 quilobases no nascimento para cerca de 4 quilobases na velhice. Lembrando que uma quilobase equivale à 1000 pares de nucleotídeos.

10 É POSSÍVEL INTERVIR NOS TELÔMEROS ? Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak pesquisaram os telômeros e descobriram que a enzima telomerase pode proteger os cromossomos do envelhecimento Essa enzima ajuda a impedir o encolhimento dos telômeros com a divisão celular, o que ajuda a manter a juventude biológica das células.

11 R EFERÊNCIAS B IBLIOGRÁFICAS https://pt.wikipedia.org/wiki/Imunossenesc%C3%AAncia http://www.uaucance.com.br/fatores-que-contribuem-para-o- envelhecimento/ https://www.bbc.com/portuguese/geral-43601735 https://www.minhavida.com.br/saude/materias/1540-por-que- o-envelhecimento-acontece https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/902 Livro: Genética Médica – James N. Thompson Jr.


Carregar ppt "GENÉTICA B IOLOGIA DO ENVELHECIMENTO -T ELÔMEROS Jaciele Alves, Márcio Valente, Milena Costa, Pedro Nunes e Sandra Gomes – Biomedicina 2º e 3º Período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google