Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina Rocha Custódio Alterado mais de 6 anos atrás
1
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
UNIFACS – PROJETOS 16C
2
Conteúdo da disciplina
Tendências no GP Change management
3
Tendências em GP
4
IPMA A IPMA – International Project Management Association é uma associação internacional que congrega mais de 60 países. Sediada na Holanda, a IPMA foi criada em 1965, criada em 1965 em Viena, Áustria. Sua sede hoje é na Holanda. Representa associações de membros no nível global, desempenhando um papel de liderança no desenvolvimento e promoção da profissão de gerenciamento de projetos, fornecendo padrões e diretrizes para o trabalho de uma ampla gama de talentos de gerenciamento de projetos através do IPMA Competence Baseline. Possui um sistema de certificação de quatro níveis baseado em competências para gerentes de programas e projetos, que é único no mundo e amplamente reconhecido pela sua qualidade.
5
IPMA: MODELO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO DE PROJETOS
6
IPMA: MODELO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO DE PROJETOS
7
Certification Process
Long title Capabilities Certification Process Validity Stage 1 Stage 2 Stage 3 Certified Projects Director Competence = knowledge + experience A Application, Curriculum vitae, self- assessment, references, project list Director report Interview 5 years Certified Senior Project Manager B Exam, Project report Certified Project Manager C Exam, Short project report Certified Project Management Associate Knowledge D Application, Curriculum vitae, self - assessment Exam Certification programme IPMA 4-L-C PA179 PMSLC IPMA Competence Elements
8
PROJECT MANAGEMENT TRENDS 2025
Projectification of Societies; Coping with Complexity; Transnationalisation of project management; Virtualization of project management; Professionalization of project management; Learning and Education; Stakeholder Management; Projects as Business; Project Management goes Boardroom; Project-oriented Organizations; Women in project management; Project management research.
9
TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PROJETOS 2025
Projetização de Sociedades; Lidar com a complexidade; Transnacionalização da gestão de projetos; Virtualização de gerenciamento de projetos; Profissionalização da gestão de projetos; Aprendizagem e Educação; Gerenciamento de partes interessadas; Projetos como Negócios; O Gerenciamento de Projetos chega à sala de reuniões; Organizações orientadas a projetos; Mulheres em gestão de projetos; Pesquisa de gerenciamento de projetos. Fonte: The German Project Management Association (GPM)
10
Projetização de Sociedades
A projeção das sociedades é definida como o grau de difusão do gerenciamento de projetos em todos os setores das sociedades. Indicadores desta tendência são o tempo e o dinheiro gastos em projetos, bem como a quantidade de benefícios econômicos, culturais e sociais causados por projetos. Cada vez mais setores da sociedades implementarão metodologias de gerenciamento de projetos para resolver suas complexas e exclusivas tarefas.
11
Projetização de Sociedades
Drivers Pós-industrialização das sociedades, que cria tarefas mais complexas; Novas tecnologias que permitem e criam novas formas de colaboração; A mudança dos valores da geração Y que pode promover e transformar o gerenciamento de projetos no futuro; Possíveis Implicações da Tendência Não só engenheiros e gerentes devem conhecer as técnicas, mas também profissionais que hoje não têm contato com o gerenciamento de projetos, como no setor de saúde ou educação. O gerenciamento de projetos se tornará mais elaborado e diversificado.
16
Lidar com a complexidade
A complexidade dos projetos é impulsionada pelo tamanho e volume dos projetos, pelo número de partes interessadas envolvidas no projeto e pela ambiguidade de suas expectativas. Drivers Os projetos estão tendo que lidar com uma incerteza crescente sobre desenvolvimentos tecnológicos, mudanças regulatórias, movimentos competitivos e mudanças nos requisitos do cliente. Globalização, virtualização, urbanização e crescimento.
