A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
AULÃO ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA Prof. Esp. Carlos Eduardo Sousa da Fonseca Prof. Esp.Hiago de Paiva Cardoso

2

3

4

5 Surgimento da Filosofia
Cosmologia= lógica/elementos da natureza x Cosmogonia= mito/deuses

6 PRÉ SOCRÁTICOS HERÁCLITO TALES DE MILETO PARMÊNIDES

7 Pré socráticos Tales de Mileto (624 a.C.-548 a.C.): nascido na cidade de Mileto, região da Jônia, Tales acreditava que a água era o principal elemento, ou seja, era a essência de todas as coisas. Heráclito de Éfeso (540 a.C.-476 a.C.): considerado o “Pai da Dialética”, Heráclito nasceu em Éfeso e explorou a ideia do devir (fluidez das coisas). Para ele, o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo. Parmênides de Eléia (530 a.C.-460 a.C.): discípulo de Xenófanes, Parmênides nasceu em Eléia. Focou nos conceitos de “aletheia” e “doxa”, donde o primeiro significa a luz da verdade e o segundo, é relativo à opinião.

8

9 (ENEM 2016) Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne. HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado). Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se? PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

10 Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das
investigações do pensamento sistemático. preocupações do período mitológico. discussões de base ontológica. habilidades da retórica sofística. verdades do mundo sensível.

11

12

13

14

15

16 PLATÃO CONHECIMENTO SENSÍVEL= SENTIDOS (ENGANO) (MITO DA CAVERNA) CONHECIMENTO INTELIGÍVEL= PENSAMENTO/MUNDO DAS IDEIAS (CONHECIMENTO REAL) ARISTÓTELES MATERIAL= SENTIDO+RAZÃO

17 (ENEM 2016) No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual homem descobre a: suspensão do juízo como reveladora da verdade. realidade inteligível por meio do método dialético. salvação da condição mortal pelo poder de Deus. essência das coisas sensíveis no intelecto divino. ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade

18

19

20

21 RACIONALISMO “Penso, logo existo”

22

23

24

25

26

27

28 SEBASTIÃO SALGADO

29

30

31

32 Frans krajcberg

33

34

35

36 VIK MUNIZ

37

38 H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.  Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

39 Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter- relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.


Carregar ppt "ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google