A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software Livre x Software Gratuito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software Livre x Software Gratuito"— Transcrição da apresentação:

1 Software Livre x Software Gratuito
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM Departamento de Ciências Contábeis – DCC V Curso de Especialização em Auditoria Contábil Software Livre x Software Gratuito Prof. M.Sc Claudio Noberto Mestre em Ciências Contábeis – UNB/UFRN/UFPB Currículo Lattes: (84) (84)

2 CONCEITOS INICIAIS Parte lógica do computador. Os programas permitem
Parte lógica do computador. Os programas permitem controlar a parte física (Hardware).

3 TIPOS DE DISTRIBUIÇÕES
Freeware x Software Livre (Open Source, GPL, GNU) Semelhanças: No que se refere a valores. Ambos são gratuitos e são disponibilizados livremente pela Internet ou em CDs. Não há quebra de Direitos Autorais. Diferenças: – No caso do Freeware, os códigos e comandos que foram desenvolvidos podem ou não ser disponi- bilizado para um usuário, ficando a critério do autor. – No Software Livre, as linhas de comando e códigos são disponibilizados livremente. O usuário tendo acesso ao seu código fonte pode alterar seu código, adaptar de acordo com suas necessidades e até mesmo acrescentar novas linhas de comando ao programa.

4 TIPOS DE DISTRIBUIÇÕES
É importante lembrar que se um usuário criar um programa baseado em um software livre, seu código também deverá ser aberto. Exemplo de programas Freeware: Internet Explorer e MSN Messenger. Exemplo de programas Software Livre: Linux, Suíte Open Office, Mozilla Firefox, Thunderbird entre outros.

5 SHAREWARE E DEMO Shareware • Demo •
– São programas pagos que necessitam de uma licença, seja um número serial, código ou arquivo para habilitá-lo. – Exemplos de programas Shareware: Windows, Suíte Office, Brazip entre outros. Demo É uma demonstração do programa, geralmente alguns comandos são desabilitados como o salvar.

6 TRIAL E BETA Trial Versões ainda em desenvolvimento. Podendo
Trial – É semelhante. Porém, o destaque maior não é em bloquear ou desabilitar ferramentas e sim o uso total do programa por um determinado tempo de uso. O tempo de uso pode ser por dias ou quantidade de vezes de abertura do software. Beta Versões ainda em desenvolvimento. Podendo apresentar falhas, bug’s, panes e até mesmo falhas de segurança.

7 SOFTWARE É toda parte lógica do computador. Fazem parte do software:
É toda parte lógica do computador. Fazem parte do software: os programas, o sistema operacional, os dados, o compilador, o interpretador, etc. O software é utilizado para gerir o funcionamento do computador e ampliar sua potencialidade, para que possamos ter a solução de um problema. Podemos dividir o software em três grupos: software básico (do fabricante), software utilitário (de apoio) e; software aplicativo (do usuário).

8 SOFTWARES BÁSICO funcionamento do hardware. •
É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável; São os programas usados para permitir o funcionamento do hardware. O software básico é orientado para a máquina e torna possível a operação e a própria programação do computador. Seus programas se destinam a realizar tarefas básicas do computador, como: acionar periféricos, gerenciar buffers, mapear memória, manter o relógio e a data, etc. Exemplo: Sistema Operacional.

9 SISTEMA OPERACIONAL • Programa que gerencia todos os sistemas
internos da máquina, supervisionando o funcionamento de todo o sistema e administrando os recursos e facilidades do computador. São as funções básicas que o computador realiza, tais como: conhecer os seus periféricos, realizar tarefas inerentes a ele, como copiar, apagar, mover, renomear arquivos, etc.

10 UTILITÁRIO E APLICATIVO
São programas desenvolvidos com aplicações definidas, que facilitam a operação do computador por parte do usuário. São programas utilizados na automação das rotinas comerciais, industriais e científicas. É o conjunto de programas voltados para a solução de problemas do usuário, ou seja, executa uma série de instruções comandadas pelo usuário.

11 WINDOWS O Windows XP (o XP utilizado no nome vêm
O Windows XP (o XP utilizado no nome vêm da palavra EXPERIENCE), que inicialmente foi chamado de Windows Whistler, e que o sucede o Windows ME e também Windows 2000.

12 SISTEMA OPERACIONAL GRÁFICO exemplo de
O Sistema Operacional MS-DOS é um sistema operacional não-gráfico. exemplo de Ambientes visuais como o Windows 3.11 facilitavam muito, mas são duas coisas distintas, a parte operacional (MS-DOS) e parte visual (Windows 3.11). A partir do Windows 95 temos, então, as duas coisas juntas, a parte operacional e gráfica, logo, um Sistema Operacional Gráfico.

13 AREA DE TRABALHO Icones; Barra de tarefas; Arquivos e pastas;
Icones; Barra de tarefas; Arquivos e pastas; Botão iniciar; Todos os programas; Desligar; Reiniciar; Executar; Pesquisar; Computador; Painel de controle; Dispositivos e impressora; Ajuda e suporte.

14 PAINEL DE CONTROLE Aparência e temas; Internet; Contas de Usuário;
Aparência e temas; Impressoras e outros itens de hardware; Conexões de Rede e Internet; Contas de Usuário; Adicionar e remover programas; Data, Hora, Idioma e Opções Regionais; Sons, fala e dispositivos de áudio; Opções de Acessibilidade; Desempenho e Manutenção; Central de Segurança.

15 RECURSOS DO WINDOWS Conceitos básicos: Janelas, Arquivos, Pastas.
Conceitos básicos: Janelas, Arquivos, Pastas. Janelas: Maximizar, minimizar, mover, fechar, trazer para frente. Copiar ou mover informações: Copiar e colar, arrastar e soltar. Trabalhar com arquivos e pastas: apagar, renomear mover, copiar, Utilização do Help On-Line.

16 Referências http://www.microacesso.com.br/cursos/o
peninfo.htm, acesso em 28/05/2014. acesso em 28/05/2014. nguage=pt-BR&System=WIN, 06/06/2014. acesso em


Carregar ppt "Software Livre x Software Gratuito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google