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O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX

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Apresentação em tema: "O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX"— Transcrição da apresentação:

1 O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX

2 ASPECTOS BIOGRÁFICOS NASCEU NA CIDADE ALEMÃ DE TRIER, NO SEIO DE UMA FAMÍLIA JUDAICA RICA E CULTA. TEVE UMA PARCERIA IMPORTANTE COM FRIEDRICH ENGELS ( ). ESCREVERAM JUNTOS O MANIFESTO COMUNISTA (1848) E A IDEOLOGIA ALEMÃ. MARX ESCREVEU: O CAPITAL; O 18 BRUMÁRIO DE LUÍS BONAPARTE; MANUSCRITOS ECONÔMICOS E FILOSÓFICOS, ENTRE OUTROS.

3 INTRODUÇÃO MARX E ENGELS FORMULAM SUAS IDÉIAS A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL CONTRADITÓRIA POR ELES OBSERVADA: DE UM LADO, O AVANÇO TÉCNICO, O AUMENTO DO PODER HUMANO SOBRE A NATUREZA, O ENRIQUECIMENTO E O PROGRESSO; DO OUTRO LADO, CONTRADITORIAMENTE, A ESCRAVIZAÇÃO CRESCENTE DA CLASSE OPERÁRIA, CADA VEZ MAIS EMPOBRECIDA.

4 MATERIALISMO HISTÓRICO
PARA MARX A ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE QUALQUER REFLETE A FORMA COMO OS HOMENS SE ORGANIZAM PARA A PRODUÇÃO DE BENS QUE ENGLOBA DOIS FATORES FUNDAMENTAIS: AS FORÇAS PRODUTIVAS E AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO QUE, JUNTAS, RECEBEM O NOME DE MODOS DE PRODUÇÃO.

5 FORÇAS PRODUTIVAS - É A COMBINAÇÃO E O USO DE DIVERSOS ELEMENTOS: RECURSOS NATURAIS, MÃO-DE-OBRA DISPONÍVEL, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS PRODUTIVAS. RELAÇÕES DE PRODUÇÃO: SÃO AS FORMAS PELAS QUAIS OS HOMENS SE ORGANIZAM PARA EXECUTAR A ATIVIDADE PRODUTIVA. OS MODOS DE PRODUÇÃO VARIARAM EM CADA ÉPOCA: COMUNISMO PRIMITIVO, MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO, MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA, FEUDALISMO, CAPITALISMO....

6 COMPREENDER O HOMEM PARA MARX NÃO PODEMOS COMPRENDER O HOMEM FORA DO MODO DE PRODUÇÃO NO QUAL ELE ESTÁ INSERIDO. POR ISSO AFIRMA QUE: “A ESSÊNCIA HUMANA É O CONJUNTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS” (MARX). ISSO SIGNIFICA QUE A FORMA COMO OS INDIVÍDUOS SE COMPORTAM, AGEM, SENTEM E PENSAM ESTÁ RELACIONADA COM O MODO DE PRODUÇÃO, ISTO É, A MANEIRA COMO OS HOMENS SE ORGANIZAM PARA TRABALHAR.

7 QUANDO MARX FALA DA PRODUÇÃO MATERIAL DA VIDA, ELE NÃO SE REFERE APENAS AO TRABALHO NECESSÁRIO À MANUTENÇÃO FÍSICA DOS INDIVÍDUOS. MAS, TAMBÉM, O FATO DE QUE, AO TRABALHAREM E PRODUZIREM TODAS ESSAS COISAS, OS SERES HUMANOS CONSTROEM A SI MESMOS COMO INDIVÍDUOS. “O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL CONDICIONA O PROCESSO GERAL DE VIDA SOCIAL E POLÍTICA” (MARX)

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10 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO
COMPREENDE-SE AÍ A IMPORTÂNCIA QUE MARX DEU À ANÁLISE DO TRABALHO. ELE RECONHECE O TRABALHO COMO ATIVIDADE FUNDAMENTAL DO SER HUMANO E ANALISA OS FATORES QUE O TORNAM UMA ATIVIDADE MASSACRANTE E ALIENADA NO CAPITALISMO.

11 PARA MARX, A SUPOSTA LIBERDADE DO TRABALHADOR ASSALARIADO SE VÊ ABALADA QUANDO, SEM OUTRA OPÇÃO PARA SOBREVIVER, ELE É OBRIGADO A VENDER SUA FORÇA DE TRABALHO PARA QUEM TEM OS MEIOS DE EXPLORÁ-LA. O AUTOR DESTACA AS CONDIÇÕES DEGRADANTES A QUE OS TRABALHADORES TERIAM DE SE SUBMETER NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, APONTANDO SEUS EFEITOS DANOSOS SOBRE OS INDIVÍDUOS.

12 CONCEITO DE MAIS-VALIA
É O TRABALHO REALIZADO PELO TRABALHADOR DURANTE O ESFORÇO PARA PRODUZIR ALGO, SENDO QUE ESTE ESFORÇO NÃO LHE É RECOMPENSADO EM FORMA DE SALÁRIO, RETORNANDO PARA O PATRÃO EM FORMA DE MAIS-VALIA (OU LUCRO). PARA MARX, A FORÇA DE TRABALHO EXERCIDA PELO TRABALHADOR NA EXECUÇÃO DE SUA FUNÇÃO É UMA MERCADORIA, TAL QUAL O PRODUTO PRODUZIDO POR ELE.

