A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia dos Meios de Hospedagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia dos Meios de Hospedagem"— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia dos Meios de Hospedagem
Simone Almeida

2 Desafio para a hotelaria Nacional
Tipologia dos Meios de Hospedagem Desafio para a hotelaria Nacional Aspectos que podem ser abordados para se referir à tipologia: Porte Conforme a Localização Conforme a sua Destinação Quanto à Administração Tipo de produto.

3 Porte Classificação Número de Unidades Habitacionais (UH) Pequenos
De 1 a 150 Médios De 151 a 400 Grandes De 401 a 1.500 Mega Acima de 1.500

4 Porte Os salários crescem de maneira proporcional ao número de UH’s.
Um hotel maior será teoricamente mais difícil de se administrar. Hotéis de maior porte também necessitarão de um número maior de posições gerenciais especializadas. No Brasil um hotel com 250 apartamentos já é considerado grande.

5 LOCALIZAÇÃO Hotéis Centrais Hotéis de Aeroporto Hotel de Praia
Hotel de Montanha Hotel de Estações Invernais Hotel Fazenda Hotéis em Subúrbios

6 Hotéis Centrais Não significa que o hotel deva se localizar no centro da cidade. Tradicionalmente se localizam onde se concentram os negócios ou perto de um centro de convenções.

7 Aeroportos A maioria dos aeroportos ao redor do mundo tem um ou mais hotéis localizados muito próximo a eles. Tranfers, horários de funcionamento diferenciados e funcionários fluentes em vários idiomas.

8 Subúrbios Não se classificam em nenhum dos outros tipos de localização. São hotéis que se localizam ao longo de rodovias e próximos a pequenos centros corporativos. Um complexo industrial pode garantir, por meio de sua atividade, demanda necessária a operação de um hotel suburbano.

9 TIPOLOGIA CONFORME SUA DESTINAÇÃO
Hotel de negócios (executivo) Hotel para eventos (convenções) Motel Hotel cassino Hotel residência ou suíte service Hotel clube Hotel de saúde/spa Eco hotel Hotel de lazer (resort)

10 Hotel-Residência ou Suite Service
Estabelecimento hoteleiro, dispondo de todos os serviços de um hotel tradicional, diferenciando-se deste apenas na forma do aluguel do apartamento, que é cobrado por uma semana completa.

11 Hotel Clube Estabelecimento comercial hoteleiro, com equipamento de recreação e lazer, próprio ou credenciado por entidades associativas ou clubes de serviço, que atende clientela dirigida com grande redução no preço das diárias.

12 Hotel de saúde/SPA Combina as características do hotel padrão, com instalações, serviços e equipamentos hospitalares, com atendimento médico e de enfermagem em período integral. Destina-se a pacientes em convalescença e recuperação, sob observação e/ou em intenso processo terapêutico, dispondo, também, de equipamentos destinados a tratamento específicos de obesidade, desintoxicação e outros.

13 ECO hotel Estabelecimento comercial de hospedagem situado em florestas tropicais ou em áreas naturais protegidas, com arquitetura e estrutura construtiva adaptadas às condições do meio ambiente no sentido de preservar a integridade da paisagem e integrar o hóspede no primitivismo do entorno original.

14 Hotel de lazer (Resorts)
Atividades recreativas – tênis, kids club, golfe, esqui, quadras poliesportivas – parque aquático atrativo, equipe de recreação e lazer...

15 QUANTO À ADMINISTRAÇÃO
Bandeira própria (hotéis independentes) Arrendado Franquia

16 Tipo de Produtos Nível de Serviço: Serviços Completos
Serviços Limitados Econômico Budget Superior Luxo Intermediário Combinação dos Serviços

17 Outros tipos de hospedagem
Apart-hotel Flat Acampamento de férias Acampamento turístico (camping) Imóvel locado Segunda residência Pensão Pensionato Hospedarias Albergue (hostel) Pousada Parador

18 Tipologia com terminologias estrangeiras
Boutique hotel Convention hotel Small luxury hotel All suites hotel Resort Bed and Breakfast

19 Hotel boutique: http://www.youtube.com/watch?v=4GERZpbk48M
Vídeos relacionados Albergue /Bed and breakfast: Hotel boutique: Camping:

20 SEGMENTAÇÃO DE ACORDO COM PIRÂMIDE DE MASLOW

21 BASE DA PIRÂMIDE Oferta Básica de abrigo e alimentos:
Hotéis Beira de estrada; Motéis; Albergues; Bed and Breakfast; Hotéis Econômicos

22 BASE DA PIRÂMIDE Serviços Padronizados, porém limitados:
Hotéis de Aeroporto Check in e Check out flexíveis; Lavanderia Expressa; Obs: Há uma mudança nesse cenário, principalmente no mercado internacional, uma vez que serviços de convenções são inseridos no produto.

23 BASE DA PIRÂMIDE Meios de hospedagem que haja interação social intensa: Centros e hotéis de conferência; Acomodações planejadas para receber grupos e reuniões; Situam-se a uma distância razoável do aeroporto; Devem estar perto do acesso à vários meios de transporte; Hotéis de negócios;

24 TOPO DA PIRÂMIDE Necessidade de confiança, reconhecimento e respeito dos outros: Resorts Hotéis Fazenda;

25 TOPO DA PIRÂMIDE Necessidade de moralidade, criatividade, autodesenvolvimento e prestígio Hotéis – Boutique Alternativa aos formatos padronizados das marcas e cadeias mais famosas; Diferencia-se pela arquitetura e design; Personalização do serviço.

26 Entregar na próxima aula: 06/10/14
PESQUISA: ...EXISTE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE? Pensão? Pensionato? Albergue? Bed and Breakfast? All suites hotel? Boutique hotel? Entregar na próxima aula: 06/10/14

27 SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM - TIPOLOGIA

28 SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM - TIPOLOGIA

29 Fique por dentro ISMAIL, Ahmed. Hospedagem: Front Office e Governança. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. KANITZ et al; A hospitalidade familiar como negócio no sertão nordestino: um estudo de caso do Programa Cama, Café e Rede. V ANPTUR, Belo Horizonte, 2008.

30 Tipologia dos Meios de Hospedagem


Carregar ppt "Tipologia dos Meios de Hospedagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google