17
Lidar com a complexidade
Possíveis Implicações da Tendência: Para reagir melhor a estas circunstâncias, particularmente na área de TIC e derivados - métodos ágeis. Espera-se que estes métodos se desenvolvam para métodos híbridos que integram os procedimentos clássicos com conceitos ágeis. Outras implicações são: Métodos colaborativos aumentarão; Ferramentas de padronização, modularização e integração irão proliferar; Grandes ferramentas de dados, simulação e análise estatística irão aumentar; As abordagens sistêmicas serão cada vez mais exigidas.
18
Transnacionalização da gestão de projetos;
Na gestão internacional, "orientação global" é definida como o alinhamento aos mercados mundiais com conceitos consistentes e padronizados. Diferenças locais, linguísticas, culturais ou religiosas não são consideradas. A padronização homogênea resultante de produtos, processos, serviços e comunicação gera economias de escala, o que leva a vantagens de custos e marcas globais. No entanto, essa abordagem negligencia a heterogeneidade de indivíduos, organizações e culturas. Devido a estas desvantagens, o conceito de orientação global foi desenvolvido chegando ao conceito de orientação transnacional.
19
Transnacionalização da gestão de projetos;
A transnacionalização combina as vantagens da padronização global com a adaptação diferenciada localmente. A transnacionalização considera a diversidade de indivíduos, grupos, organizações e culturas na medida do possível. Transnacionalização do gerenciamento de projetos combina a integração de processos padronizados de gerenciamento de projetos globais de indivíduos, grupos e organizações que interagem em um nível multinacional com as vantagens da diferenciação de acordo com os requisitos locais. Essa personalização de processos em massa segue a metáfora "think global, act local". A transnacionalização da gestão de projetos segue o objetivo de adotar os padrões globais de gerenciamento de projetos de forma flexível para as necessidades locais da organização, subsidiária ou transplante local.
20
Transnacionalização da gestão de projetos
Os impulsionadores desta tendência são a própria globalização, alianças internacionais, organizações globais, padrões globais (no gerenciamento de projetos: ISO 21500, IPMA ICB® 4.0, IPMA OCB® 1.0 de IPMA, PMBOK® do PMI) e novas tecnologias para comércio eletrônico, transporte, comunicação, gerenciamento de conhecimento e processos de informação distribuídos. Barreiras para a tendência são crises políticas e econômicas, rivalidades internacionais e a crescente desintegração de culturas, sociedades ou organizações tradicionais. As implicações da transnacionalização da tendência podem ser: equipes de projetos dispersas e culturalmente diversificadas; desafio para os gerentes de projetos de lidar com os interesses conflitantes das diversas múltiplas partes interessadas internacionais; desafios que levam à demanda por crescentes e profundas competências interculturais de gerentes de projeto.
21
Virtualização de gerenciamento de projetos
Definimos a "Virtualização do Gerenciamento de Projetos" como gerenciamento de projetos cada vez mais através do suporte de TICs. Isso pode levar a um aumento da eficiência, eficácia, produtividade e escalabilidade do gerenciamento de projetos. Para as empresas, uma das principais vantagens que a virtualização pode fornecer é a racionalização dos esforços de gerenciamento de projetos para integrar novas tecnologias e aplicações. As máquinas virtuais podem facilitar a gerenciar, manter e replicar, criando ambientes de teste e cenários para melhor solução de problemas e estratégias.
22
Virtualização de gerenciamento de projetos;
Os drivers da crescente virtualização do gerenciamento de projetos são: A capacidade de lidar com Big Data em milissegundos; Comunicação rápida que permite trabalhar em equipes de projetos virtuais dispersas; Modelagem, simulação e automação de processos de gerenciamento de projetos Visualização de processos As barreiras para esta tendência podem ser, por exemplo, o mau uso das TIC, além de uma crescente resistência crescente das pessoas contra as TIC. As implicações da virtualização das tendências da gestão de projetos podem ser novos padrões de governança e um apelo a uma liderança mais forte para lidar melhor com a virtualização.