13 PROCESSO DE ALIENAÇÃO O TRABALHADOR, NO CAPITALISMO, AO TRABALHAR NÃO DESFRUTA FINANCEIRAMENTE DOS BENEFÍCIOS DE SUA PRÓPRIA ATIVIDADE. A META É PRODUZIR PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DO MERCADO E NÃO DO TRABALHADOR. FABRICAM-SE COISAS MARAVILHOSAS PARA UMA ELITE ECONÔMICA, ENQUANTO OS TRABALHADORES MORAM, MUITAS VEZES, EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS.

14 O TRABALHO ALIENADO É MARCADO PELO DESPRAZER, TORNANDO O TRABALHADOR UM SER BRUTO E EXPLORADO.
O FRUTO DO TRABALHO NÃO PERTENCE AO TRABALHADOR, MAS, TAMBÉM, O TRABALHADOR AO SE TRANSFORMAR NUMA MERCADORIA NÃO PERTENCE A SI MESMO. ELE É UMA “COISA”

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16 O HOMEM É UMA COISA PORQUE NÃO TEM MAIS AUTONOMIA PORQUE É DETERMINADO PELO VALORES ESTABELECIDOS PELO MERCADO: VIVER EM FUNÇÃO DO DINHEIRO, DA MODA, DO CARRO, DAS ROUPAS... SE ELE TIVER “SUCESSO” (DINHEIRO) SERÁ VALIOSO; SE NÃO, IMPRESTÁVEL. O HOMEM SERÁ AVALIADO PELO QUE TEM E NÃO POR AQUILO QUE É.

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18 IDEOLOGIA NO SENTIDO CRÍTICO, A IDEOLOGIA É UMA VISÃO DISTORCIDA, É O MASCARAMENTO DA REALIDADE OPRESSORA, QUE FAZ COM QUE SEU CARÁTER NEGATIVO SEJA OCULTADO. É UMA FORMA DE DOMINAÇÃO. COMO EFEITO A IDEOLOGIA PRODUZ A ALIENAÇÃO.

19 A INCULCAÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE

20 CARACTERÍSTICAS DA IDEOLOGIA
A) UMA INVERSÃO DA REALIDADE. B) UMA NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. C) UMA FORMA DE DOMINAÇÃO DA CLASSE BURGUESA SOBRE A PROLETÁRIA. E) UMA REPRESENTAÇÃO DISTORCIDA DA REALIDADE.

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24 “NO BRASIL TODOS TEM AS MESMAS OPORTUNIDADES”

25 LUTA DE CLASSES PARA MARX OS INTERESSES ENTRE AS CLASSES SOCIAIS (BURGUESIA E TRABALHADORES) SÃO INCONCILIÁVEIS: O CAPITALISTA QUER A MÁXIMA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DO OPERÁRIO PAGANDO BAIXOS SALÁRIOS E AUMENTANDO AS HORAS TRABALHADAS; POR OUTRO LADO O TRABALHADOR LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO EXIGINDO MELHORES SALÁRIOS E PARTICIPAÇÃO NO LUCRO.

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27 “A HISTÓRIA DE TODAS AS SOCIEDADES QUE EXISTIRAM ATÉ NOSSOS DIAS TEM SIDO A HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES” (Manifesto do partido comunista). “A LUTA DE CLASSES É O MOTOR DA HISTÓRIA”. A LUTA DE CLASSES FAZ A HISTÓRIA SE MOVER. DE ACORDO COM MARX O CAPITALISMO CRIOU UMA CLASSE REVOLUCIONÁRIA (TRABALHADORES) QUE DEVE SE ORGANIZAR PARA FAZER A REVOLUÇÃO SOCIAL E TOMAR O PODER DAS MÃOS DOS CAPITALISTAS.

28 MARX CONSIDERA A FILOSOFIA TEÓRICA DA TRADIÇÃO COMO UMA SIMPLES FORMA DE IDEALISMO, DESVINCULADA DA REALIDADE SOCIAL CONCRETA E, POR ISSO, INÚTIL. DAÍ SUA FAMOSA AFIRMAÇÃO NA XI TESE SOBRE FEUERBACH: “OS FILÓSOFOS SE LIMITARAM A INTERPRETAR O MUNDO DE DIFERENTES MANEIRAS; O QUE IMPORTA É TRANSFORMÁ-LO”. A REFLEXÃO FILOSÓFICA TEÓRICA DEVE DAR LUGAR A UMA PRÁTICA REVOLUCIONÁRIA TRANSFORMADORA (PRÁXIS)

29 TAREFA DA FILOSOFIA CRÍTICA
É DESMASCARAR A IDEOLOGIA, REVELAR O PROCESSO PELO QUAL SE PRODUZ, FAZENDO COM QUE PERCA SEUS EFEITOS, DESFAZENDO AS ILUSÕES QUE GERA. MAS, SE A FILOSOFIA NÃO LEVA EM CONTA AS ORIGENS MATERIAIS DA IDEOLOGIA NA RELAÇÃO DE DOMINAÇÃO EXISTENTE NA SOCIEDADE, A ANÁLISE FILOSÓFICA PASSA A SER INÓCUA, TORNANDO-SE ELA PRÓPRIA PARTE DA IDEOLOGIA.


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