A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira Thayanne Saraiva

2 TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS

3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA PAPEL DA ESCOLACONTEÚDOSMÉTODOS Vista levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores.Grupos de discussão. PROFESSOR X ALUNOSAPRENDIZAGEMMANIFESTAÇÕES A relação é de igual para igual, horizontalmente. Resolução da situação problema. Paulo Freire.

4 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA PAPEL DA ESCOLACONTEÚDOSMÉTODOS Transformação da personalidade num sentido libertário. As matérias são colocadas, mas não exigidas. Vivência grupal, na forma de autogestão. PROFESSOR X ALUNOSAPRENDIZAGEMMANIFESTAÇÕES É não diretiva; o professor é orientador e os alunos livres. Aprendizagem informal via grupo. Célestin Freint.

5 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO- SOCIAL DOS CONTEÚDOS TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAS DOS CONTEÚDOS PAPEL DA ESCOLACONTEÚDOSMÉTODOS Difusão de conteúdos vivos e indissociáveis das realidades sociais. Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face ás realidades sociais. Favorecimento da correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes possam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade (prática social).

6 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO- SOCIAL DOS CONTEÚDOS TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAS DOS CONTEÚDOS PROFESSOR X ALUNOSAPRENDIZAGEMMANIFESTAÇÕES O aluno participativo e o professor como mediador entre o saber e o aluno. O conhecimento novo se apoia em uma estrutura cognitiva já existente; aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Makarenko e Libâneo, Charlot.

7 Conclusão  As tendências libertadora e libertária têm em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica. Dando mais valor ao processo de aprendizagem grupal (participação em discussões, assembleias, votações) do que aos conteúdos de ensino.  A tendência da pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta.

8 Referências Bibliográficas  Saraiva de Barros, Maria Sandra. Material de Didática.


Carregar ppt "Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google