23
Profissionalização da gestão de projetos;
Definimos a "Profissionalização da Gestão de Projetos" como o processo em que a ocupação da gestão de projetos se transforma em uma verdadeira profissão da mais alta competência. Isso inclui a definição de padrões para os diferentes tipos de tarefas de gerenciamento de projetos únicos e multiprojetos, bem como para bases de conhecimento, processos e competências necessárias para cumprir esses padrões com sucesso. A profissionalização da gestão de projetos também inclui um crescente nível de aplicação profunda e abrangente das práticas de gerenciamento de projetos em todos os tipos de projetos. O driver dessa tendência é a crescente conscientização dos benefícios da aplicação do gerenciamento de projetos para uma organização. A alta gerência está tomando conhecimento de que o custo da educação e formação dos gestores de projetos, para a implementação de perspectivas de carreira a longo prazo na gestão de projetos, semelhante aos gestores de linha, para a supervisão e apoio a longo prazo de gestores de projetos e para a implementação de PMOs com padronização.
24
Profissionalização da gestão de projetos;
Outro driver da tendência é a crescente demanda de organizações por gerentes de projetos bem qualificados, já que a alta administração está ciente de que os projetos são a ferramenta para implementar sua estratégia corporativa. Eles percebem que seu sucesso depende da qualidade dos projetos gerenciados. Outro driver é que o gerenciamento de projetos estabelece padrões de benchmark internos e externos. As implicações são que as tarefas e os papéis de gerenciamento de múltiplos e múltiplos projetos se especializam cada vez mais e que haverá novos caminhos de carreira de longo prazo para os gerentes de projetos na organização.
25
Aprendizagem e Educação
Quase todos os participantes deste estudo preveem que as ofertas de recursos de gerenciamento de projetos de aprendizagem aumentarão em todos os níveis de habilidades por universidades, organizações industriais e profissionais e para todas as etapas das carreiras de gerenciamento de projetos. Os métodos de aprendizagem e ensino melhorarão tremendamente nos próximos anos. O driver dessa tendência é a crescente demanda de todos os setores da sociedade, tanto da indústria quanto da administração pública, para habilidades e habilidades de gerenciamento de projetos melhores e mais padronizadas. A implicação da tendência é que o gerenciamento de projetos como uma competência básica será onipresente e as ofertas especializadas aumentarão. Serão criadas novas ferramentas de aprendizagem e aplicações como jogos interativos para desenvolver habilidades de gerenciamento de projetos.
26
Gerenciamento de partes interessadas
As práticas de gestão de partes interessadas já se tornaram mais elaboradas nos últimos dez anos, enquanto a pesquisa sobre o comportamento das partes interessadas está documentada (Littau et al., 2010). O gerenciamento de projetos pode ser aprendido com as teorias de gerenciamento de stakeholders que foram desenvolvidas no gerenciamento estratégico e na literatura de governança corporativa. Nossos especialistas destacam que o gerenciamento de partes interessadas ainda não foi feito de forma suficientemente profissional. Outra área de gerenciamento de partes interessadas são projetos de mudança organizacional. Nesses projetos, obter apoio para as mudanças pretendidas é uma questão-chave, dependendo da quantidade de mudanças e das pessoas envolvidas.
27
Gerenciamento de partes interessadas
A terceira área de gerenciamento de partes interessadas são projetos públicos e a implementação desses projetos. A resistência pública maciça caracteriza esses projetos. Os gerentes de projetos precisam aprender a lidar com a tensão entre integrar as partes interessadas de forma muito intensa e ficar paralisado ou negligenciar as partes interessadas e ser punido por não escutar o suficiente para suas demandas. Os gerentes de projeto só podem resolver suas tarefas de gerenciamento de partes interessadas se receberem suporte ativo da gerência sênior. Um driver desta tendência é o fenômeno social que grupos anteriormente sem poder - como cidadãos ou funcionários - ganharam mais poder e podem ativar esse poder mais rápido (por exemplo, usando mídias sociais).
28
Projetos como Negócios
Os especialistas esperam que os projetos sejam cada vez mais vistos como empreendimentos empresariais para oferecer resultados empresariais. A ênfase no valor e os benefícios dos projetos aumentarão, mas o aspecto da sustentabilidade dos projetos e do gerenciamento de projetos se tornará importante. Os softwares para monitorar e avaliar o valor, benefício e sustentabilidade dos projetos e gerenciamento de projetos serão desenvolvidos. A perspectiva se torna mais estratégica - longo prazo - e orientada para as partes interessadas do que na visão tradicional de "triângulo de ferro". A responsabilidade dos patrocinadores de projetos para alcançar esses resultados aumentará. Os gerentes de projetos receberão mais autonomia e mais influência, mas eles também precisam de mais capacidades empresariais.
29
Projetos como Negócios
Essas tendências podem ser: Aumento da participação nos lucros e perdas dos projetos Aumento do volume e complexidade dos projetos Aumento da inovação e orientação para a sustentabilidade Gerentes de projetos exigir mais autonomia e influenciar. As implicações desta tendência são que os gerentes de projetos se desenvolverão indo de gerentes responsáveis a gerentes empresários.
30
O Gerenciamento de Projetos vai à sala de reuniões
A alta administração se tornará ainda mais focada no uso de projetos na consecução dos objetivos de suas empresas". Definimos a tendência "Gerenciamento de projetos vai sala de reuniões" como o reconhecimento crescente da importância do gerenciamento de projetos para o sucesso corporativo pelos tomadores de decisão na indústria, política, mídia e sociedade. Além disso, esta tendência contém: a crescente influência do pensamento orientado para o projeto entre executivos seniores, altos políticos, membros de conselhos de alto nível de controle, implementação de sistemas de governança orientados por projetos, aumento sistemático de competências organizacionais em gerenciamento de projetos.
31
O Gerenciamento de Projetos vai à sala de reuniões
Os impulsionadores dessa tendência estão ocorrendo a nível societal, organizacional e individual. No nível societal, há um forte movimento para julgar mega projetos de forma mais crítica, e os políticos são responsáveis por falhas de projetos financiados por dinheiro público. Os princípios de governança dos projetos - os padrões de planejamento e controle nos estágios iniciais aumentarão e os padrões de governança para o conselho de controle aumentarão. No nível da empresa, existem regulamentos legais em US GAAP e em IFRS para reportar riscos em projetos, mas esses regulamentos não são suficientes. Os principais gerentes tornar-se-ão responsáveis por seu planejamento e gerenciamento de riscos. A gerência de projetos irá entrar na sala de reuniões porque os meios de comunicação, os acionistas, os sindicatos e os movimentos sociais vão exigi-lo. Os “control boards” placas de controle ganham importância e influência.
32
O Gerenciamento de Projetos vai à sala de reuniões
Os drivers desse desenvolvimento são melhores métodos para gerenciar portfólios e programas de projetos e um crescente valor e perda de contribuição de projetos e responsabilidade dos gerentes. A implicação é que o gerenciamento de projetos é considerado uma competência organizacional central e que as empresas estão se esforçando para se tornarem organizações orientadas a projetos.
33
Organizações orientadas a projetos;
"Os PMOs serão muito amplos. Os padrões e os manuais serão ainda mais importantes, mas permitirão flexibilidade ". A tendência" Organização orientada para o projeto "significa que uma grande parte da criação de valor de uma organização é entregue em projetos. O gerenciamento de projetos é uma competência básica para as organizações, enquanto as funções empresariais estão alinhadas para fomentar o gerenciamento de projetos. Os indicadores desta tendência são a quantidade de criação de valor em projetos, o grau de orientação do projeto na estratégia geral e em funções de negócios alinhadas (como Planejamento e Controle, RH, Marketing, P & D, TIC) e o empoderamento de gerentes de projetos e gerenciamento de projetos.
34
Organizações orientadas a projetos;
A competência de gerenciamento de projetos também se refere à implementação de um quadro organizacional que permite consistentemente aos projetos ter sucesso. As organizações orientadas para projetos oferecem sistemas dedicados de desenvolvimento de competências para gerentes de projetos e sistemas de carreira que são equivalentes a carreiras no gerenciamento de linha. Além disso, eles desenvolvem processos e comitês para a gestão de projetos únicos e carteiras de projetos como um todo (PMO, Portfolio Steering Boards). Eles implementam padrões para a organização operacional de projetos, para planejamento de projetos e gerenciamento de RH de projetos. As organizações orientadas a projetos conseguem executar múltiplos projetos simultaneamente e
36
Mulheres na gestão de projetos;
Nas últimas décadas, uma das tendências mais significativas da força de trabalho foi o aumento das mulheres nos cargos gerenciais nas organizações públicas, privadas e governamentais (Catalyst, 2014; Ely et al., 2011). A tendência "mulheres na gestão de projetos" é definida como a crescente quantidade de mulheres em todas as funções das partes interessadas, do gerente do projeto ao gerente sênior para o contratante do projeto. Uma quantidade crescente de mulheres leva a novas abordagens como os projetos são realizados e gerenciados. Isso envolve o estilo de liderança, a comunicação estilo, estilo de reunião, composição e desenvolvimento da equipe e a cultura de cooperação quando as pessoas estão lidando com a complexidade, enfrentando desafios e riscos.
37
Mulheres na gestão de projetos
Esta tendência é mostrada pela crescente quantidade de mulheres com menos de 30 anos trabalhando como gerentes de projeto: este grupo representa com 26% da faixa etária de mais rápido crescimento de todos os membros da associação alemã de gerenciamento de projetos GPM (Schoper, 2014). O mesmo desenvolvimento ocorre no Reino Unido: um estudo sobre gerentes de projetos britânicos mostra que a participação das mulheres no gerenciamento de projetos aumentou de 25% no ano de 2008 para 30% no ano de 2014 (Arras People, 2014). As estudantes do sexo feminino em gerenciamento de projetos aumentaram no Reino Unido para 53% (Arras People, 2014). Portanto, concluímos que a quantidade de mulheres no gerenciamento de projetos aumentará nos próximos 10 anos, até 35% ou 45% dependendo da influência das barreiras e a atratividade de outras áreas para mulheres.
38
Mulheres na gestão de projetos
Com um número crescente de mulheres no campo do gerenciamento de projetos, podem ocorrer diferenças em como os projetos são liderados, entendidos e realizados. Os drivers dessa tendência são as culturas corporativas e as cotas para composições gerenciais de gênero nas organizações. Outros fatores são as oportunidades específicas de educação, motivação, treinamento e desenvolvimento, bem como a falta de especialistas masculinos qualificados, particularmente nas sociedades em envelhecimento.
39
Pesquisa em gerenciamento de projetos.
A tendência descreve um crescente volume de pesquisa sobre a existência, antecedentes e impactos das práticas de gerenciamento de projetos e as contingências e dinâmicas das relações de causa e efeito em projetos e gerenciamento de projetos. Os especialistas da pesquisa preveem que não só o volume, mas também a qualidade da pesquisa de gerenciamento de projetos aumentará ao longo do tempo. Os indicadores desta tendência são: A quantidade de publicações, citações e leitores A quantidade de bolsas de pesquisa e cadeiras dedicadas à pesquisa de gerenciamento de projetos
40
Pesquisa em gerenciamento de projetos
O uso dos resultados da pesquisa de gerenciamento de projetos em processos de decisão e resultados aumentará ao longo do tempo. As implicações dessa tendência são a crescente relevância e elaboração de gerenciamento de projetos na prática. A qualidade da pesquisa de gerenciamento de projetos aumentará, mas a questão fundamental é se essa ciência da gestão irá atingir um nível suficiente para atrair bons pesquisadores. A principal barreira é o status atualmente baixo do gerenciamento de projetos na pesquisa gerencial.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.